Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 32 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q760043

Ainda sobre o Manual de Redação da Presidência da República, no que trata sobre a adequação da linguagem em documentos oficiais, podemos identificar a alternativa incorreta em:

Carregando...
Q756010

Julgue o seguinte item, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial.

Solicito informações a cerca dos documentos exigidos para inscrição no Programa Morar Bem por que não foi possível, acessar o endereço eletrônico informado na página da CODHAB.

Carregando...
Q738883

Quanto à linguagem dos documentos oficiais, pode-se afirmar que


Carregando...
Q687186

Leia a seguinte afirmação:

Considerando a afirmação acima, marque a alternativa correta acerca da redação de um Agente Administrativo ao redigir a documentação da organização onde trabalha.

Carregando...
Q594611

As questões 09 e 10 referem-se ao período a seguir.

No gênero discursivo designado pela palavra em destaque,

Carregando...
Q648639

Prefeitura Municipal de Bituruna emite documentos oficias para tramitação de informações relevantes e para comunicação com terceiros. Os documentos emitidos pelos servidores públicos da Prefeitura devem obedecer as regras e padrões para elaboração de documentos oficiais, utilizando linguagem culta e formal. Sobre os documentos oficiais, assinale a única alternativa correta:

Carregando...
Q247709

Com base nas normas estabelecidas pelo Manual de Redação Oficial do TCDF para a elaboração de comunicações oficiais, julgue os itens subsequentes.

A regra da formalidade exigida nas comunicações oficiais está preservada no trecho a seguir: “Nos termos do plano geral de flexibilização da carga horária funcional, solicito a Vossa Senhoria verificar a possibilidade de que sejam alocados três novos funcionários neste Departamento”.

Carregando...
Q231560

À luz das orientações constantes no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir.

A obrigatoriedade do uso do padrão culto da língua e o requisito de impessoalidade são incompatíveis com o emprego da linguagem técnica nas comunicações oficiais.

Carregando...
Q183618

Acerca das correspondências oficiais, julgue os itens seguintes.

Em regra, as comunicações assinadas pelo presidente da República dispensam a identificação do signatário, à exceção da mensagem, cuja redação deve seguir a recomendação do padrão ofício, segundo a qual, em todas as comunicações oficiais, devem constar o nome e o cargo da autoridade remetente abaixo do local de sua assinatura.

Carregando...
Q198764

Com base no que estabelece o Manual de Redação da Presidência da República, considere as afirmativas a seguir sobre o padrão culto de linguagem.

I. O padrão culto é aquele em que se observam as regras da gramática formal.

II. O padrão culto é aquele em que se observam as regras do padrão culto falado.

III. O padrão culto é aquele em que se observam idiossincrasias linguísticas com certa parcimônia.

IV. O padrão culto é aquele em que se emprega um vocabulário comum ao conjunto dos usuários do idioma.

Assinale a alternativa que apresenta apenas as estruturas corretas.

Carregando...
Q159919

Com relação a aspectos gerais das correspondências oficiais, julgue
os itens a seguir segundo o Manual de Redação da Presidência
da República.

O emprego de linguagem simples e vocabulário acessível denota coloquialidade, razão por que deve ser evitado em correspondências oficiais.

Carregando...
Q158587

Com relação ao tipo de linguagem adequado a um expediente oficial, assinale a opção correta.

Carregando...
Q196669

"Na redação administrativa, é preciso pautar- se em regras que facilitam a elaboração de documentos e fazem com que a mensagem que queremos transmitir seja redigida de forma clara. Entre estas regras está o(a) ____________________, que consiste em evitar digressões inúteis, palavras supérfluas, adjetivação desmedida e períodos extensos e emaranhados." Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

Carregando...
Q256766

A finalidade da língua é comunicar, quer pela fala, quer pela escrita. No caso da redação oficial, quem comunica é sempre o Serviço Público. Percebe-se, assim, que o tratamento impessoal que não deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre:

Carregando...
Q1592

Com relação às normas de correspondência oficial, julgue os itens a seguir.

O trecho de documento a seguir, adaptado de Diário Oficial da União, n.º 31, 13/2/2012, p. 20, pelo formato, conteúdo e nível de formalidade da linguagem empregado, é adequado a um despacho.

“Nos termos do art. 2.º da Lei n.º 9.131, de 24 de novembro de 1995, o Ministro de Estado da Educação HOMOLOGA o Parecer n.º 118/2011, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, que é favorável ao recredenciamento da (...).”

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) Errado
  • 3) C
  • 4) B
  • 5) C
  • 6) B
  • 7) Certo
  • 8) Errado
  • 9) Errado
  • 10) A
  • 11) Errado
  • 12) A
  • 13) A
  • 14) A
  • 15) Certo
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282