Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 153 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q785701

   O processamento da mandioca era uma atividade já realizada pelos nativos que viviam no Brasil antes da chegada de portugueses e africanos. Entretanto, ao longo
do processo de colonização portuguesa, a produção de farinha foi aperfeiçoada e ampliada, tornando-se lugar-comum em todo o território da colônia portuguesa na América. Com a consolidação do comércio atlântico em suas diferentes conexões, a farinha atravessou os mares e chegou aos mercados africanos.

BEZERRA, N. R. Escravidão, farinha e tráfico atlântico: um novo olhar sobre as relações entre o Rio de Janeiro e Benguela (1790-1830). Disponível em: www.bn.br. Acesso em: 20 ago. 2014 (adaptado).

Considerando a formação do espaço atlântico, esse produto exemplifica historicamente a

Carregando...
Q785730

A partir da segunda metade do século XVIII, o número de escravos recém-chegados cresce no Rio e se estabiliza na Bahia. Nenhum lugar servia tão bem à recepção de escravos quanto o Rio de Janeiro.

FRANÇA, R. O tamanho real da escravidão. O Globo, 5 abr. 2015 (adaptado).

Na matéria, o jornalista informa uma mudança na dinâmica do tráfico atlântico que está relacionada à seguinte atividade:

Carregando...
Q727169

Leia as afirmativas a seguir:

I. A maior fonte de abastecimento para o comércio humano foi a África. O tráfico constituiu-se numa das engrenagens centrais do antigo sistema colonial no Brasil, pois, além de suprir as colônias de força de trabalho, representava em si uma prática altamente

lucrativa.

II. No período colonial, quase toda riqueza que se produzia nas regiões americanas era sorvida pelos europeus.

III. Alguns fatores como a fronteira aberta para o interior e o sistema de donatarias fizeram a agricultura surgir baseada no latifúndio ao longo da história do Brasil.

IV. A história do Brasil imperial traz as marcas dos grandes embates históricos vividos pelo Ocidente no século XIX. O país sofreu diretamente os efeitos das revoluções burguesas que exilaram a família real no Rio de Janeiro em 1808, definindo aí os rumos da emancipação política da Colônia portuguesa na América.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q667017

No ensino de História, ao se trabalhar a temática “os habitantes do Brasil” com o aluno do Ensino Fundamental, espera-se que o mesmo desenvolva a seguinte habilidade:

Carregando...
Q667808

Foi em função da exploração do ouro em Minas Gerais, no Brasil Colônia, que os moradores se organizaram e surgiram as primeiras cidades. E, acerca dos aspectos da sociedade mineradora é adequado afirmar que:

Carregando...
Q732682

Leia o texto e responda à questão.

“A Chegada do acervo inicial da Real Biblioteca no Brasil foi concomitante com a chegada de D. João VI e sua corte ao Rio de Janeiro, como consequência da invasão de Portugal pelas tropas de Napoleão Bonaparte. Junto com a comitiva, desembarcaram cerca de 60 mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, estampas, moedas e medalhas."

Fonte: https://www.bn.gov.br/sobre-bn/historico

Sobre a Biblioteca Nacional, podemos afirmar:

I- A Biblioteca Nacional do Brasil é considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo.

II- É a maior biblioteca da América Latina.

III- Seu acervo está calculado hoje em cerca de dez milhões de itens.

IV- Sua origem remonta às coleções de livros de D. João I que foi consumida pelo incêndio que se seguiu ao terremoto de Lisboa de 1º de novembro de 1810.

Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:

Carregando...
Q750812

Em relação às diferentes estruturas sociais e políticas na administração do Brasil Colonial, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) No período Brasil Colônia, em teoria, existia o território, os súditos e seus bens, e tudo isso pertencia ao Rei, constituindo, assim, seu patrimônio. Portanto, todos os poderes se concentravam, por direito divino, aos Reis de Portugal. Se considerarmos essa configuração histórica na historiografia brasileira, fica evidente que o Brasil Colônia era um Estado Absolutista. ( ) O poder político e as manobras administrativas do Rei de Portugal sobre o Brasil Colônia significaram nesse período histórico uma representação prática conjunta aos interesses dos diferentes estratos sociais dos nobres, comerciantes, clero e gente do povo. Portanto, esse poder político de manobra e representatividade levou Portugal a usar a expressão “Coroa” em vez de “Rei”, determinando assim, o poder da monarquia portuguesa. ( ) Ao estabelecer a montagem administrativa portuguesa na colônia, o poder da Coroa se fortaleceu. Não ocorrendo improvisações nas decisões locais, as pressões imediatas dos colonizadores cessaram e as instruções emanadas da distante Coroa findaram-se. ( ) Entre os órgãos de poder na Colônia, existiam as Câmaras Municipais, com sede nas Vilas e nas cidades. A composição dos membros dessa administração local dava-se pelos administradores natos indicados em razão de seus papéis sociais e econômicos. Contudo, essa Câmara administrativa tinha na sua formação membros que foram eleitos pelos votos dos grandes proprietários locais, considerados puros para exercer o voto. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Carregando...
Q645746

Os bandeirantes foram responsáveis pelo desbravamento do território brasileiro entre os séculos XVI e XVII. E, acerca dos bandeirantes no Brasil é adequado afirmar que:

Carregando...
Q667024

No século XVIII, o grupo compunha a maior parte da sociedade mineira no Brasil colônia era:

Carregando...
Q734796

O estabelecimento do Governo-Geral em 1549 no Brasil colonial instaurou uma mudança que:

Carregando...
Q680538

Em determinado período histórico brasileiro, escravos revoltosos de origem mulçumana, eram contrários à escravização, à imposição do catolicismo e às restrições religiosas. Tal fato ocorreu na cidade de Salvador (província da Bahia), em 1835. Que movimento ficou conhecido como:

Carregando...
Q738356

Julgue o item a seguir, com relação aos traços gerais da organização e da formação do espaço geográfico brasileiro na época da incorporação do Brasil ao império português.

A produção gerada na colônia estava organizada de forma a atender as necessidades do mercado interno e estimular o desenvolvimento da colônia.

Carregando...
Q645753

Os portugueses, no início da exploração do pau-brasil no litoral brasileiro, estabeleceram locais para armazenarem a madeira que seria levada para a Europa. Como eram conhecidos esses locais?

Carregando...
Q715252

Posteriormente à chegada de D. João VI no Brasil, a abertura dos portos foi responsável pela entrada de mercadorias inglesas dominando o mercado no país.

Neste contexto ocorreu:

Carregando...
Q698864

Quando da colonização do Brasil, Portugal caracterizava-se como um Estado absolutista (FAUTO, Boris in História do Brasil).

Assinale a alternativa que melhor caracteriza esse tipo de regime:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) B
  • 3) E
  • 4) D
  • 5) B
  • 6) C
  • 7) B
  • 8) B
  • 9) B
  • 10) B
  • 11) A
  • 12) Errado
  • 13) A
  • 14) B
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282