Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 31 a 45 de 308 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 31 a 45
Questões por página:
Q755739

Essas notícias tratam de um fenômeno climático conhecido como:

Carregando...
Q666157
Provas: IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Supervisor Escolar IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Técnico Educacional em Saúde Mental IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Terapeuta Ocupacional em Saúde Mental IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Médico Veterinário IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Farmacêutico IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Nutricionista IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Contador IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Assistente Social de Saúde Mental IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Psicólogo de Saúde Mental IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Odontólogo IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Enfermeiro de Saúde Mental IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Biomédico IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Fonoaudiólogo 20h IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Psicólogo Clínico IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Fisioterapeuta IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Enfermeiro 20h IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Enfermeiro Obstetra IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Terapeuta Ocupacional IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Médico em Segurança do Trabalho IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Educador Físico IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Professor Nível II - Matemática IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Professor Nível II - Educação Física IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Professor Nível II - História IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Professor Nível II - Biologia IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Professor Nível II - Líbras IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Professor Nível II 40h IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Professor Nível II - Língua Portuguesa IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Professor Nível II 30h IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Professor Nível II - Língua Estrangeira Inglês
Disciplina: História e Geografia de Estados e Municípios - Assuntos: 21. Rondônia

A Lei Complementar, assinada pelo então presidente do Brasil, João Figueiredo, elevando Rondônia à condição de estado e, por conseguinte, deixando de ser território federal, foi assinada em:

Carregando...
Q666462

Avalie se as afirmativas a seguir, acerca da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, são falsas ou verdadeiras:

→ Em 1871 o coronel norte-americano George Earl Church recebeu concessões dos governos boliviano e brasileiro e constituiu a Madeira & Mamoré Railway Company Limited com o objetivo de construir a ferrovia; suas tentativas ao longo da década de 1870, entretanto, fracassaram redondamente.

→ Em 1882 os governos do Brasil e da Bolívia assinaram um tratado que incluía aspectos relativos à navegação dos rios de sua fronteira e previa a construção de uma estrada de ferro que ligasse o rio Mamoré ao trecho navegável do Madeira.

→ A partir do Tratado de Petrópolis, assinado em 1903 pelo Brasil e pela Bolívia, o governo brasileiro abriu, em 1905, concorrência pública para a construção da ferrovia; o tratado obrigava o Brasil a construir em território brasileiro uma ferrovia desde o porto de Santo Antônio, no Rio Madeira, até Guajará Mirim, no Mamoré.

→ Em abril de 1912 a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré foi concluída, no ponto final em Guajará Mirim.

As afirmativas são respectivamente:

Carregando...
Q665363

Entre os políticos a seguir, assinale a alternativa que indica o nome de quem governou Rondônia ainda no período no qual o estado era denominado Território Federal de Rondônia.

Carregando...
Q665301

O nome da capital de Rondônia é em função a um porto localizado às margens de um importante rio que passa pelo estado. O nome do rio que corta a cidade de Porto Velho é:

Carregando...
Q739430

Entre 1907 e 1915, Cândido Rondon comandou a Comissão de Linhas Telegráficas Estratégicas do Mato Grosso ao Amazonas.

A respeito dessa iniciativa, assinale a afirmativa correta.

Carregando...
Q739029

As afirmativas a seguir caracterizam corretamente modalidades consideradas legais para obter escravos na Amazônia colonial, à exceção de uma. Assinale-a.

Carregando...
Q739031

A respeito da escolha de Rondônia como região prioritária de colonização nos anos 1970, analise as afirmativas a seguir.

I. Rondônia foi considerada estratégica para o direcionamento dos fluxos migratórios das Regiões Sudeste e Sul, marcadas pela mecanização e modernização agrícola, bem como da Região Nordeste, afetada por secas periódicas.

