Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questão: 632526 - INEP - 2017 - ENADE - Arquitetura e Urbanismo

As cidades são lugares dinâmicos com diversas atividades econômicas, tanto industriais como comerciais. Trocas materiais (mercadorias, fluxo de pessoas etc.) e imateriais(fluxo de informações) ocorrem entre as cidades, o que forma a rede urbana, na qual cada cidade tem um poder diferente de influência. De acordo com sua importância econômica e política, e com a oferta de equipamentos públicos e serviços para a população, a cidade ocupa uma posição na hierarquia urbana.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou um estudo denominado Rede de Influência de Cidades, que mostra como estão estruturadas a hierarquia e a rede urbana brasileiras. A imagem a seguir representa parte do mapa da estrutura da hierarquia urbana e das redes de influência das cidades.

A partir do texto e do mapa apresentados, avalie as afirmações a seguir.

I. As metrópoles nacionais possuem influência que gira em torno da escala regional, geralmente municípios circunvizinhos.

II. As grandes metrópoles nacionais possuem como característica oferecer bens e serviços que não são encontrados nos outros aglomerados urbanos.

III. As metrópoles costumam agregar, no entorno, duas ou mais cidades, o que, quase sempre, caracteriza o processo de conurbação.

É correto o que se afirma em

Carregando...
GABARITO: D
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282