Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questão: 637904 - INEP - 2016 - ENADE - Medicina Veterinária

Com relação às ações de vigilância e controle dessa enfermidade no Brasil, avalie as afirmações a seguir.

I. Não se recomenda o tratamento de cães infectados, pois a utilização rotineira de drogas tradicionalmente empregadas para o combate à LV induz a remissão temporária dos sinais clínicos, não previne recidivas e pode provocar seleção de parasitos resistentes aos medicamentos usados para o tratamento humano.

II. A indicação das atividades de controle vetorial depende das características epidemiológicas e entomológicas de cada localidade; assim, por exemplo, a utilização de inseticidas de ação residual deve ser realizada para o controle dos flebotomíneos, mesmo em municípios sem registro de casos autóctones de LV canina e/ou humana.

III. A eutanásia canina, de responsabilidade do médico veterinário, é recomendada a todos os animais que apresentarem exame parasitológico positivo e/ou sororreagentes, e o destino de cadáveres de animais submetidos à eutanásia ou que tenham morrido devido à leishmaniose deve obedecer ao regulamento técnico disposto pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde.

IV. O controle da LV, de acordo com a política de saúde vigente no país, é de responsabilidade do Sistema Único de Saúde, com vistas à organização dos serviços de saúde para viabilizarem o atendimento precoce dos casos humanos e oferecerem condições necessárias ao acompanhamento dos indivíduos em tratamento, evitando o abandono e as complicações da doença.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
GABARITO: D
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282