Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questão: 227650 - INEP - 2013 - ENADE - Agronomia

O conjunto de propriedades de uma associação de agricultores que se tem destacado no cultivo de diversas variedades de milho crioulo consiste numa reserva de grande biodiversidade de sementes de milho. Entretanto, nos limites dessas propriedades, estão situadas grandes lavouras de milho transgênico, resistente a lagartas e ao herbicida glifosato. Preocupada com a entrada de pólen oriundo das lavouras transgênicas e a consequente contaminação das variedades crioulas, essa associação procurou orientação técnica de engenheiros agrônomos, que defenderam diferentes opiniões a respeito e apresentaram as seguintes argumentações.



I. O milho, por ser uma planta alógama, permite até 95% de fecundação cruzada, e o pólen oriundo das lavouras transgênicas, pelo vento, pode atingir as variedades crioulas, e alterar o genoma dessas variedades na próxima geração.



II. Devido à elevada taxa de polinização cruzada no milho, é possivel que as variedades crioulas recebam pólen dos cultivos transgênicos, podendo as sementes produzidas nessa fecundação perder características da variedade crioula.



III. As variedades crioulas não correm riscos de contaminação com pólen transgênico, pois a fecundação cruzada do milho ocorre entre plantas muito próximas, dentro da mesma lavoura, e não entre plantas distantes.



IV. Mesmo que o pólen das plantas transgênicas atinja as flores femininas do milho crioulo, os transgenes não serão inseridos no genoma das plantas crioulas e as sementes produzidas manterão, plenamente, as características da variedade crioula.



É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
GABARITO: A
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282