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Sobre a ética do psicopedagogo: “O Código de Ética tem o propósito de estabelecer parâmetros e orientar os profissionais da Psicopedagogia brasileira quanto aos princípios, normas e valores ponderados à boa conduta profissional, estabelecendo diretrizes para o exercício da Psicopedagogia e para os relacionamentos internos e externos à ABPp – Associação Brasileira de Psicopedagogia".

Analise os itens abaixo, relacionados ao Capítulo 3 – Do exercício das atividades psicopedagógicas:

I- Artigo 6ª - Estarão em condições de exercício da Psicopedagogia os profissionais graduados e/ou pós-graduados em Psicopedagogia – especialização “lato sensu" - e os profissionais com direitos adquiridos anteriormente à exigência de titulação acadêmica e reconhecidos pela ABPp. É indispensável ao psicopedagogo submeter-se à supervisão psicopedagógica e recomendável processo terapêutico pessoal.

II- Parágrafo 1º O psicopedagogo, ao promover publicamente a divulgação de seus serviços, deverá fazê-lo de acordo com as normas do Estatuto da ABPp e os princípios deste Código de Ética.

III- Parágrafo 2º Os honorários deverão ser tratados previamente entre o cliente ou seus responsáveis legais e o profissional. IV- Artigo 7º O psicopedagogo está obrigado a respeitar o sigilo profissional, protegendo a confidencialidade dos dados obtidos em decorrência do exercício de sua atividade e não revelando fatos que possam comprometer a intimidade das pessoas, grupos e instituições sob seu atendimento. Não passar para o cliente, família e professores fato que tenha conhecimento para os envolvidos no atendimento, dando a conotação de quebra de sigilo profissional.

V- Parágrafo 2º O psicopedagogo se revelará como testemunha, fatos de que tenha conhecimento no exercício de seu trabalho e também depor perante a autoridade judicial.

Está (ão) CORRETO (s) apenas

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Na contemporaneidade ao se atribuir ao pedagogo as tarefas de coordenar e prestar assistência pedagógico-didática ao professor, não está se supondo que ele deva ter domínio dos conteúdos-métodos de todas as matérias. Sua contribuição vem dos campos do conhecimento implicados no processo educativo-docente, tendo em vista:

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Atitudes simples no dia a dia do professor são demonstrações de ética profissional e consequentemente são refletidas nas atitudes dos alunos. São elas:

1 – Tratar assuntos relativos aos alunos com discrição e em locais adequados, nos quais os discentes não sejam expostos a conclusões errôneas por parte de pessoas que desconheçam a integra dos assuntos.

2 – Respeitar a origem, raça, credo, sexo, cor e idade de todos que o rodeiam.

3 – Manter sigilo quando se tratar de assunto que possa expor os alunos a situações constrangedoras.

4 – Manter coerência nas suas atitudes, com aquelas cobradas dos alunos.

5 – Discutir assuntos que dizem respeito aos alunos em locais adequados, como corredores e pátios.

Das afirmativas acima, são demonstrações de ética profissional docente apenas:

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Analise os textos a seguir: “A ética se apresenta como uma reflexão crítica sobre a moralidade, sobre a dimensão moral do comportamento do homem. Cabe a ela, enquanto investigação que se dá no interior da filosofia, procurar ver claro, fundo e largo os valores, problematizá-los, buscar sua consistência.” (Terezinha Azerêdo Rios) “(...) Se a ética tem a ver com a melhora das pessoas, também tem a ver com a melhora das instituições. Daí que devem ser institucionalmente muito valorados os mecanismos que ajudem aos administradores a comportar-se eticamente, tais como os códigos de comportamento, a aplicação das normas de controle e os conselhos cidadãos de vigilância. A liderança, para tanto, está indissoluvelmente unida ao comportamento ético. Daí a importância que os tomadores de decisões na gestão governamental possuam um sentido de serviço.” (Juan de Dios Pineda Guadarrama) A partir dos textos apresentados, é correto afirmar que a perspectiva ética presente na competência profissional pode contribuir para uma melhoria na qualidade do trabalho na medida em que

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São consideradas ações antiéticas, no âmbito do exercício da profissão de intérprete na escola, as listadas abaixo, EXCETO:

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“O educador, numa postura atual, compreende que não é ele que deposita o conhecimento na cabeça dos alunos. Por outro lado, sabe também que não é deixando o educando sozinho que o conhecimento brotará de forma espontânea.” (Celso Vasconcellos) Quem constrói o conhecimento é o sujeito, mas:

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Na Portaria FME 087/2011, em seu Art. 17, está enunciado que: compete ao Pedagogo, ao Orientador Educacional e/ou ao Supervisor Educacional:

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O que podemos dizer corretamente sobre o trabalho docente?

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Toda profissão traz dilemas éticos. A área pedagógica se depara com alguns dilemas que lhe são próprios, como o senso de

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Henrique é pedagogo em uma instituição pública federal e está interessado em implementar um projeto de trabalho, junto aos funcionários que supervisiona, inspirado em uma perspectiva da pedagogia centrada em situações-problema, numa abordagem por competências. Para que o trabalho planejado possa de fato acontecer, será necessário que Henrique e os funcionários estabeleçam um novo contrato pedagógico, no qual caberá aos funcionários, prioritariamente, demonstrar as seguintes habilidades e competências

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Quanto à ética profissional do pedagogo, marque V nas alternativas verdadeiras e F nas falsas. Posteriormente, opte pela sequência que condiz com sua resposta:

-> Os profissionais da educação devem:

I. Garantir que o conhecimento profissional seja constantemente atualizado e aperfeiçoado.

II. Determinar a natureza e o formato de programas de formação contínua como expressão essencial do seu profissionalismo.

III. Divulgar toda informação relevante relacionada com as suas competências e qualificações.

IV. Apoiar todos os esforços para promover a democracia e os direitos humanos através da educação.

V. Salvaguardar e promover os interesses e o bemestar de todos os estudantes, protegendo-os de intimidações e de abusos físicos e psicológicos.

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GABARITO:

  • 121) B
  • 122) A
  • 123) A
  • 124) A
  • 125) D
  • 126) D
  • 127) E
  • 128) C
  • 129) B
  • 130) D
  • 131) C
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