Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 59 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q675200

Leia a reportagem a seguir:

O Carnaval de 2018, principalmente com o desfile da escola Paraíso do Tuiuti, foi assunto das redes sociais como citado na reportagem. Apesar do tema instigante, a grande polêmica está no tratamento da Reforma Trabalhista e de sua relação com o atual governo. A politização da festa, pelo carnavalesco, pela escola e por todas as pessoas que se manifestaram nas redes sociais indica que estão aí, e para ficar, novas formas de se fazer política e que elas passam

Carregando...
Q675197

Os movimentos sociais têm despontado no cenário de luta por direitos no Brasil. Os movimentos sociais no Brasil são resultado

Carregando...
Q705002

Refletindo sobre os direitos civis, “cujo princípio normativo é a liberdade individual e [...]. de que pessoas obrigadas a obedecer às leis devem ter igual direito" (SCHWARCZ; STARLING, p. 500), assinale a alternativa em que as autoras expressam a aplicação dos direitos civis no Brasil da primeira década e meia do século XXI.

Carregando...
Q754903

No contexto atual, os problemas enfrentados pelo Haiti resultaram em um expressivo fluxo migratório em direção ao Brasil devido ao seguinte fato:

Carregando...
Q731708

Dentre as novidades apresentadas pela Constituição de 1988, incluem-se:

Carregando...
Q675196

O trecho acima, que também trata dos manifestantes de 2013, trata-se de uma análise de João Sicsu, colunista da Carta Capital e professor do Instituto de Economia da UFRJ.

No trecho em destaque sobre o nacionalismo, só é CORRETO afirmar:

Carregando...
Q747135

Assinale a opção que corresponde às características que marcaram os governos brasileiros após o fim do regime militar.

Carregando...
Q680518

No Brasil foi desenvolvido um programa conhecido como “Programa Avança Brasil” envolvendo diversos órgãos do país. Esse programa foi implantado no governo de:

Carregando...
Q657827

Um condicionante decisivo para o triunfo de Collor foi o “agressivo" marketing de sua campanha. Collor e sua assessoria apostaram na construção da imagem de um candidato jovem, moderno, decidido e, principalmente, diferente dos demais políticos. Além disso, prometia moralizar a política e se apresentava como protetor dos “descamisados" e “pés-descalços", prometendo-lhes solucionar todos os seus problemas.

MACHADO, Fabiana Michelle de Sousa. Política econômica e política externa do governo Collor 1990- 1992. Belo Horizonte: Centro Universitário, 2007.

No campo político-econômico, esse curto governo foi caracterizado pela:

Carregando...
Q667799

Que campanha, ocorrida no Brasil entre 1983 e 1984, reuniu milhões de pessoas em manifestações populares que figuraram entre as maiores da História do Brasil?

Carregando...
Q726760

Em seu conhecido artigo publicado em 1992 sobre a relação entre história e memória (A história, cativa da memória?), Ulpiano Toledo Bezerra de Meneses rejeita o senso comum que associa a memória a mecanismo de registro e retenção de informações.

Para o autor,

Carregando...
Q741713

" Choque do Plano Collor é o maior de toda a história"

Folha de São Paulo, 17 de março de 1990

Com esta manchete o Jornal Folha de São Paulo anunciou, há 28 anos, o Plano Collor, também conhecido como Plano Brasil Novo, aplicado pelo recém empossado presidente, Fernando Collor de Melo, com o objetivo de combater a inflação.
Entre as medidas do Plano Collor destaca-se o(a):

Carregando...
Q675195

Na explicação das Jornadas de Junho como movimentos plurais, é CORRETO afirmar:

Carregando...
Q729459

“Faz quatro anos que o país foi convulsionado pelos protestos que se passou a chamar, de um modo um tanto pomposo, de Jornadas de Junho. Conforme eles avultavam ao redor de uma classe política atônita, os comentaristas saudavam com assombrada reverência o que parecia uma nova Queda da Bastilha. Imaginou-se uma insurreição da cidadania, mas não uma onda passageira. Talvez seja essa ingenuidade que faça aquele momento parecer já tão antigo, depois que fomos atropelados pelo que viria: reeleição, recessão, Operação Lava Jato, impeachment, governo Temer. Bem menos que uma revolução, a Revolta do Vinagre (manifestantes usavam a substância na crença de que ela reduziria os efeitos do gás lacrimogêneo), foi um prenúncio, insólito como raio em céu azul naquele 2013 em que a inflação ficou abaixo de 6% e a economia crescia a 3%. (...) As manifestações [...] seguiram um padrão internacional determinado pela mobilização por meio das redes sociais, e não é fortuito que também sejam chamadas de Primavera Brasileira. (...)"

(Folha de São Paulo, 18/06/2017, p. 2 Ilustríssima. V de Vinagre. Otávio Frias Filho)

Com base no texto e na conjuntura na qual as manifestações de junho de 2013 se inscreviam, pode-se afirmar que

Carregando...
Q680536

Que candidato as eleições de 1989, no Brasil, atraiu o apoio de diferentes setores da sociedade, com a promessa de modernizar a economia, promovendo políticas de cunho neoliberal e a abertura da participação estrangeira na economia nacional.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) E
  • 3) A
  • 4) A
  • 5) E
  • 6) A
  • 7) C
  • 8) A
  • 9) D
  • 10) A
  • 11) D
  • 12) D
  • 13) C
  • 14) A
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282