Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 36 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q770459

Segundo o Código de Ética do Nutricionista, Das Relações Interpessoais; As relações que ocorrem durante o exercício profissional entre nutricionistas, entre nutricionistas e outros profissionais (de saúde ou não), pacientes, clientes, usuários, estudantes, empregadores, empregados, representantes de entidades de classe e demais sujeitos obedecerão ao que segue abaixo. Este Parágrafo inclui, EXCETO:

Carregando...
Q729691

No ano de 2018, foi publicado o novo Código de Ética e de Conduta do Nutricionista (Resolução CFN n.º 599, de 25/2/2018). Em relação ao Código de Ética, analise as afirmativas abaixo.

I - É dever do nutricionista alterar a conduta profissional determinada por outro nutricionista, caso tal medida seja necessária para benefício de indivíduos, coletividades ou serviços, registrando as alterações e justificativas de acordo com as normas da instituição, e sempre que possível informar ao responsável pela conduta.

II - O nutricionista deve realizar, em consulta presencial, a avaliação e o diagnóstico nutricional de indivíduos sob sua responsabilidade profissional, enquanto que a orientação nutricional e o acompanhamento podem ser realizados de forma não presencial.

III - É dever do nutricionista analisar criticamente questões técnico-científicas e metodológicas de práticas, pesquisas e protocolos divulgados na literatura ou adotados por instituições e serviços, com exceção da própria conduta profissional.

IV - É permitido ao nutricionista instrumentalizar e ensinar técnicas relativas a atividades privativas da profissão a pessoas não habilitadas, principalmente a estudantes de graduação em Nutrição.

Está(ão) correta(as) apenas a(s) afirmativa(s)

Carregando...
Q750615

A RDC 216, que dispõe sobre a higienização de instalações, equipamentos, móveis e utensílios, orienta que a área de preparação do alimento deve ser higienizada quantas vezes forem necessárias e imediatamente após o término do trabalho. Devem ser tomadas precauções para impedir a contaminação dos alimentos causada por _______________, pela suspensão de partículas e pela formação de aerossóis. Substâncias __________ e/ou desodorantes em quaisquer das suas formas não devem ser utilizadas nas áreas de preparação e ____________ dos alimentos. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Carregando...
Q727823
Provas: Adm&Tec - 2018 - Prefeitura de Pão de Açúcar - AL - Médico Veterinário Adm&Tec - 2018 - Prefeitura de Pão de Açúcar - AL - Professor - História Adm&Tec - 2018 - Prefeitura de Pão de Açúcar - AL - Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental Adm&Tec - 2018 - Prefeitura de Pão de Açúcar - AL - Professor - Geografia Adm&Tec - 2018 - Prefeitura de Pão de Açúcar - AL - Professor - Matemática Adm&Tec - 2018 - Prefeitura de Pão de Açúcar - AL - Professor - Português Adm&Tec - 2018 - Prefeitura de Pão de Açúcar - AL - Professor de Educação Física Adm&Tec - 2018 - Prefeitura de Pão de Açúcar - AL - Professor - Inglês Adm&Tec - 2018 - Prefeitura de Pão de Açúcar - AL - Professor - Ciências Adm&Tec - 2018 - Prefeitura de Pão de Açúcar - AL - Nutricionista Adm&Tec - 2018 - Prefeitura de Pão de Açúcar - AL - Biomédico Adm&Tec - 2018 - Prefeitura de Pão de Açúcar - AL - Enfermeiro Adm&Tec - 2018 - Prefeitura de Pão de Açúcar - AL - Assistente Social Adm&Tec - 2018 - Prefeitura de Pão de Açúcar - AL - Psicólogo Adm&Tec - 2018 - Prefeitura de Pão de Açúcar - AL - Fisioterapeuta Adm&Tec - 2018 - Prefeitura de Pão de Açúcar - AL - Analista de Sistemas Adm&Tec - 2018 - Prefeitura de Pão de Açúcar - AL - Odontólogo Adm&Tec - 2018 - Prefeitura de Pão de Açúcar - AL - Enfermeiro Obstetra Adm&Tec - 2018 - Prefeitura de Pão de Açúcar - AL - Contador Adm&Tec - 2018 - Prefeitura de Pão de Açúcar - AL - Analista de Controle Interno Adm&Tec - 2018 - Prefeitura de Pão de Açúcar - AL - Procurador Municipal
Disciplina: Direito Administrativo Direito Constitucional Pedagogia - Assuntos: Avaliação da aprendizagem Lei nº 8.112/1990 - Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federais Agentes públicos 10. Administração pública 10.3. Servidores públicos Ética Profissional

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:


Carregando...
Q758389

Um paciente compareceu ao laboratório de análises clínicas com pedido médico para a realização dos exames de sangue e de urina descritos a seguir:

• triiodotironina sérica;

• tiroxina sérica;

• sódio sérico;

• potássio sérico;

• avaliação genética de predisposição à fibrose cística;

• exame sumário de urina.

Considerando as informações apresentadas, julgue o próximo item, relativo aos testes a serem realizados e aos aspectos relacionados à coleta de materiais e à conduta ética profissional a ser adotada para esses exames.

