Cultura material é “o segmento do meio físico que é
socialmente apropriado pelo homem, o suporte material, físico,
concreto da produção e reprodução da vida social. Nesse
sentido, os artefatos são considerados como produtos e como
vetores das relações sociais. De um lado, eles são o resultado de
certas formas específicas e historicamente determináveis de
organização dos homens em sociedade. De outro lado, eles
canalizam e dão condições a que se produzam e efetivem, em
certas direções, as relações sociais”.
(Adaptado de MENESES, Ulpiano B. de. “A cultura material no estudo das
sociedades antigas” in: Revista de História, 115, 1983, pp. 112–3).
As alternativas a seguir apresentam temas de pesquisa
delimitados a partir do conceito de cultura material definido no
fragmento acima, à exceção de uma. Assinale–a.
“O ano de 1820 traria profunda mudança no panorama político.
(...) Em 24 de agosto de 1820, a cidade do Porto se sublevava.
Constituíram–se as Cortes exigindo a promulgação de uma
Constituição nos moldes da Constituição espanhola. (...) Os
acontecimentos repercutiram no Brasil, onde as adesões à
revolução constitucionalista do Porto se multiplicaram”.
(COSTA, Emília Viotti da. Da monarquia à República: momentos decisivos. São
Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1999. p. 42.)
A autora estabeleceu uma conexão entre os acontecimentos
das primeiras décadas do século XIX em Portugal, na Espanha e
no Brasil. Esta conexão se fundamenta na defesa, pelos agentes
revolucionários dos três lugares, de ideais baseados no
Analise os textos a seguir, ambos referidos a teses do
“lusotropicalismo” desenvolvidas por Gilberto Freyre desde a
década de 1930:
“[o português estava] consciente de uma missão cristã
não apenas de boca e de sinal da cruz ou de dia de
domingo, mas prática, cotidiana, recorrente.
Consciente, portanto, de que essa missão não
significava subjugar culturas, valores e populações
tropicais para sobre eles reinarem, pelo menos
superficialmente, homens, valores, e culturas imperial e
exclusivamente europeias, mas importava em obra
muito mais complexa de acomodação, de
contemporização, de transigência, de ajustamento. De
interpretação de valores ou de culturas, ao lado da
miscigenação quase sempre praticada.”
(Adaptado de: FREYRE, Gilberto. O Luso e o Trópico. Lisboa: Congresso
Internacional de História dos Descobrimentos, 1961. p. 14)
“[Em 1956] o Governo português recebeu carta do
Secretário–Geral [da ONU] requisitando fossem
informados os territórios não autônomos que possuísse.
A resposta portuguesa foi a de que Portugal era dividido
em províncias, e de que os territórios não contíguos ao
território europeu eram províncias ultramarinas.
Portugal justificava a manutenção das províncias
ultramarinas afirmando que o colonialismo se
caracteriza pela dominação de alguns grupos sobre
outros, o que não ocorria no caso português; que as
Províncias do Ultramar português eram exemplos
lapidares de democracia racial, ao contrário de casos
como o da Rodésia ou da África do Sul.”
(Adaptado de: LEME, Rafael Souza Campos de Moraes. Absurdos e milagres: um
estudo sobre a política externa do Lusotropicalismo (1930–1960). Brasília:
Fundação Alexandre de Gusmão, 2011. p. 103.)
Com base na comparação entre os argumentos do sociólogo
Gilberto Freyre e as justificativas do governo português diante
da ONU, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Os argumentos de Freyre foram apropriados pelo governo
salazarista com o objetivo de legitimar o colonialismo
português.
( ) As teses do lusotropicalismo freyreano reforçavam o
discurso etnocêntrico e imperialista da missão civilizatória
do homem branco.
( ) Tanto as formulações teóricas de Freyre quanto as
justificativas do governo português rejeitavam as teorias
racistas como as que fundamentavam regimes de apartheid
vigentes na época.
As afirmativas são, respectivamente,
Os depoimentos a seguir são avaliações sobre a Revolução
Industrial, suas inovações e contradições sociais, realizadas por
intelectuais que testemunharam o processo de afirmação do
sistema fabril na Europa, no século XIX.
“O nosso tempo é o da máquina. Em toda parte o artesão foi
expulso para dar lugar a um operário sem alma, mas mais
veloz. A lançadeira foge dos dedos do tecelão e cai entre os
dedos de aço que a fazem girar mais rapidamente”.
(Adaptado de Thomas Carlyle, Os sinais do tempo, 1829.)
“Coketown [cidade do carvão] era uma cidade de máquinas e de
altas chaminés, que exalavam incessantemente serpentes de
fumaça. Era atravessada por um canal negro e possuía
amontoados de fábricas, onde o pistão da máquina a vapor subia e
descia em um ritmo monótono, parecido com o da cabeça de um
elefante em um estado de demência melancólica”.
(Adaptado de Charles Dickens, Tempos difíceis, 1854.)
