Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 33 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q704737

A respeito da Primeira Guerra Mundial, julgue os itens subsequentes.

O Czar Nicolau I I retirou a Rússia da guerra em 1917, na tentativa de conter a Revolução Bolchevique que estava em andamento no país.

Carregando...
Q657822

A Europa estava a um passo da guerra e os países disputavam novas colônias. A situação se agravou ainda mais quando o arquiduque Francisco Ferdinando (herdeiro do trono austríaco) visitou Sarajevo. A população de Sarajevo odiava os austríacos e o filho do imperador austríaco resolveu desfilar de carro aberto pela cidade. Francisco Ferdinando foi assassinado e esse fato é considerado a causa imediata da Primeira Guerra, assolou a Europa e envolveu grande parte do mundo, entre 1914 e 1918.

Dentre as consequências da referida Guerra podemos destacar, EXCETO;

Carregando...
Q704736

A respeito da Primeira Guerra Mundial, julgue os itens subsequentes.

Muitas inovações tecnológicas foram utilizadas nessa guerra, considerada pela historiografia uma guerra total: os aviões foram decisivos para a vitória da Entente, que então gozava de grandes vantagens tecnológicas frente aos países aliados.

Carregando...
Q704735

A respeito da Primeira Guerra Mundial, julgue os itens subsequentes.

A Espanha foi um dos poucos Estados europeus que se manteve neutro diante do conflito.

Carregando...
Q664585

O conflito, conhecido também como Grande Guerra, foi travado essencialmente na Europa e trouxe amplas consequências para esse continente. Sobre as consequências da Primeira Guerra Mundial, é falso afirmar:

Carregando...
Q787483

A Segunda Guerra Mundial, na verdade, trouxe soluções, pelo menos por décadas. Os impressionantes problemas sociais e econômicos do capitalismo na Era da Catástrofe aparentemente sumiram. A economia do mundo ocidental entrou em sua Era de Ouro; a democracia política ocidental, apoiada por uma extraordinária melhora na vida material, ficou estável; baniu-se a guerra para o terceiro mundo. Por outro lado, até mesmo a revolução pareceu ter encontrado seu caminho para a frente. Os velhos impérios coloniais desapareceram ou logo estariam destinados a desaparecer.

Eric Hobsbawn. Era dos extremos: o breve século XX. Cia das Letras: São Paulo, 2005, p. 59

Tendo como referência inicial o texto precedente, julgue (C ou E) o seguinte item, relativo às causas e aos desdobramentos da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Para a Itália, a derrota na Primeira Guerra Mundial e a sua instabilidade política na década de 20 foram motivos decisivos para a adoção do fascismo após a crise de 1929.

Carregando...
Q715250

Aos alunos do Ensino Fundamental, o Professor poderá apresentar a seguinte definição:

“Consistiu numa reunião realizada pelas potências aliadas, vendedoras da Primeira Guerra Mundial, alguns meses após o Armistício de Novembro de 1918. O objetivo desta reunião foi o de fixar o novo mapa político da Europa, as indenizações de guerra a pagar pelos alemães aos Aliados e as condições de desmilitarização dos países vencidos. Desta conferência resultaria o Tratado de Versalhes que os alemães foram obrigados a assinar em Junho de 1918."

No contexto da História, o fragmento acima conceitua:

Carregando...
Q704169

Agosto de 1945: o trágico fim da Segunda Guerra Mundial reiterou e amplificou agosto de 1914, a deflagração da Primeira Guerra Mundial. Esse intervalo destruiu para sempre um mundo de antigas certezas e seguranças.

Demétrio Magnoli e Elaine S. Barbosa. Liberdade

versus igualdade: o mundo em desordem. Rio de

Janeiro: Record, 2011, v. I, p. 433 (com adaptações).

A partir do fragmento de texto precedente, que tem caráter unicamente motivador, julgue os próximos itens.

Em 1914, Benito Mussolini, expoente da esquerda do Partido Socialista Italiano, posicionou-se a favor da participação da Itália na Primeira Guerra Mundial.

Carregando...
Q704739

A respeito da Primeira Guerra Mundial, julgue os itens subsequentes.

Estabelecida logo após o fim da guerra, a Sociedade das Nações foi bem-sucedida em promover o desarmamento e a paz mundial ao longo da década de 30 do século XX.

