Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 523 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q769616

Práticas de negócios éticos ou antiéticos costumam refletir os valores, as atitudes, as crenças e os comportamentos padrão da cultura organizacional. Portanto, pode-se dizer que

Carregando...
Q761629

Com base no Decreto n.º 1.171/1994 e no texto acima, julgue o item. Ao verificar ato ou fato contrário ao interesse público, o servidor público deverá comunicá‐lo imediatamente a seus superiores, exigindo as providências cabíveis.

Carregando...
Q761624

Com base no Decreto n.º 1.171/1994 e no texto acima, julgue o item. O servidor público jamais poderá desprezar o elemento ético de sua conduta.

Carregando...
Q761749

Com base no Decreto n.º 1.171/1994 e no texto acima, julgue o item. Ao verificar ato ou fato contrário ao interesse público, o servidor público deverá comunicá‐lo imediatamente a seus superiores, exigindo as providências cabíveis.

Carregando...
Q761744

Com base no Decreto n.º 1.171/1994 e no texto acima, julgue o item. O servidor público jamais poderá desprezar o elemento ético de sua conduta.

Carregando...
Q765227

João é um Servidor Público desleixado, não consegue manter em ordem e limpo o seu local de trabalho e não segue os métodos mais adequados para organização do ambiente de trabalho. Com base no Código de Ética do Servidor Público, marque a opção correta:

Carregando...
Q762331

A ética e a moral servem como parâmetro para a tomada de decisões da humanidade. Contudo, a moral de hoje pode ser diferente da moral do futuro, o que a torna relativa, sendo variável de acordo com o tempo e a cultura.

Já a ética é considerada como universal e deve ser seguida por todos os cidadãos e servidores públicos. Para estes últimos, é necessário que também sejam observados os chamados Códigos de Ética, que norteiam suas ações e devem sempre buscar o bem comum.

Assim, um dos importantes instrumentos para combater a corrupção nas empresas públicas, nos órgãos e nas entidades da Administração Pública são as Comissões de Ética.

Apesar de não possuírem prerrogativa de aplicarem penas de demissão, elas podem aplicar pena de censura ao servidor e fornecer, aos organismos encarregados da execução do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta ética.

De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto n.º 1.171/1994) e com o texto acima, julgue o item. Para fins de apuração do comprometimento ético, aquele que, por força de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza excepcional, sem retribuição financeira, ligado indiretamente a um órgão o poder estatal, não será considerado como servidor público.

Carregando...
Q761631

Com base no Decreto n.º 1.171/1994 e no texto acima, julgue o item. 0 É permitido ao servidor púbico retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público, desde que haja a devida devolução posterior.

Carregando...
Q758777

A respeito de ética no serviço público, julgue o item a seguir.

No estrito exercício de sua função, o servidor público deve nortear-se por primados maiores — como a consciência dos princípios morais, o zelo e a eficácia —; fora dessa função, porém, por estar diante de situação particular, não está obrigado a agir conforme tais primados.

Carregando...
Q768391

Nos termos do Decreto 1.171/94, que aprovou o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, podemos afirmar ser dever do servidor público:

Carregando...
Q761782

A respeito da organização interna das organizações e de seu relacionamento com o público externo, julgue o item.

A ética estuda o comportamento das organizações, visando a estabelecer práticas corretas para atingir os objetivos.

Carregando...
Q766112

O Decreto nº 1.171/94 aprovou o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Com base nesse decreto, relacione os termos constantes da coluna 1 às condutas descritas na coluna 2 e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Carregando...
Q772570

Considerando os Decretos nº. 1.171/94 e nº. 6.029/2007, os quais dispõem sobre a Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, julgue os itens a seguir.

I - O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente. Os repetidos erros, o descaso e o acúmulo de desvios tornam-se, às vezes, difíceis de corrigir e caracterizam até mesmo imprudência no desempenho da função pública.

II - É vedado ao servidor público exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.

III - Os integrantes da Rede de Ética se reunirão sob a coordenação da Comissão de Ética Pública, pelo menos 02 (duas) vez por ano, em fórum específico, para avaliar o programa e as ações para a promoção da ética na administração pública.

IV - A qualquer pessoa que esteja sendo investigada é assegurado o direito de saber o que lhe está sendo imputado, de conhecer o teor da acusação e de ter vista dos autos, no recinto das Comissões de Ética, desde que tenha sido previamente notificada da existência do procedimento investigatório.

V - As autoridades competentes não poderão alegar sigilo para deixar de prestar informação solicitada pelas Comissões de Ética.

A quantidade de itens CORRETOS é igual a:

Carregando...
Q765525

Acerca da ética no serviço público, julgue o item. Existem diferenças entre os conceitos morais de um grupo e de outro, sendo a moral influenciada por fatores sociais.

Carregando...
Q769147

De acordo com o disposto no Código de Ética Profissional que rege o exercício das atribuições do cargo de servidor público federal, assinale a alternativa correta.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) Certo
  • 3) Certo
  • 4) Certo
  • 5) Certo
  • 6) D
  • 7) Errado
  • 8) Errado
  • 9) Errado
  • 10) C
  • 11) Errado
  • 12) D
  • 13) C
  • 14) Certo
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282