Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questão: 632540 - INEP - 2017 - ENADE - Arquitetura e Urbanismo

As wetlands construídas, conhecidas também como jardins filtrantes, são sistemas naturais de tratamento de esgoto, compostos por plantas aquáticas macrófitas que fazem a fitodepuração dos dejetos. Se comparadas com os sistemas convencionais de tratamento, são de baixo custo, de fácil operação e manutenção e não geram odores. Atualmente, a construção de wetlands tem sido utilizada em vários países para tratamento de esgotos e recuperação de rios degradados e seu entorno.

Um ótimo exemplo de sucesso desse sistema é o projeto Pare du Chemín de l'lle, na cidade de Nanterre, França. Inaugurado em 2006 e ampliado em 2012, o parque é parte de um amplo programa municipal de revitalização urbana no entorno do Rio Sena, e suas águas são tratadas por meio de uma rede de wetlands construídas, que tem por objetivos a regeneração da biodiversidade local, a despoluição da água do Rio Sena e a criação de áreas e conexões verdes entre bairros. O projeto, que revitalizou não somente a área, mas também todo o seu entorno, atraí novos empreendimentos para o local.

Considerando as informações e as imagens apresentadas, avalie as afirmações a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A associação de wetlands construídas e parques oferece a possibilidade de construção de um espaço esteticamente atraente, ao contrário do que se obtinha com estações de tratamento de esgoto convencionais.

PORQUE

II. O sistema de wetlands construídas é uma alternativa interessante para tratamento de esgoto por seu baixo custo de instalação e operação e por não se utilizarem produtos químícos no processo.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Carregando...
GABARITO: B
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282