Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questão: 632545 - INEP - 2017 - ENADE - Arquitetura e Urbanismo

O planejamento de uma infraestrutura verde pode propiciar a integração entre natureza e cidade, fazendo que esta seja mais sustentável e resiliente aos impactos ambientais. A seguir, são apresentados dois projetos em que se destacam as infraestruturas verdes: o Emerald Necklace, em Boston, nos EUA, e o Parque Barigui, em Curitiba - PR.

A principal característica distintiva do sistema municipal de Boston é o seu design projetado como uma série de parques, cada um com caráter de paisagem individual e funções especiais recreativas, unidas em uma cadeia de possibilidades de movimentos, passeios e caminhadas, formando uma grande avenida parque de tipo pitoresco, que percorre o coração da cidade e o cenário rural dos subúrbios.

O Parque Barigui, assim como os de mais parques da cidade de Curitiba, faz parte de uma política municipal de preservação de fundos de vale que objetiva evitar o assoreamento e a poluição dos rios por meio de monitoramento, proteger a mata ciliar, bem como impedir a ocupação irregular das suas margens, tornando essas áreas abertas à população na forma de parques.

A partir das informações e imagens apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. Projetos de infraestrutura verde permitem que se configure uma rede de parques interligados para o restabelecimento da dinâmica hídrica urbana.

II. Os projetos que aliam o controle de enchentes com a preservação da qualidade do ar, das águas e do solo, e que priorizam a proteção da biodiversidade, a circulação de pessoas, a amenização do clima, a recreação e o lazer são exemplos de projetos de infraestrutura verde.

III. Projetos de infraestrutura verde orientam o planejamento urbano das cidades citadas, com o objetivo de preservar as áreas verdes urbanas e a biodiversidade.

É correto o que se afirma em

Carregando...
GABARITO: E
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282