Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

A tecnologia utilizada para a transformação genética de plantas não pode prescindir de forte embasamento científico que permite avaliar as possibilidades e limitações da liberação de plantas transgênicas, em larga escala, no meio ambiente. A transformação de plantas cultivadas via transgenia é uma tecnologia que tem sido rápida e facilmente dominada por diferentes laboratórios.



Em relação à transgenia, avalie as afirmações a seguir.



I. Um dos problemas da transgenia consiste na dificuldade de prever onde ocorrerá a inserção do DNA transformante e a que fatores regulatórios esse DNA, estranho ao processo evolutivo do genoma, será submetido ou submeterá os demais genes.



II. A transgenia, por envolver diretamente a base da alimentação humana, pode prescindir de algumas definições científicas, como de “equivalência substancial" entre alimentos transgênicos e naturais, ligada à visão mais profunda da organização, expressão e regulação dos genomas.



III. A liberação de produtos transgênicos é feita com base na Lei de Biossegurança, que criou a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CNTBio).



IV. Quanto às análises de risco para a saúde humana, constata-se a insuficiência de conhecimento científico que embase os julgamentos prévios à liberação dos produtos transgênicos.



É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
GABARITO: D
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282