Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 108 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q785729

   A Revolta da Vacina (1904) mostrou claramente o aspecto defensivo, desorganizado, fragmentado da ação popular. Não se negava o Estado, não se reivindicava participação nas decisões políticas; defendiam-se valores e direitos considerados acima da intervenção do Estado.

CARVALHO, J. M. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Cia. das Letras, 1987 (adaptado).

A mobilização analisada representou um alerta, na medida em que a ação popular questionava

Carregando...
Q726767

Referindo-se à Constituição de 1891, José Afonso da Silva faz o seguinte comentário:

O coronelismo fora o poder real e efetivo, a despeito de as normas constitucionais traçarem esquemas formais da organização nacional com teoria e divisão de poderes e tudo. A relação de forças dos coronéis elegia os governadores, os deputados e os senadores. Os governadores impunham o presidente da República. Nesse jogo, os deputados e senadores dependiam da liderança dos governadores. Tudo isso forma uma Constituição material em desconsonância com o esquema normativo da Constituição então vigente e tão bem estruturada formalmente.

(Curso de direito constitucional positivo. São Paulo: Malheiros, 2008. p. 80)

Ao retratar a distância entre os preceitos constitucionais e a política real, o texto permite considerar que o coronelismo prevaleceu na política após a proclamação da Republica. Sobre o tema abordado é correto afirmar que

Carregando...
Q731684

A constituição de 1891 EXCLUIU as seguintes categorias do corpo eleitoral: mendigos, analfabetos,

Carregando...
Q769407

“A Semana de Arte Moderna foi uma manifestação artístico-cultural que ocorreu no Teatro Municipal em São Paulo em 1922. O evento reuniu diversas apresentações de dança, música, recital de poesias, exposição de obras (pintura e escultura) e palestras. Os artistas envolvidos propunham uma nova visão de arte".

https://www.todamateria.com.br/semana-de-arte-moderna/

Sobre esse movimento que marcou a cultura brasileira, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q645912

-Sobre a revolta da Chibata, assinale a alternativa incorreta:

Carregando...
Q747143

No que diz respeito à Guerra de Canudos, pode-se afirmar corretamente que

Carregando...
Q747148

Considerando a economia no Brasil durante a República Velha, assinale a afirmação verdadeira.

Carregando...
Q685917

No que se refere à história republicana brasileira, julgue o próximo item, a respeito da Primeira República e da denominada Revolução de 1930.

A denominada Revolução de 1930 teve como resultados o rompimento com o modelo econômico e as práticas de trabalho liberais da Primeira República, a ampliação da participação do Estado na economia e a instituição de políticas sociais.

Carregando...
Q731688

O movimento operário brasileiro, no contexto da Primeira República, foi muito influenciado pela corrente anarco-sindicalista que defendia princípios e estratégias de luta específicas. Como exemplo de um princípio e de uma estratégia, considera-se, respectivamente,

Carregando...
Q738146

Com relação à produção historiográfica das décadas de 1930 e 1940, julgue o item subsequente.

Tema corrente no Brasil desde o século XIX, a diversidade racial da população brasileira seguia como assunto polêmico em 1930, tendo sido debatida por intelectuais importantes desse período, como Oliveira Vianna e Gilberto Freyre.

Carregando...
Q715245

Que presidente após a renúncia de Deodoro da Fonseca, contando com o apoio dos setores do Exército e de cafeicultores paulistas, assumiu o governo brasileiro?

Carregando...
Q680525

Aos alunos do Ensino Fundamental, o Professor poderá apresentar a seguinte definição: “Forma de controle político sobre o eleitor por meio da coação e do abuso de autoridade, para que vote em determinado candidato."

No contexto da História, o fragmento acima conceitua:

Carregando...
Q700316

A maior revolta civil do Brasil no período da Primeira República ocorreu no Sul do país, em uma região que era disputada judicialmente entre os estados do Paraná e Santa Catarina (1912- 1916). Essa revolta foi:

Carregando...
Q645911

Sobre o cangaço: I- O Cangaço pode ser dividido em três subgrupos: os que prestavam serviços caracterizados para os latifundiários; os "satisfatórios", expressão de poder dos grandes fazendeiros; e os cangaceiros independentes, com características de banditismo. II- Os cangaceiros conheciam bem a Caatinga, e por isso, era tão fácil fugir das autoridades. Estavam sempre preparados para enfrentar todo o tipo de situação. III- A revolução de 30 é o fim do cangaço como modo de vida IV-O cangaceiro, um deles, em especial Lampião, tornou-se personagem do imaginário nacional, ora caracterizado como uma espécie de Robin Hood, que roubava dos ricos para dar aos pobres, ora caracterizado como uma figura prérevolucionária, que questionava e subvertia a ordem social de sua época e região. São CORRETAS:

Carregando...
Q731707

É parte das consequências da histórica Greve de 1917 ocorrida em São Paulo, relembrada no ano de 2017 por seu centenário:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) E
  • 3) A
  • 4) D
  • 5) A
  • 6) A
  • 7) B
  • 8) Certo
  • 9) E
  • 10) Certo
  • 11) C
  • 12) A
  • 13) A
  • 14) A
  • 15) E
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282