Carregando...
Q787444

Considerando a célebre frase de Karl Clausewitz: “A guerra é a continuação da política por outros meios”, julgue (C ou E) o item a seguir, a respeito da participação brasileira no Teatro da Guerra ao longo de sua história.

 

Aliado comercial das principais potências beligerantes, o Brasil declarou neutralidade na Primeira Guerra Mundial e enfrentou represálias impostas pelos ingleses às nações que mantiveram relações comerciais com a Alemanha. O país manteve essa posição até o final do conflito, a despeito da pressão exercida pelo governo dos Estados Unidos da América para o estabelecimento de um bloco americano contrário aos germânicos.

Carregando...
Q704738

A respeito da Primeira Guerra Mundial, julgue os itens subsequentes.

O Tratado de Versalhes, diferentemente do Congresso de Viena, não resultou em um sistema estável na Europa, entre outras razões, por ter excluído a Alemanha das negociações de paz.

Carregando...
Q668989

Na segunda metade do século XIX, a Europa vivia transformações de ordem econômica e cultural que se fizeram sentir em outras partes do planeta. Nesse contexto, as principais potências europeias adotaram a política imperialista, também chamada de neocolonialismo, para suprirem suas necessidades comerciais e expandirem suas zonas de influência sobre o restante do mundo. Entre as consequências do neocolonialismo e do imperialismo, encontra-se:

Carregando...
Q675206

“Ela é imaginada como uma comunidade porque, independentemente da desigualdade e da exploração efetiva que possam existir dentro dela, a nação sempre é concebida como uma profunda camaradagem horizontal. No fundo, foi essa fraternidade que tornou possível, nestes dois últimos séculos, que tantos milhões de pessoas tenham-se disposto não tanto a matar, mas sobretudo a morrer por essas criações imaginárias limitadas. (ANDERSON, Benedict. Nações Imaginadas. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. p. 34)

Anderson (2008) refere-se à nação, sob um olhar antropológico, como uma comunidade política imaginada e traduzida, assim, por uma fraternidade capaz de possibilitar as guerras mundiais. A Primeira Grande Guerra (1914-1918) foi o primeiro conflito, de dimensão mundial, que rompeu com o intervalo de “paz" após as guerras napoleônicas. Sobre a Primeira Grande Guerra, considerando o conceito de comunidades imaginadas de Anderson, é CORRETO afirmar:

Carregando...
Q625298

Houve um período que ficou conhecido como “Paz Armada”, esse nome designou um momento no qual o mundo vivenciou um período de paz, progresso e esperança. Esse período corresponde a qual momento da História Mundial.

Carregando...
Q593356

A Primeira Guerra Mundial aconteceu em três

fases. Analise as afirmativas abaixo:

I-Fase conhecida como guerra de trincheiras. Disputas

de território com muitas mortes e militares feridos.

Estas batalhas ocorriam, principalmente, em áreas

rurais e pouco habitadas. As conquistas territoriais

eram lentas e, também caracterizadas pelo equilíbrio

entre os dois blocos.

II-Entrada dos Estados Unidos, em abril de 1917,

fortalecendo o bloco militar da Tríplice Entente. A

entrada dos EUA é apontada, por muitos historiadores,

como o fator decisivo para a vitória da Tríplice

Entente.

III- Movimentação de tropas das Tríplices Entente

(Reino Unido, França e Rússia) e Aliança (Império

Austro-Húngaro, Itália e Alemanha) em diversos

pontos do território europeu.

IV-Países envolvidos no conflito passam a produzir

armamentos bélicos em larga escala. Entre os

principais armamentos, podemos citar: tanques,

canhões, metralhadoras, carros blindados e lançachamas.

V- Saída da Rússia da guerra, em 1917, após o

evento da Revolução Russa.

Assinale a alternativa CORRETA em que as

afirmativas se referem a primeira fase da Primeira

Guerra Mundial:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) Errado
  • 2) C
  • 3) Errado
  • 4) Certo
  • 5) C
  • 6) Errado
  • 7) C
  • 8) Certo
  • 9) Errado
  • 10) Errado
  • 11) Certo
  • 12) E
  • 13) B
  • 14) B
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282