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Cultura material é “o segmento do meio físico que é socialmente apropriado pelo homem, o suporte material, físico, concreto da produção e reprodução da vida social. Nesse sentido, os artefatos são considerados como produtos e como vetores das relações sociais. De um lado, eles são o resultado de certas formas específicas e historicamente determináveis de organização dos homens em sociedade. De outro lado, eles canalizam e dão condições a que se produzam e efetivem, em certas direções, as relações sociais”. (Adaptado de MENESES, Ulpiano B. de. “A cultura material no estudo das sociedades antigas” in: Revista de História, 115, 1983, pp. 112–3).
As alternativas a seguir apresentam temas de pesquisa delimitados a partir do conceito de cultura material definido no fragmento acima, à exceção de uma. Assinale–a.

“O ano de 1820 traria profunda mudança no panorama político. (...) Em 24 de agosto de 1820, a cidade do Porto se sublevava. Constituíram–se as Cortes exigindo a promulgação de uma Constituição nos moldes da Constituição espanhola. (...) Os acontecimentos repercutiram no Brasil, onde as adesões à revolução constitucionalista do Porto se multiplicaram”.
(COSTA, Emília Viotti da. Da monarquia à República: momentos decisivos. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1999. p. 42.)
A autora estabeleceu uma conexão entre os acontecimentos das primeiras décadas do século XIX em Portugal, na Espanha e no Brasil. Esta conexão se fundamenta na defesa, pelos agentes revolucionários dos três lugares, de ideais baseados no

Analise os textos a seguir, ambos referidos a teses do “lusotropicalismo” desenvolvidas por Gilberto Freyre desde a década de 1930:
“[o português estava] consciente de uma missão cristã não apenas de boca e de sinal da cruz ou de dia de domingo, mas prática, cotidiana, recorrente. Consciente, portanto, de que essa missão não significava subjugar culturas, valores e populações tropicais para sobre eles reinarem, pelo menos superficialmente, homens, valores, e culturas imperial e exclusivamente europeias, mas importava em obra muito mais complexa de acomodação, de contemporização, de transigência, de ajustamento. De interpretação de valores ou de culturas, ao lado da miscigenação quase sempre praticada.” (Adaptado de: FREYRE, Gilberto. O Luso e o Trópico. Lisboa: Congresso Internacional de História dos Descobrimentos, 1961. p. 14)
“[Em 1956] o Governo português recebeu carta do Secretário–Geral [da ONU] requisitando fossem informados os territórios não autônomos que possuísse. A resposta portuguesa foi a de que Portugal era dividido em províncias, e de que os territórios não contíguos ao território europeu eram províncias ultramarinas. Portugal justificava a manutenção das províncias ultramarinas afirmando que o colonialismo se caracteriza pela dominação de alguns grupos sobre outros, o que não ocorria no caso português; que as Províncias do Ultramar português eram exemplos lapidares de democracia racial, ao contrário de casos como o da Rodésia ou da África do Sul.”
(Adaptado de: LEME, Rafael Souza Campos de Moraes. Absurdos e milagres: um estudo sobre a política externa do Lusotropicalismo (1930–1960). Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2011. p. 103.)

Com base na comparação entre os argumentos do sociólogo Gilberto Freyre e as justificativas do governo português diante da ONU, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) Os argumentos de Freyre foram apropriados pelo governo salazarista com o objetivo de legitimar o colonialismo português.
( ) As teses do lusotropicalismo freyreano reforçavam o discurso etnocêntrico e imperialista da missão civilizatória do homem branco.
( ) Tanto as formulações teóricas de Freyre quanto as justificativas do governo português rejeitavam as teorias racistas como as que fundamentavam regimes de apartheid vigentes na época.
As afirmativas são, respectivamente,

Os depoimentos a seguir são avaliações sobre a Revolução Industrial, suas inovações e contradições sociais, realizadas por intelectuais que testemunharam o processo de afirmação do sistema fabril na Europa, no século XIX.
“O nosso tempo é o da máquina. Em toda parte o artesão foi expulso para dar lugar a um operário sem alma, mas mais veloz. A lançadeira foge dos dedos do tecelão e cai entre os dedos de aço que a fazem girar mais rapidamente”.
(Adaptado de Thomas Carlyle, Os sinais do tempo, 1829.)
“Coketown [cidade do carvão] era uma cidade de máquinas e de altas chaminés, que exalavam incessantemente serpentes de fumaça. Era atravessada por um canal negro e possuía amontoados de fábricas, onde o pistão da máquina a vapor subia e descia em um ritmo monótono, parecido com o da cabeça de um elefante em um estado de demência melancólica”.
(Adaptado de Charles Dickens, Tempos difíceis, 1854.)
“Os trabalhadores já tentaram muitas vezes enfrentar o capital, conseguindo estabelecer um acordo com base no qual não aceitam trabalhar abaixo de um determinado pagamento mínimo. Esforço inútil! O capital pode facilmente encontrar mão–de–obra alhures e pode resistir mais tempo, enquanto o trabalhador é constrangido, pelas necessidades da vida, a aceitar qualquer pagamento.”
(Adaptado de Friedrich Harkort, Sobre os obstáculos da civilização e sobre a emancipação das classes inferiores, 1844.)

