O Modelo dos Esforços, proposto por Gile (1995), descreve o processamento cognitivo exigido durante a interpretação simultânea (IS). Nesse modelo, afirma-se a existência de três esforços principais: Recepção, Produção e Memória de Curto Prazo. Em 2015, o autor acrescenta mais dois esforços por considerar a IS entre uma língua falada e uma língua de sinais, que são:
Na atuação tradutória e interpretativa entre uma língua oral e outra de sinais, Carlos Henrique Rodrigues (2013) menciona, com base nos estudos de Isham (1994), que os intérpretes de línguas de sinais (ILS) tendem a cometer menos erros de compreensão e de tradução do que os intérpretes de línguas orais. Isso se deve à
Conforme afirma Carlos Henrique Rodrigues (2013), aos intérpretes de línguas de sinais é possível o emprego de elementos das duas línguas, a de sinal e a oral, simultaneamente (code-blend). Isso é possível porque os intérpretes intermodais
Acerca dos conceitos básicos da arquivística, julgue o item a seguir.
A informatologia corresponde ao estudo dos princípios fundamentais subjacentes à estrutura e ao uso da informação.
Acerca dos conceitos básicos da arquivística, julgue o item a seguir.
No contexto estatal, os arquivos não são apenas conjuntos documentais produzidos pela administração pública, mas também instituições inseridas no aparelho burocrático.
A respeito de diversos aspectos pertinentes à arquivologia contemporânea, julgue o item que se segue.
Os arquivos de família foram conceituados e devidamente tratados inicialmente no Manual dos Holandeses, o que possibilitou a criação dos atualmente denominados arquivos pessoais.
No que se refere às atividades cotidianas de um arquivo, julgue o próximo item.
De acordo com a terminologia arquivística, fundo se refere à principal unidade de arranjo funcional nos arquivos permanentes constituída de documentos provenientes de mais de uma fonte geradora de arquivos e reunidos pela semelhança de suas atividades, mantendo-se o princípio da proveniência.
Acerca da gestão eletrônica de documentos e da certificação digital, julgue o item que se segue.
Apesar da segurança que o certificado digital proporciona, um contrato assinado digitalmente não possui o mesmo valor jurídico que aquele firmado em cartório e na presença do tabelião.
Acerca da gestão eletrônica de documentos e da certificação digital, julgue o item que se segue.
Um sistema informatizado de gestão arquivística de documentos (SIGAD) é aplicável a sistemas híbridos, devendo, portanto, ser capaz de gerenciar simultaneamente documentos digitais e convencionais.
Julgue o próximo item, relativo ao arranjo e à descrição de documentos em arquivos permanentes.
Iniciado no recolhimento, o arranjo de massas documentais acumuladas deve ser norteado pela classificação desses documentos e pela prospecção arqueológica, embora essa última tarefa possa ser dispensável a depender do gênero da documentação recebida.
A respeito dos instrumentos de pesquisa e da indexação de documentos, julgue o item que se segue.
O recenseamento dos instrumentos de descrição documental é objeto de um instrumento de referência.
A respeito da diplomática, das características do documento de arquivo e da difusão em acervos, julgue o item a seguir.
A diplomática e a arquivologia estabelecem entre si uma relação transdisciplinar.
A respeito da diplomática, das características do documento de arquivo e da difusão em acervos, julgue o item a seguir.
A precação faz parte do escatocolo e inclui a assinatura de testemunhas e os sinais de validação.
Com relação aos agentes de degradação no âmbito da conservação e restauração de documentos, julgue o seguinte item.
Térmitas e anobiídeos são agentes mecânicos que podem danificar os documentos de um acervo.
No que se refere a repositórios digitais e aos repositórios digitais arquivísticos confiáveis (RDC-Arq), julgue o item seguinte.
Documentos arquivísticos digitais são exemplos de documentos eletrônicos.
A respeito do escopo do gerenciamento e da preservação de documentos digitais arquivísticos, julgue o item a seguir.
As instituições detentoras de documentos digitais arquivísticos devem utilizar as técnicas de atualização de suporte e conversão para realizar a emulação.
A respeito das características de arquivos, bibliotecas e museus, julgue o item que se segue.
Os documentos (ou objetos) tornam-se museológicos no momento de sua criação, por meio de representações construídas.
Nos termos da Lei nº 13.303/2016, que dispõe sobre o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista, poderá ser exigida prestação de garantia nas contratações de obras, serviços e compras. Nesse sentido, o contratado poderá optar por uma das seguintes modalidades de garantia:
O Decreto-Lei nº 201, de 27 de fevereiro de 1967, que dispõe sobre a responsabilidade dos prefeitos e vereadores, prevê:
O Ato de Disposições Constitucionais Transitórias, no seu artigo 68, prevê o direito territorial das comunidades quilombolas. O Supremo Tribunal Federal decidiu, em ação direta de inconstitucionalidade (ADI 3239),
O artigo 176 do Código Tributário Nacional estabelece que a isenção, ainda quando prevista em contrato, é sempre decorrente de lei que especifique as condições e os requisitos exigidos para a sua concessão, os tributos a que se aplica e, sendo o caso, o prazo de sua duração. Assim, a isenção
Tendo em vista o princípio constitucional da duração razoável do processo, a legislação processual no Capítulo X trouxe hipóteses de julgamento antecipado, conforme o estado do processo. É uma das hipóteses de aplicação deste instituto:
A Lei de Crimes Ambientais, Lei Federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, que regulamenta as sansões penais e administrativas de condutas e atividades lesivas ao meio, determina que:
Considerando a figura anterior, acerca das relações evolutivas entre grupos vegetais, julgue o seguinte item.
Os grupos representados na figura constituem as chamadas pteridófitas.
Julgue o próximo item, relativo a técnicas de coleta e preservação de material botânico.
Um herbário pode ser composto por vários tipos de coleções como carpoteca e xiloteca, além de coleções de musgos e algas.
Com referência à figura precedente, que apresenta um corte anatômico vegetal, julgue o item que se segue.
A ausência de câmbio vascular não permite que o corte seja identificado como primário ou secundário.
Com relação a viveiros de plantas, sua organização e sua manutenção, julgue o item a seguir.
Os viveiros florestais podem ser temporários ou permanentes, a depender da quantidade de mudas que se deseja produzir. Um viveiro temporário se destina à produção de poucas mudas e a sua construção é mais simples que a de um viveiro permanente.
Com relação a viveiros de plantas, sua organização e sua manutenção, julgue o item a seguir.
Sem uma limpeza adequada do viveiro, as mudas, quando transportadas para outros lugares, podem levar consigo ervas daninhas, pragas ou doenças.
A respeito do levantamento botânico e de suas implicações para a composição de espécies de plantas de uma área, julgue o item subsequente.
Constitui critério científico utilizado no levantamento de espécies botânicas em uma floresta o emprego de nomes vernaculares das plantas estabelecidos pelos nativos (mateiros) que habitam a região.
Acerca da genética de plantas, julgue o próximo item.
Ao realizar experimentos com plantas de ervilha, Gregor Mendel demonstrou que as características hereditárias são determinadas por fatores isolados que ocorrem aos pares, atualmente chamados de genes.