Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questão: 234552 - CESGRANRIO - 2012 - Caixa - Engenheiro Civil

Um engenheiro foi solicitado a elaborar um parecer sobre as condições de uma rampa externa em rota acessível, executada em um edifício recém-construído. Visitando o local, ele verificou que a largura da rampa atendia ao fluxo de pessoas e que não havia inclinações transversais nem paredes laterais, mas guarda-corpos metálicos em ambos os lados, firmemente fixados ao piso.
Os esquemas a seguir apresentam as medidas e os elementos encontrados no local.



Baseado na NBR 9050:2004 (Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos), o engenheiro constatou que o fato de haver guarda-corpo contínuo dos dois lados, sem interrupção no patamar, atende a uma das prescrições dessa norma. Constatou também que a rampa não apresentava inclinações transversais, as quais são limitadas pela norma em 3% para rampas externas.

Levando em conta essa norma, apresente uma análise, que servirá de subsídio ao engenheiro para elaboração do parecer, considerando os seguintes elementos técnicos: largura da rampa, inclinação dos segmentos da rampa, patamar entre os segmentos, guarda-corpos e corrimãos. Em sua análise, aborde quatro aspectos desses elementos e justifique a conformidade ou não com a referida norma, comparando as características ou medidas executadas com as estabelecidas na NBR 9050:2004.

Carregando...
GABARITO:
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282