Com base nos depoimentos, assinale a alternativa que identifica corretamente os juízos neles expressos.

No mapa a seguir, os pontos destacados correspondem às bases aéreas norte–americanas mapeadas pelo Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS), de Londres, em 2012.



A partir dessas bases decolam os veículos aéreos não tripulados (drones) norte–americanos, utilizados em voos de reconhecimento ou em ataques aéreos.
Assinale a alternativa que indica, respectivamente, a região em que se concentram tais bases e um objetivo autodeclarado do emprego de drones nos territórios próximos a elas.

A educação em arte inclui experiências de percepção e análise de produções visuais, sejam originais, sejam reproduções, bem como o conhecimento de diferentes obras de artes visuais marcantes na cultura nacional e internacional.


Analise as imagens acima e assinale a alternativa que se refere corretamente a exemplos da produção artística contemporânea brasileira em sua multiplicidade de manifestações.

Com o objetivo de exercitar a leitura e a interpretação de instalações de artistas contemporâneos, o docente organizou uma incursão virtual ao Portfólio da artista Aninha Duarte, tendo selecionado a reprodução da instalação Analgesias Votivas.



Com base na imagem, assinale a alternativa que identifica corretamente um aspecto da pética visual na linguagem contemporânea da instalação.

Examine dois exemplos de linguagens artísticas: o poema Maçã (1938), de Manoel Bandeira e o quadro Natureza morta com maçãs (1890), de Paul Cézane.

Por um lado te vejo como um seio murcho

Pelo outro como um ventre de cujo umbigo pende

ainda o cordão placentário 

És vermelha como o amor divino 

Dentro de ti em pequenas pevides 

Palpita a vida prodigiosa 

Infinitamente

E quedas tão simples

Ao lado de um talher 

Num quarto pobre de hotel. 




As afirmativas abaixo descrevem corretamente a relação entre as duas linguagens artísticas exemplificadas acima,

à exceção de uma. Assinale a.

Em colaboração com o professor de geometria,, um professor de artes propõe uma atividade lúdica para desenvolver a percepção visual e a construção espacial relativa. O objetivo da atividade é identificar e distinguir diferentes tipos de simetria no plano, a partir da análise de obras de M. C. Escher.. Inicialmente se oferece uma definição dos tipos de simetria:


1- simetria de translação: a figura desliza sobre uma reta,, mantendo se inalterada;
2- simetria de rotação: obtém se uma figura girando cada um de seus pontos segundo um arco de circunferência, ao redor de um ponto percorrendo um determinado ângulo;

3- simetria de reflexão: a figura bidimensional é refletida em relação a um eixo linear, de modo a fazê la corresponder, ponto a ponto, com a imagem original.



As três imagens acima exemplificam, respectivamente, tipos de simetria no plano:

Ao observarmos as músicas de maior sucesso lançadas na segunda metade da década de 1950 até os primeiros anos de 1960, identificamos um gênero inovador que trazia o samba tocado de um jeito ‘modificado’, muito influenciado pelo jazz norte.americano.
Assinale a alternativa que identifica o gênero musical ao qual se trata o fragmento acima.

Percebendo a necessidade de criar um sistema de fácil apreensão para o ensino de técnicas teatrais, Viola Spolin desenvolveu uma metodologia de ensino com base no jogo teatral.
A respeito da importância do jogo no ensino de teatro, analise as afirmativas a seguir.
I. O jogo instiga e faz emergir uma energia do coletivo pouco utilizada e compreendida.
II. No processo de aprendizagem na infância, segundo Piaget e Vygotsky, o jogo tem uma grande importância.
III. O Jogo, mais do que mera atividade lúdica, está no cerne das manifestações de inteligência do ser humano.
Assinale:

A Revolução Francesa extinguiu a sociedade do Antigo Regime, típica dos tempos modernos, que se caracterizava por ser:

“Vargas seria veiculado junto aos jovens e às crianças como um ser superior – estratégia usada pelas políticas de culto à personalidade. Por isso mesmo, foi durante o Estado Novo que se construiu definitivamente o mito Vargas, fruto do carisma do presidente, mas também da eficiente máquina de propaganda existente.” (D'ARAUJO,MariaCelina.O Estado Novo .Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000, p. 36).



Com relação à cultura, à educação e à propaganda no Estado Novo, é correto afirmar que:

“A França apresenta-se como o país típico do mercantilismo em sua forma clássica. Suas lutas contra a Espanha, contra a Holanda e, por último, contra a Inglaterra, traem facilmente as preocupações mercantis e coloniais da monarquia francesa” No governo de Luís XIV, a adoção de uma política protecionista e manufatureira de grande amplitude caracteriza o mercantilismo na França. Denominamos o mercantilismo francês nessa época de: (FALCON, Francisco J.C. Mercantilismo e Transição. São Paulo: Brasiliense,Coleção, 1981. p. 75).
No governo de Luís XIV, a adoção de uma política protecionista e manufatureira de grande amplitude caracteriza o mercantilismo na França. Denominamos o mercantilismo francês nessa época de:

Na tendência tradicional, a Pedagogia Liberal se caracteriza por:

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