Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 30 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q769298

Leia as afirmativas a seguir:

I. A antiga sociedade egípcia estava dividida de maneira rígida, e nela havia intensa mobilidade social.

II. À luz dos Parâmetros Curriculares Nacionais, a avaliação não é parte integrante do processo educacional.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q769296

Leia as afirmativas a seguir:

I. Os habitantes do Egito Antigo conviviam com um ciclo de cheias do rio Nilo que deixava o solo árido e pouco fértil, impedindo assim a prática da agricultura.

II. No Egito antigo, a arquitetura foi profundamente marcada pela religiosidade, com destaque para a construção de grandes templos.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q785722

   O cristianismo incorporou antigas práticas relativas ao fogo para criar uma festa sincrética. A igreja retomou a distância de seis meses entre os nascimentos de Jesus
Cristo e João Batista e instituiu a data de comemoração a este último de tal maneira que as festas do solstício de verão europeu com suas tradicionais fogueiras se tornaram “fogueiras de São João”. A festa do fogo e da luz no entanto não foi imediatamente associada a São João Batista. Na Baixa Idade Média, algumas práticas tradicionais da festa (como banhos, danças e cantos) foram perseguidas por monges e bispos. A partir do Concílio de Trento (1545-1563), a Igreja resolveu adotar celebrações em torno do fogo e associá-las à doutrina cristã.

CHIANCA, L. Devoção e diversão: expressões contemporâneas de festas e santos católicos. Revista Anthropológicas, n. 18, 2007 (adaptado).

Com o objetivo de se fortalecer, a instituição mencionada no texto adotou as práticas descritas, que consistem em

Carregando...
Q788372

De acordo com o texto, a representação da morte ganhou novos significados nessa religião para

Carregando...
Q769299

Leia as afirmativas a seguir:

I. No processo de mumificação do Antigo Egito, o corpo era envolvido em faixas de pano, sobre as quais passava-se cola especial para impedir o contato com o ar.

II. Todo cidadão tem direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q755057

A Antiguidade Clássica exerceu notável influência na configuração histórica da denominada civilização ocidental. Entre seus maiores legados, pode(m) ser enfatizada(s) a(s)

Carregando...
Q658895

"0 preparo e armazenamento de cereais pode ter aumentado o valor de recipientes que suportassem o calor e pudessem encerrar líquidos.( ... ]."
(CHILDE, Gordon. A Evolução Cultural do Homem).

O texto se refere ao artesanato cerâmico do Egito em seus primórdios. De acordo com o texto e seus conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que:

I. A manufatura de potes de cerâmica teve grande significação para o pensamento humano e para o início da ciência.

II. Para o homem primitivo a transubstanciação do barro foi um impeditivo para a evolução do artesanato.

III. Não existia no Egito conhecimento técnico para o desenvolvimento de um artesanato que atendesse à necessidade de armazenamento de cereais.

Está correto apenas o que se afirma em:

Carregando...
Q680540

Aos alunos do Ensino Fundamental, o Professor poderá apresentar a seguinte definição: “Foram povos guerreiros, provavelmente originários do sudoeste da Alemanha, que dominaram grande parte da Europa ao longo de quatro séculos."

No contexto da História, o fragmento acima conceitua:

Carregando...
Q750379

Analise as seguintes assertivas a respeito da mesopotâmia: I. Fazia parte de um território em que hoje fica o Kuwait, a Síria, o Iraque e, ao sul, a Turquia, no oriente médio. II. O Crescente Fértil é uma região formada pelo Egito e a mesopotâmia, baseado nas qualidades de suas terras oportunas para o desenvolvimento da agricultura. III. Localizada entre os rios Tigre e Karun, formada basicamente por montanhas, essa região pode chegar a 50 graus à sombra. IV. Vivendo da agricultura, foi na mesopotâmia, há milhares de anos, que povos como os Sumérios, Acadianos, Hititas, Caldeus, Babilônios, Romanos e Sírios se fixaram nessa região. Quais estão corretas?

Carregando...
Q664567

A crise romana, vivida durante a República, teve como um dos seus principais efeitos:

Carregando...
Q668982

Observe a imagem a seguir e assinale a resposta correta em relação a civilização romana.

Carregando...
Q752824

Cortado pelos rios Tigre e Eufrates, cercado pelas montanhas da Armênia e do Arábia, desenvolveu-se a Mesopotâmia, um polo cultural no Oriente, sobre o qual pode-se afirmar que:

Carregando...
Q698869

Qual das classes sociais abaixo não existia na sociedade romana antiga?

Carregando...
Q750380

Considerando o contexto histórico, assinale a alternativa que representa o povo cuja produção artística e cultural surge imitando os gregos com o desenvolvimento do Latim, textos de filosofia e política. Também faz parte do legado desse povo as ciências jurídicas.

Carregando...
Q750810

Inserida no extremo Norte da África, essa civilização, no período Neolítico, diante do aumento da população, efetivou a construção de obras hidráulicas, como diques e canais para cultivos agrícolas. Estudos e pesquisas mostram que essas obras foram realizadas pela coletividade local e regional. A qual civilização histórica refere-se o contexto mencionado?

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) C
  • 3) C
  • 4) B
  • 5) A
  • 6) D
  • 7) B
  • 8) A
  • 9) B
  • 10) E
  • 11) D
  • 12) E
  • 13) C
  • 14) E
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282