Acerca dos aspectos relevantes da Geografia do Estado do Piauí é adequado afirmar que:
No contexto da temática transversal “Meio Ambiente”, ao Professor que deseja desenvolver “Sociedade e meio ambiente” com os alunos dos primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental, os Parâmetros Curriculares Nacionais 1ª a 4ª Séries sinalizam que o mesmo deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:
Para atender uma matriz curricular de Alfabetização Matemática que propõe aos alunos do Ensino Fundamental “reconhecer a régua como instrumento de medida de comprimento”, o Professor deverá trabalhar a seguinte temática:
Como ação educativa aos alunos da Educação Infantil, pode-se apresentar à seguinte cantiga popular:

Ao desenvolver a atividade apresentada, a criança terá trabalhado o seguinte campo da formação humana:
“Em cada Tendência pedagógica é possível identificar características que as distinguem e revelam um modo de pensar a educação e o processo de aprendizagem."
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo.
Nas tendências ___________________ e ______________ a questão central é aprender viver a junto - aprender a ser, o professor deixa de ser autoritário e é considerado facilitador ou mediador do processo educativo a relação entre educador e educando é horizontal e o aprendiz é considerado um sujeito crítico, reflexivo e autônomo.
“Dado a enorme complexidade dos problemas que as sociedades têm de enfrentar, particularmente a globalização, as insuportáveis desigualdades entre e dentre os países, aprender a viver juntos, um conceito criado pela Comissão Internacional da Educação para o Século XXI, se tornou uma necessidade em todas as regiões do mundo."
A renovação do conteúdo da educação, à luz das novas necessidades da aprendizagem para viver juntos, não implica em:
Em 2008, foi lançada a política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva e aprovada, por meio de emenda constitucional, a convenção da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência. Em relação a educação inclusiva é incorreto afirmar que:
A padaria Pão Doce faz compras semanais de farinha. Em cada compra é feito a encomenda de 50Kg do produto. Mas, devido as festas de fim de ano, foi preciso aumentar o volume de compra para 125Kg. Qual a porcentagem que demonstra o aumento ocorrido entre a primeira e a segunda compra?
Selecione a opção que mostra uma função decrescente.
Paola mora em uma casa em que o telhado tem o formato de um triângulo isósceles. Sabendo que o lado deste triângulo mede 25 metros e sua altura sendo 15 metros. Qual o valor da base?
Carolina resolveu arrumar seu guarda roupa para doar alguns itens. Começou a contar seus objetos e percebeu que tinha 8 xales, 37 camisetas, 82 pares de brincos, 15 calças jeans, 8 botas, 76 esmaltes e 77 unhas postiças. Qual das opções abaixo, indica a moda desse conjunto de dados.?
Através dos conjuntos A = {2, 3, 5, 6} e B = {3, 7, 9}, qual o produto cartesiano A x B.
Qual o volume necessário de água para se encher completamente um tanque retangular com 7 metros de comprimento por 9 metros de largura, e altura de 4 metros?
Na figura abaixo, determine o valor de x, utilizando o Teorema de Tales.

Dos números indicados abaixo qual não é um número primo?
Com relação à legislação e às normatizações inerentes ao exercício profissional do psicólogo, é correto afirmar.
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
Analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.
I. Como Freud, Reich identifica os mecanismos repressores na natureza do psiquismo, mas também acredita que os mesmos são incorporados a partir do contato doloroso com o mundo externo. As forças repressivas viriam de fora, o que indica uma valorização do mundo e das forças externas.
II. Na verdade, a grande preocupação de Reich é com o homem sadio, com o homem que não sofre. Ele não tem uma preocupação em pensar o homem filosófico do homem doente.
III. Outro conceito psicanalítico que Reich se pautou para fundamentar a teoria da formação do caráter foi o de repressão.
IV. A formação do caráter tem uma dinâmica que envolve princípios econômicos. São eles: a evitação da angústia, a paralisia de estase (medo da excitação); e o princípio do prazer. Quando da formação do caráter, o que se encontra presente é a necessidade de observar os perigos existentes na satisfação das pulsões.
V. Para Reich a couraça do caráter tem uma função econômico-libidinal. Ou seja, a sua dinâmica visa a atender a um processo disparado pelo movimento libidinal na busca do prazer. Na percepção do autor, há duas estruturas possíveis de caráter: neurótico e pulsional.
Analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.
I. A Psicologia Social pode ser entendida como o estudo das relações humanas a partir de um viés social, sendo que este ramo enfoca mais a sociedade. Trata-se de uma ponte entre a Psicologia e a Sociologia, agregando valores dessas duas áreas científicas. Assim sendo, este ramo considera o meio como influenciador do indivíduo.
II. A necessidade da atuação desse ramo da psicologia está no fato de que as relações sociais influenciam a conduta e os estados mentais dos indivíduos. Por outro lado, a consciência coletiva de uma sociedade é um campo fértil para estudos. A Psicologia Social não observa apenas as influências do meio, mas também estuda as percepções desse meio, tratando-o como uma entidade, visando compreender o comportamento social; e analisa as interações que compreendem a sociedade.
III. Ao contrário da Psicologia da personalidade, que estuda os traços individuais, características e pensamentos, a Psicologia Social estuda situações cotidianas, estando interessada sobre o impacto dos ambientes sociais e interações sobre atitudes e comportamentos.
IV. Nem toda a psicologia é social. Com essa afirmativa não negamos a especificidade da Psicologia Social – ela tem por objetivo conhecer o indivíduo no conjunto de suas relações sociais, tanto naquilo que lhe é específico como naquilo em que ele é manifestação grupal e social. Porém, agora a Psicologia Social poderá responder à questão de como o homem é sujeito da história e transformador de sua própria vida e da sua sociedade, assim como qualquer outra área da Psicologia.
Sobre a atuação do psicólogo em hospitais, é correto afirmar.
De acordo com a portaria No 1823/2012 que instituiu a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, é correto afirmar.
Marque a alternativa que NÃO se adéqua à NR 32 - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SERVIÇOS DE SAÚDE:
Tubos cilindróides, elásticos, que às vezes são notados apenas pela palpação, são os vasos condutores de sangue denominados:
Considerando os padrões de febre, marque a alternativa INCORRETA:
O ___________ caracteriza-se pela diminuição do débito cardíaco resultante de disfunção miocárdica primária. As principais causas são as arritmias, pós-operatório de cirurgias cardíacas, cardiopatias congênitas, miocardite viral, intoxicações e distúrbios metabólicos. Marque a alternativa que completa a lacuna e identifica corretamente este tipo de Choque:
O Escorpionismo é o envenenamento que ocorre pela inoculação de veneno pelo ferrão ou aguilhão, localizado na cauda de escorpiões. Considerando as condutas no tratamento, marque a alternativa INCORRETA.
O calendário básico de vacina disponibiliza para pessoas acima de 60 anos, além da campanha de vacinação contra gripe, três outras vacinas. Marque a alternativa que NÃO corresponde às vacinas disponibilizadas:
A administração de medicamentos por via intradérmica é geralmente usada para tratamento e/ou teste de hipersensibilidade e desensibilização. Marque a alternativa que NÃO está de acordo com a técnica correta:
Desinfecção de alto nível é:
O ser humano apresenta duas dentições, a decídua, também conhecida como a dos dentes de “leite", e a permanente. Ambas diferenciam-se pela anatomia dental e pelo número de dentes apresentado. São características das dentições decídua e permanente, exceto: