Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questão: 758408 - CESPE - 2018 - FUB - Técnico de Laboratório - Análises Clínicas

Na realização de testes de controle de qualidade de um imunoensaio para dosagem de um anticorpo (denominado anti-X), foram avaliados dois kits comerciais de fabricantes diferentes, kit 1 e kit 2. Cada kit foi testado com duas amostras: a amostra A foi preparada com a concentração de 0,5 µg/mL de anti-X, juntamente com 0,5 mg/mL de cinco outros anticorpos diferentes de anti-X, ao passo que a amostra B foi preparada com 0,25 µg/mL de anti-X na ausência de outros anticorpos. Foram repetidas 10 dosagens de cada amostra com cada kit, num total de 40 análises, conforme apresentadas na tabela e no gráfico a seguir.

No gráfico, os quadrados representam os resultados da amostra A dosada com o kit 1, os asteriscos representam os resultados da amostra A dosada com o kit 2, os triângulos representam os resultados da amostra B dosada com o kit 1 e os círculos representam os resultados da amostra B dosada com o kit 2. Considerando essas informações, julgue o item a seguir.

Se, na repetição dos testes do kit 1, com a amostra na concentração de 0,5 µg/mL na ausência dos demais anticorpos, for verificada a variabilidade semelhante à observada para a amostra B (0,25 µg/mL na ausência de outros anticorpos), então o teste do kit 1 apresentará maior seletividade que o do kit 2.

Carregando...
GABARITO: Errado
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282