O cuidado em manter o sigilo dos resultados é um aspecto ético que deve ser levado em conta para exames de avaliação genética, como o citado para o paciente em apreço.

Carregando...
Q731029

A Sra. Jussara foi encaminhada pelo médico para atendimento nutricional devido a sobrepeso e hipertensão. Ao chegar ao local indicado, observou que o consultório localizava-se dentro da área de uma loja de suplementos alimentares. O atendimento foi realizado por um profissional inscrito no Conselho Regional de Nutricionistas. Ao prescrever suplemen-tos alimentares, indicou três marcas diferentes que podiam ser visualizados nos quadros das paredes da sala. Devido à facilidade, a paciente, ao sair, adquiriu os suplementos alimentares indicados pelo nutricionista na loja anexa. Outras consultas subsequentes demonstraram sucesso da terapêutica instituída. Ao consultar por curiosidade o blog do nutri-cionista pelo qual foi atendida, a Sra. Jussara surpreendeu-se com o texto que descrevia seus dados antropométricos iniciais e finais e a estratégia estabelecida pelo profissional de nutrição, citando nome completo para dar maior credibi-lidade. Tomando como base o Código de Ética e de Conduta do Profissional, observa-se que, nessa situação, ocorre-ram as seguintes infrações:

I. O nutricionista prescreveu suplementos alimentares e indicou três opções de marcas conforme orientação do Guia Alimentar para População Brasileira, lançado em 2014.

II. O profissional divulgou dados que identificaram a paciente Sra. Jussara, sem sua autorização, em blog, ferindo o princípio do sigilo e respeito à confidencialidade de informações no exercício da profissão.

III. O nutricionista associou sua imagem às marcas de produtos, pois estes estão expostos nas paredes de seu con-sultório, o que é vedado ao profissional no código de ética e de conduta do profissional.

Está(ão) CORRETA(s)

Carregando...
Q649868

O profissional do ensino deve fundamentar a sua prática:

Carregando...
Q629726

Escola é o lugar em que é possível ensinar e cultivar as regras do espaço público que conduzem:

Carregando...
Q549811

Um dos pressupostos da gestão da informação no laboratório clínico é a confidencialidade de informações.
Com relação a este pressuposto assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q410794

Sobre os fundamentos da fisioterapia, assinale a

alternativa CORRETA:

Carregando...
Q345016

Analise as afirmativas acerca dos princípios fundamentais

previstos no Código de Ética dos Técnicos em Nutrição e

Dietética.

I.O Técnico em Nutrição e Dietética deve ter como

princípio básico de sua atuação o bem-estar do

indivíduo e da coletividade, empenhando-se na

promoção da saúde, cumprindo e fazendo cumprir a

legislação, normas e preceitos referentes à saúde.

II.O Técnico em Nutrição e Dietética dever estar,

continuamente, atualizando e ampliando seus

conhecimentos técnicos e científicos, visando ao bem

público e à efetiva prestação de serviços aos indivíduos

e à coletividade.

III.O Técnico em Nutrição e Dietética deve agir de modo

criterioso e transformador, considerando os padrões

sócio-culturais do meio em que estiver atuando,

observando a legislação e respeitando os direitos do

indivíduo, sendo-lhe vedada a prática de discriminação

de qualquer natureza.

IV.O Técnico em Nutrição e Dietética deve pautar a sua

atuação profissional na análise crítica da realidade

política, social e econômica do País, tendo por princípio

básico o bem-estar da coletividade, cumprindo e

fazendo cumprir a legislação, normas e preceitos

sanitários em vigor.

Diante do que dispõe a Resolução n5 333/2004 do CFN, é

correto o que se afirma somente em:

Carregando...
Q325465

Durante a marcha humana, a distância entre dois pontos de

contato sucessivos em pés opostos é chamada de

Carregando...
Q211337

A responsabilidade profissional do psicólogo diz respeito a

Carregando...
Q211349

As transgressões dos preceitos do Código de Ética Profissional do Psicólogo constituem infração disciplinar com a aplicação das seguintes penalidades, na forma dos dispositivos legais ou regimentais:

I. Advertência;

II. Censura pública;

III. Suspensão do exercício profissional, por até 30 (trinta) dias, ad referendum do Conselho Federal de Psicologia;

IV. Cassação do exercício profissional, ad referendum do Conselho Federal de Psicologia;

V. Prisão por tempo estipulado pelo Presidente do Conselho Federal de Psicologia.

Dentre estas, só se referem ao citado código as seguintes penalidades:

Carregando...
Q297113

Numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda. 1.Descrição nosológica. 2.Relação entre o assistente técnico e o perito. 3.Verificação de critérios de qualidade de instrumentos psicológicos. 4.Documentos legais do psicólogo. 5.Princípios fundamentais da prática profissional. ( ) Resolução 007/2003 do CFP. ( ) Código de Ética do Psicólogo. ( ) Resolução 08/2010 do CFP. ( ) SATEPSI. ( ) DSM. IV. Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta na coluna da direita, de cima para baixo.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) B
  • 3) B
  • 4) D
  • 5) Certo
  • 6) E
  • 7) E
  • 8) E
  • 9) C
  • 10) C
  • 11) A
  • 12) E
  • 13) C
  • 14) A
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282