Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 209 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q762126

A respeito de organização, direção e controle, julgue o item. As barreiras à comunicação fazem com que a mensagem enviada e a mensagem recebida e interpretada sejam diferentes entre si.

Carregando...
Q765314

Marque a opção que representa o correto preenchimento da lacuna no texto a seguir: Para _______ será necessário estabelecer uma relação em que as ações, pensamentos e intenções de uma pessoa desencadeiem uma resposta em outra pessoa.

Carregando...
Q761653

Julgue o item. A palavra Sisu pode ajudar na comunicação com os finlandeses, mas não com pessoas de língua inglesa. Essa palavra não tem tradução em inglês e significa algo semelhante à “coragem” ou à “extrema persistência”. Tal fato é um exemplo de barreira semântica da comunicação.

Carregando...
Q776520

A comunicação tem aplicação em todas as funções administrativas, mas é particularmente importante na função de direção. Ela envolve o intercâmbio de ideias, informações e pensamentos. O processo de comunicação envolve os seguintes componentes:

Carregando...
Q761646

Julgue o item quanto às funções da Administração. A função controle estabelece os padrões de quantidade, qualidade, tempo e custo.

Carregando...
Q767268

A respeito dos elementos do processo de comunicação, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. ( ) O emissor codifica um pensamento, gerando uma mensagem. ( ) O canal é o meio pelo qual a mensagem se propaga, podendo ser formal ou informal. ( ) O receptor faz a decodificação da mensagem enviada pelo emissor. ( ) O feedback corresponde às barreiras que distorcem a clareza da mensagem emitida. ( ) O texto escrito e as expressões corporais são exemplos de mensagem.

Carregando...
Q765197

A comunicação empresarial é a maneira que a organização se comunica com o público interno, com seus clientes e fornecedores, sendo fundamental para o bom funcionamento e sobrevivência da empresa no mercado. Associe as colunas relacionando os elementos da comunicação com suas respectivas definições em seguida assinale a alternativa que contêm a sequência correta.

Coluna 1

1 - Emissor.

2 - Receptor.

3 - Mensagem.

4 - Código.

5 - Canal de comunicação.

6 - Contexto.

7 - Ruído na comunicação.

Coluna 2

( ) Conjunto de sinais que são utilizados para transmitir a mensagem, podendo ser de várias formas.

( ) Elemento fundamental da comunicação, utilizado para transmitir informações, ou seja, representa o conteúdo anunciado pelo locutor.

( ) Quando a mensagem não é identificada de forma correta pelo interlocutor; representa qualquer elemento que interfira na transmissão de uma mensagem.

( ) É a pessoa que enuncia a mensagem para um ou mais receptores, no ato da comunicação.

( ) A situação comunicativa em que estão inseridos o receptor e o emissor.

( ) Meio físico ou virtual onde a mensagem será transmitida.

( ) Também chamado de interlocutor ou ouvinte, recebe a mensagem emitida.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Carregando...
Q761652

Julgue o item. A comunicação descendente mantém os dirigentes informados sobre como os funcionários se sentem em relação ao trabalho, seus colegas e a organização em geral.

Carregando...
Q766303

Leia o texto a seguir: Marta e Lucas trabalham em setores diferentes de uma universidade federal, mas se comunicam quase todos os dias, especialmente por meio eletrônico. Há um mês Marta enviou o seguinte e-mail a Lucas: “LUCAS, PRECISO FALAR PESSOALMENTE COM VOCÊ AINDA HOJE!!!!” Lucas, que estava passando por um momento pessoal difícil, respondeu o e-mail da seguinte forma: “Marta, acho que você poderia ser mais educada. Há necessidade de ser tão grosseira para marcar uma conversa? Afinal de contas, sempre fui educado e sempre me coloquei à disposição para o diálogo”. Ao receber a mensagem, Marta ficou assustada e sem entender o porquê de Lucas tê-la achado grosseira. Resolveu ligar para o colega. Segue o diálogo: Lucas: Setor de Assuntos Gerais, bom dia! Marta: Lucas, é a Marta. Tudo bem? Lucas: Mais ou menos, Marta. Marta: Pois é, Lucas. Eu não entendi por que uma mensagem tão simples te deixou tão indignado. Lucas: Você leu a forma como escreveu, Marta? Marta: Li e reli várias vezes e não entendi qual foi o problema. Lucas: Caso você não saiba, quando alguém escreve em caixa alta, dá a impressão de que está falando mais alto, ou mesmo gritando com o outro. Marta: Desculpe-me, Lucas, mas a tecla “CapsLock” estava ativada e eu nem percebi. Não quis ser grosseira. Lucas: Bom, então eu que peço desculpas. O que você deseja? O diálogo seguiu, mas Lucas começava a sentir-se mal com a situação, pois já havia comentado com vários colegas do setor o quanto Marta havia sido “grosseira”. Considerando a comunicação interpessoal como um dos temas inerentes ao comportamento organizacional, assinale a alternativa que apresente barreiras à comunicação eficaz presentes no texto.

Carregando...
Q765317

A escuta ativa é essencial na comunicação interpessoal pois:

Carregando...
Q705209

As falhas nos fluxos de comunicação organizacional afetam diretamente o resultado de um processo de mudança. Diante das possíveis disfunções capazes de comprometer o processo de comunicação, duas são as estratégias e ação indicadas:

Carregando...
Q713637

O processo de comunicação pode fluir em diferentes direções, sendo a sua dimensão definida de acordo com o seu contexto.

Em uma situação na qual os relatórios de desempenho dos funcionários são enviados para análise dos altos executivos da organização, está ocorrendo uma comunicação

Carregando...
Q722258

Quanto à motivação, à organização e ao gerenciamento de reuniões, julgue o item subsequente.

As reuniões somente devem ser realizadas quando realmente forem necessárias, evitando-se a sua realização apenas por hábito.

Carregando...
Q720199

Os estudos sobre as relações entre autoridade e poder, conforme visto nas organizações, foram em boa parte desenvolvidos por Max Weber (1864-1920). Sabendo da diferença entre poder e autoridade. De acordo com as afirmações, abaixo, em qual delas o poder e a autoridade acontecem ao mesmo tempo?

Carregando...
Q757510

A respeito de comunicação, julgue o item a seguir.

Há ruído na comunicação entre duas pessoas quando a mensagem não é captada e a comunicação é interrompida.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) Certo
  • 2) B
  • 3) Certo
  • 4) B
  • 5) Certo
  • 6) B
  • 7) B
  • 8) Errado
  • 9) C
  • 10) C
  • 11) B
  • 12) C
  • 13) Certo
  • 14) C
  • 15) Errado
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282