Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Disciplinas


Odontologia (ENADE)

  Resolva todas as 130 questões dessa disciplina


Quantidade de questões por assunto:

Tire suas dúvidas sobre o curso de Odontologia

Você certamente já ouviu algum momento aquela frase que diz que o sorriso o melhor cartão de visitas de uma pessoa. E claro, há um profissional responsável por fazer que esse cartão de visitas esteja sempre impecável. O dentista ou odontólogo tem importância gigantesca na vida e no bem estar de todas as pessoas, sempre cuidando de maneira muito carinhosa e atenciosa da nossa saúde bucal.

E se você está lendo este texto é porque tem o sonho de cursar Odontologia, e ainda tem dúvidas a respeito do curso. Veio então ao lugar certo, pois a partir de agora iremos falar um pouco mais sobre essa tão especial graduação e provar que, caso ainda tenha dúvida, vale muito a pena sim dedicar-se a ela.

Antes de mais nada, é muito importante você saber o que estudará durante a faculdade que, seguindo regulamentação do Ministério da Educação, tem duração de cinco anos, correspondendo a uma carga horária mínima de 4.000 horas. Abaixo destacamos as disciplinas mais importantes:

Assim como na Medicina, onde existem várias especialidades, na Odontologia elas também são inúmeras, cada uma delas voltada a uma situação específica, e você também conhecerá todas as opções durante a faculdade, mas vamos desde já adiantar por aqui as que mais costumam ser escolhidas: Clínica Geral; Odontopediatria; Ortodontia; Odontogeriatria; Endodontia; Periodontia; Implantodontia; Buco Maxilo Facial; Odontologia Aplicada ao Esporte; Odontologia Estética; Prótese Dentária; Traumatologia. Isso para citar apenas algumas, mas claro, há chances de que você se identifique por alguma outra que não esteja nesta lista.

Muitos profissionais da área preferem logo de imediato buscar uma oportunidade no funcionalismo público, onde costumam ser disponibilizadas uma grande quantidade de vagas. Para tanto, é necessário contar com o auxílio de um bom curso para concurso, que terá o necessário para tornar sua preparação a mais eficiente possível, uma vez que oferecem vídeo aula para concurso, apresentando apenas conteúdos que de fato caem nas provas.

Porém, por mais que seja óbvio, é sempre importante lembrar que só pode concorrer a certames para a função de dentista quem já está formado e de posse do diploma.

Se você está fazendo a faculdade de Odontologia, seja no início do curso ou prestes a concluir, fique atento, pois há chances de ser convocado a participar do Enade - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Uma prova que avalia o desempenho dos alunos de determinados cursos superiores no que diz respeito a conteúdos programáticos, habilidades e competências para atuação profissional, além da compreensão sobre outras áreas de conhecimento. Seu resultado colabora com os indicadores de qualidade da educação superior.

Portanto, se o Enade Odontologia estiver na lista dos que serão avaliados e você for chamado para fazer a prova, nem pense em recusar o convite. Na realidade não existe a obrigatoriedade em participar da avaliação, porém, caso não a faça, não terá direito ao seu diploma.

Não há o que temer, pois trata-se de uma prova muito simples, que você pode ter conhecimento de todas as regras antecipadamente através de um edital divulgado pelo Inep.

A prova de formação geral, contém 10 questões, sendo 8 objetivas e 2 discursivas, onde será necessário lidar com situações-problema. Há ainda a prova específica, com um total de 30 questões, das quais 27 são de múltipla escolha e 3 discursivas onde, a exemplo da anterior, será necessário resolver situações-problema, além de estudo de caso. As questões Enade Odontologia que aparecerão na prova, sempre terão a ver diretamente com o que você já aprendeu ou está aprendendo em seu curso.

Esperamos que esse texto tenha respondido suas dúvidas e que você siga firme no propósito de realizar o sonho de tornar-se um dentista ou odontólogo, passando a ter importância fundamental na saúde e bem estar de muitas pessoas.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282