II. Rondônia foi considerada relevante para garantir a integração da Amazônia ao território brasileiro, obtida mediante o asfaltamento das rodovias BR-364 e BR-317, o que permitiu aumentar o fluxo populacional para a região.

III. Rondônia foi considerada importante por seu potencial hídrico, o que impulsionou a construção de grandes usinas hidrelétricas, responsáveis por fluxos migratórios associados aos empreendimentos barrageiros.

Está correto o que se afirma em

Carregando...
Q666556

ATENÇÃO

A Lei Complementar nº 68, de 9 de dezembro de 1992, e suas alterações posteriores, estabelece o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Estado de Rondônia, das Autarquias e das Fundações Públicas Estaduais. A próxima questão referem-se a essa lei.

Em relação à posse, as seguintes afirmativas estão corretas, EXCETO:

Carregando...
Q666448

ATENÇÃO

A próxima questão baseia-se no Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civil do Estado de Rondônia, das Autarquias e das Fundações Públicas Estaduais.

Avalie, com base no Art. 135, se, sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço:

I. por um dia, para doação de sangue.

II. por dois dias, para se alistar como eleitor.

III. por oito dias consecutivos em razão de casamento.

IV. por quinze dias consecutivos em razão de falecimento de cônjuge, companheiro, pais, madrasta ou padrasto, filhos, enteados, menor sob sua guarda e irmão.

Estão corretos os itens:

Carregando...
Q739423

Com relação ao Plano de Carreira, Cargos e Remuneração (PCCR) dos servidores públicos do Estado de Rondônia, assinale a afirmativa correta.

Carregando...
Q755741

No estado de Rondônia os minerais metálicos perfazem 85% dos recursos minerais do estado, enquanto os não-metálicos apenas 15%.São recursos minerais metálicos:

Carregando...
Q741485

Considere o mapa e analise as afirmativas sobre a colonização do vale do Guaporé, no século XVIII.

I. As missões de Mojos e Chiquitos foram estabelecidas a leste do vice-reino do Peru, entre os muitos grupos indígenas que ali viviam e eram perseguidos, desde o século XVI, por espanhóis em busca do El Dorado, ou que, com esse pretexto, capturavam índios para o serviço pessoal.

II. A Capitania de Mato Grosso confinava com os domínios espanhóis e foi criada pela Coroa portuguesa para fortalecer a presença lusa naquela parcela do sertão a qual, acreditava-se, guardava as nascentes dos rios que davam acesso ao norte e ao sul da colônia.

III. O forte Príncipe da Beira foi instalado na fronteira com as missões de Chiquitos, na margem ocidental do vale do rio Paraguai, para garantir o controle português sobre as vias de acesso às recém descobertas minas de Cuiabá.

Está correto o que se afirma em

Carregando...
Q739435

Uma parcela da rede de transportes de Rondônia integra o chamado "Arco Norte", um sistema intermodal estratégico que envolve a Bacia Amazônica brasileira e um trecho da Bacia do Paraná-Paraguai (Mato Grosso).

A respeito do Arco Norte, analise as afirmativas a seguir.

I. O sistema intermodal do Arco Norte conecta o vale amazônico às rotas mais estruturadas do Sul e Sudeste, para aprimorar a logística de exportação para a Europa, América e Ásia.

II. Pelas rodovias, ferrovias e hidrovias do Arco Norte são escoados principalmente grãos, carnes, derivados de madeira e minérios e são desembarcados fertilizantes e outros insumos.

III. O corredor do Madeira conecta Porto Velho a Itacoatiara (AM), beneficiando o escoamento da produção agrícola do norte de Mato Grosso e do sudeste de Rondônia.

Está correto o que se afirma em

Carregando...
GABARITO:

  • 31) D
  • 32) D
  • 33) E
  • 34) A
  • 35) E
  • 36) A
  • 37) D
  • 38) B
  • 39) A
  • 40) D
  • 41) D
  • 42) C
  • 43) C
  • 44) B
  • 45) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282