Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 131 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Sobre a função do pedagogo na empresa (PASCOAL, 2007), é correto afirmar:

Carregando...

Sobre formas de atuação docente a serem desenvolvidas que favoreçam o processo ensino e aprendizagem, pode-se afirmar que o professor:

Carregando...

O Registro realizado pelo professor se configura como: I. instrumento de reflexão sobre a prática pedagógica do professor dentro da dinâmica da escola. II. documento oficial da escola, que legitima a vida do aluno, assegurando-lhe o direito de ter os registros de sua vida escolar bem como o acesso aos mesmos. III. um documento que deve ser preenchido como exigência burocrática do trabalho do professor. IV. potencialidade da escrita para o processo formativo da docência, proporcionando a análise sistemática, a organização do pensamento, o retomar as vivências. Estão corretos apenas os itens:

Carregando...

Art. 2º - A educação profissional observará as seguintes premissas:

I. A dissociabilidade entre teoria e prática.

II. Organização, por áreas profissionais, em função da estrutura sócio ocupacional e tecnológica.

III. A centralidade do trabalho como princípio educativo.

IV. Articulação de esforços das áreas da educação, do trabalho e emprego, e da ciência e tecnologia.

V. Direcionamento garantido ao trabalho tecnológico.

Em consonância com o Decreto nº 5.154 de 23 de julho de 2004, está correto o que se afirma em:

Carregando...

“É equivocada a expectativa de que o aluno poderá receber qualquer ensinamento que o professor lhe transmita exatamente como ele lhe transmite. ______________ é que precisa compreender o caminho de aprendizagem que o aluno está percorrendo naquele momento e, em função disso, identificar as informações e as atividades que permitam a ele avançar do patamar de conhecimento que já conquistou para outro mais evoluído [...]."
(WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem).

Marque a opção abaixo que preenche a lacuna de forma correta:

Carregando...

O conjunto de compromissos e de saberes dos pedagogos materializa‐se em seu plano de formação e na construção de uma rotina a ser vivenciada na escola onde atua. O seu plano de trabalho deve contemplar:

Carregando...

No ambiente escolar, a competência de manter os pais ou responsáveis e os alunos informados sobre o Sistema de Avaliação da Escola pode ser prevista como uma medida registrada no Regimento Escolar de uma instituição escolar. De tal forma, essa medida pode ser configurada como:

Carregando...

Para algumas pessoas, o serviço público tem fama de mal atendimento. Mas isso não pode ocorrer em uma escola pública. É importante que quando pais e alunos cheguem à escola para fazer matrícula, pedir informações ou saber sobre seus filhos sejam atendidos com atenção e respeito.

No ambiente educativo, tal fato sinaliza qualidade na educação, que pode ser corretamente associado ao seguinte indicador:

Carregando...

No treinamento voltado para a realização de uma determinada tarefa, de qualquer nível de complexidade, quais dos seguintes aspectos essenciais não podem deixar de ser considerados?

1) Atitudes frente à instituição, às atividades e ao ambiente.

2) Conhecimentos específicos relativos ao trabalho.

3) Desenvolvimento de competências e habilidades.

4) Perícia e habilidade no trato com as pessoas.

Estão corretos:

Carregando...

O reforço à valorização dos profissionais da educação significa também “valorizar a experiência e o conhecimento que os professores têm a partir de sua prática pedagógica" (VEIGA; CARVALHO, 1994, p.51). Sobre a relação do Projeto Político-Pedagógico e o princípio da valorização do magistério, é INCORRETO:

Carregando...

No papel de mediador o professor vai além da simples ação educativa de repassador de conteúdos ou de “dador de aula”, ampliando assim, seu papel para o de mediador são dimensões cognitivas, afetivas e sociais. São características da ação pedagógica mediadora (Behrens, 2000): I. Dialogar e trocar experiências. II. Questionar e propor situações problemas. III. Evitar colocar o aprendiz frente à frente com questões éticas, sociais, profissionais por vezes conflitivas. IV. Desencadear e incentivar reflexões. V. Esquivar os alunos das aprendizagens convencionais e das novas tecnologias. Assinale a alternativa correta:

Carregando...

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA:

Carregando...

Analise abaixo as responsabilidades e atribuições do Coordenador Pedagógico relacionadas aos documentos que tramitam no estabelecimento de ensino e identifique a(s) ação(ões) correta(s): I- Assegurar a autenticidade. II- Guardar e preservar. III- Assegurar sigilo. IV- Compartilhar com a comunidade escolar. Assinale a alternativa correta:

Carregando...

De acordo com a Lei Complementar, referente às atribuições e responsabilidades do cargo de professor, analise as afirmativas: I- Preparar as aulas, definindo metodologias de ensino, criando atividades de acordo com o conteúdo e objetivos, pesquisando, analisando e selecionando material didático e paradidático, dentro da legislação educacional vigente. II- Efetuar registros burocráticos pedagógicos, preenchendo em formulários específicos dados acerca dos conteúdos e atividades ministradas, ocorrências diversas, frequência do aluno, resultado do processo de ensino-aprendizagem, conceitos, notas, entre outros, conforme normas e padrões preestabelecidos. III- Planejar as aulas de acordo com os critérios que o professor estabeleceu, organizando conteúdos aleatórios por série, atividades esporádicas, cronograma, estratégias, entre outros, a fim de ajustá-los com a proposta individual de cada professor. IV- Definir critérios e avaliar os alunos, acompanhando o trabalho diário, aplicando instrumentos diversos de avaliação, refletindo sobre aspectos qualitativos e quantitativos, participando de reuniões de conselho de classe, corrigindo trabalhos, a fim de poder acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor dos alunos. V- Participar sempre que tiver vontade, de cursos encontros, seminários, com a finalidade de promover a con-tínua formação e o aperfeiçoamento profissional, bem como de Conselhos de Classe, Reuniões Pedagógi-cas, entre outros. As afirmativas corretas que correspondem à lei apresentada são:

Carregando...

Nas abordagens contemporâneas das práticas pedagógicas, a postura do professor enquanto um facilitador do processo de ensino e aprendizagem deve ser:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) C
  • 3) D
  • 4) B
  • 5) D
  • 6) B
  • 7) C
  • 8) B
  • 9) B
  • 10) D
  • 11) A
  • 12) B
  • 13) E
  • 14) E
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282