Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questão: 623538 - CPCON - 2017 - UEPB - Administrador , CPCON - 2017 - UEPB - Advogado , CPCON - 2017 - UEPB - Economista , CPCON - 2017 - UEPB - Pedagogo , CPCON - 2017 - UEPB - Psicólogo , CPCON - 2017 - UEPB - Secretário Executivo

Com relação ao desabafo de Caetano Veloso, na página anterior, acerca da “derrapagem linguística" de sua equipe redatora: “O 'a' é apenas a preposição nesse caso. Bituca não é uma mulher, nem um nome em que você pode usar o artigo feminino antes", julgue cada uma das afirmativas abaixo.

I- Embora no Sudeste não seja percebido, em usos linguísticos de algumas regiões do Brasil, mais precisamente no Norte, é comum, sim, o uso de artigos, femininos ou masculinos, antecedendo nomes próprios, tais como: O Luiz..., A Luiza, etc. Portanto, na sua admoestação - do ponto de vista do reconhecimento do chamado regionalismo linguístico no Brasil - o nobre poeta Caetano pode ter cometido um preconceito linguístico de natureza regional.

II- Seguindo a mesma lógica sintática acima de Caetano Veloso, no período “Devo a você a minha vida. O meu desabafo a outros não convém, mas a ti, sim.", há dois casos de objeto indireto que exigem, necessariamente, acento marcador de crase.

III- O desabafo de Caetano Veloso é impertinente, improcedente e demonstra certo desconhecimento do poeta acerca do normativismo gramatical.

É CORRETO o que se afirma em:

Carregando...
GABARITO: C
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282