“Os trabalhadores já tentaram muitas vezes enfrentar o capital,
conseguindo estabelecer um acordo com base no qual não
aceitam trabalhar abaixo de um determinado pagamento
mínimo. Esforço inútil! O capital pode facilmente encontrar
mão–de–obra alhures e pode resistir mais tempo, enquanto o
trabalhador é constrangido, pelas necessidades da vida, a
aceitar qualquer pagamento.”
(Adaptado de Friedrich Harkort, Sobre os obstáculos da civilização e sobre a
emancipação das classes inferiores, 1844.)
Com base nos depoimentos, assinale a alternativa que
identifica corretamente os juízos neles expressos.
No mapa a seguir, os pontos destacados correspondem às bases aéreas norte–americanas mapeadas pelo Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS), de Londres, em 2012.
A educação em arte inclui experiências de percepção e análise de produções visuais, sejam originais, sejam reproduções, bem como o conhecimento de diferentes obras de artes visuais marcantes na cultura nacional e internacional.
Analise as imagens acima e assinale a alternativa que se refere corretamente a exemplos da produção artística contemporânea brasileira em sua multiplicidade de manifestações.
Com o objetivo de exercitar a leitura e a interpretação de instalações de artistas contemporâneos, o docente organizou uma incursão virtual ao Portfólio da artista Aninha Duarte, tendo selecionado a reprodução da instalação Analgesias Votivas.
Com base na imagem, assinale a alternativa que identifica corretamente um aspecto da pética visual na linguagem contemporânea da instalação.
Examine dois exemplos de linguagens artísticas: o poema Maçã (1938), de Manoel Bandeira e o quadro Natureza morta com maçãs (1890), de Paul Cézane.
Por um lado te vejo como um seio murcho
Pelo outro como um ventre de cujo umbigo pende
ainda o cordão placentário
És vermelha como o amor divino
Dentro de ti em pequenas pevides
Palpita a vida prodigiosa
Infinitamente
E quedas tão simples
Ao lado de um talher
Num quarto pobre de hotel.
As afirmativas abaixo descrevem corretamente a relação entre as duas linguagens artísticas exemplificadas acima,
à exceção de uma. Assinale a.Em colaboração com o professor de geometria,, um professor de artes propõe uma atividade lúdica para desenvolver a percepção visual e a construção espacial relativa. O objetivo da atividade é identificar e distinguir diferentes tipos de simetria no plano, a partir da análise de obras de M. C. Escher.. Inicialmente se oferece uma definição dos tipos de simetria:
3- simetria de reflexão: a figura bidimensional é refletida em relação a um eixo linear, de modo a fazê la corresponder, ponto a ponto, com a imagem original.
“Ao observarmos as músicas de maior sucesso lançadas na segunda metade da década de 1950 até os primeiros anos de 1960, identificamos um gênero inovador que trazia o samba tocado de um jeito ‘modificado’, muito influenciado pelo jazz norte.americano. ”
Assinale a alternativa que identifica o gênero musical ao qual se trata o fragmento acima.
Percebendo a necessidade de criar um sistema de fácil apreensão para o ensino de técnicas teatrais, Viola Spolin desenvolveu uma metodologia de ensino com base no jogo teatral.
A respeito da importância do jogo no ensino de teatro, analise as afirmativas a seguir.
I. O jogo instiga e faz emergir uma energia do coletivo pouco utilizada e compreendida.
II. No processo de aprendizagem na infância, segundo Piaget e Vygotsky, o jogo tem uma grande importância.
III. O Jogo, mais do que mera atividade lúdica, está no cerne das manifestações de inteligência do ser humano.
Assinale:
A Revolução Francesa extinguiu a sociedade do Antigo Regime, típica dos tempos modernos, que se caracterizava por ser:
Vargas seria veiculado junto aos jovens e às crianças como um ser superior estratégia usada pelas políticas de culto à personalidade. Por isso mesmo, foi durante o Estado Novo que se construiu definitivamente o mito Vargas, fruto do carisma do presidente, mas também da eficiente máquina de propaganda existente. (D'ARAUJO,MariaCelina.O Estado Novo .Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000, p. 36).
Com relação à cultura, à educação e à propaganda no Estado Novo, é correto afirmar que:
A França apresenta-se como o país típico do mercantilismo em sua forma clássica. Suas lutas contra a Espanha, contra a Holanda e, por último, contra a Inglaterra, traem facilmente as preocupações mercantis e coloniais da monarquia francesa No governo de Luís XIV, a adoção de uma política protecionista e manufatureira de grande amplitude caracteriza o mercantilismo na França. Denominamos o mercantilismo francês nessa época de: (FALCON, Francisco J.C. Mercantilismo e Transição. São Paulo: Brasiliense,Coleção, 1981. p. 75).
No governo de Luís XIV, a adoção de uma política protecionista e manufatureira de grande amplitude caracteriza o mercantilismo na França. Denominamos o mercantilismo francês nessa época de:
Na tendência tradicional, a Pedagogia Liberal se caracteriza por: