Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questão: 636837 - INEP - 2016 - ENADE - Agronomia

A integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) deve ser considerada uma estratégia que visa a produção sustentável por meio da integração de atividades agrícolas, pecuárias e florestais. As atividades são realizadas na mesma área, em cultivo consorciado, em sucessão ou rotacionado, na busca de efeitos sinérgicos entre os componentes do agroecossistema, contemplando a adequação ambiental, a valorização do homem e a viabilidade econômica. O atual conceito de ILPF contempla as quatro combinações de componentes possíveis: integração lavoura-pecuária (agropastoril), integração pecuária-floresta (silvipastoril), integração lavoura-floresta (agroflorestal) e a integração lavoura-pecuária-floresta (agrosilvipastoril).

Considerando a adoção dessas estratégias, com vistas à sustentabilidade por meio da combinação da produção com a conservação dos recursos naturais, avalie as afirmações a seguir.

I. As possibilidades de combinações entre os componentes do sistema ILPF são muitas e os ajustes se fazem necessários conforme o interesse do produtor e os aspectos edafoclimáticos e mercadológicos.

II. A ILPF é uma estratégia de produção que apresenta limitações quanto ao tamanho da propriedade e ao nível tecnológico do produtor rural.

III. A implantação de uma ILPF de sucesso demanda um planejamento criterioso, com a definição de ações de curto, médio e longo prazo, e levando-se em consideração que o condicionamento inicial do solo é importante para o começo do sistema.

IV. Sistemas de ILPF melhoram as condições físicas, químicas e biológicas do solo, aumentam a ciclagem e eficiência na utilização dos nutrientes, reduzem a pressão por abertura de novas áreas e viabilizam a recuperação de áreas com pastagens degradadas.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
GABARITO: D
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282