Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Disciplinas


Farmácia (ENADE)

  Resolva todas as 97 questões dessa disciplina


Quantidade de questões por assunto:

Tire suas dúvidas sobre o curso de Farmácia

Uma das profissões mais antigas de que se tem conhecimento, e que perdura até hoje mantendo a mesma importância, é a de Farmacêutico. Há muitos anos esses profissionais eram conhecidos como botânicos, uma vez que ainda não havia um curso específico voltado para a área e os medicamentos eram produzidos a base de ervas e outras plantas.

Aqueles que se formam em Farmácia têm a enorme responsabilidade de participar de todo o processo de produção dos medicamentos, desde a parte industrial, onde são efetivamente feitos, até a apresentação ao consumidor final, indicando a forma correta e segura de utilizá-lo.

Bom, se você chegou a este texto é porque sonha cursar Farmácia, e ainda tem dúvidas a respeito do curso. Então está no lugar certo, pois a partir de agora iremos falar um pouco mais sobre essa tão especial graduação e provar que, caso ainda tenha dúvida, vale muito a pena sim dedicar-se a ela.

Antes de mais nada, é muito importante você saber o que estudará durante a faculdade que, seguindo regulamentação do Ministério da Educação, tem duração de cinco anos, correspondendo a uma carga horária mínima de 4.000 horas. Abaixo destacamos as disciplinas mais importantes:

Assim como na Medicina, onde existem várias áreas de atuação, na Farmácia elas também são inúmeras, cada uma delas voltada a uma situação específica, e você também conhecerá todas as opções durante a faculdade, mas vamos desde já adiantar por aqui as que mais costumam ser escolhidas: Acupuntura, Auditoria Farmacêutica, Parasitologia Clínica, Controle de Pragas Urbanas, Banco de Sangue ou de Órgãos, Fitoterapia, Toxicologia Forense. Isso para citar apenas algumas, mas claro, há chances de que você se identifique por alguma outra que não esteja nesta lista.

Já no que diz respeito aos locais onde um farmacêutico pode atuar, engana-se quem pensa exclusivamente em farmácias. Há muitas oportunidades em hospitais, sejam eles públicos ou particulares; indústrias, desde as de medicamentos até as alimentícias; laboratórios de análises clínicas; vigilância sanitária; enfim. O mercado de trabalho é bastante amplo.

Porém, muitos profissionais da área preferem logo de imediato buscar uma oportunidade no funcionalismo público, onde costumam ser disponibilizadas uma grande quantidade de vagas. Para tanto, é necessário contar com o auxílio de um curso online, que terá o necessário para tornar sua preparação mais eficaz e específica, uma vez que oferecem vídeoaula para concurso, onde será possível ver apenas conteúdos que realmente caem nas provas.

Porém, por mais que seja óbvio, é sempre importante lembrar que só pode concorrer a certames para atuar como Farmacêutico quem já é formado e tem posse do diploma.

Se você está fazendo a faculdade, seja no início do curso ou prestes a concluir, fique atento, pois há chances de ser convocado a participar do Enade - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Uma prova que avalia o desempenho dos alunos de determinados cursos superiores no que diz respeito a conteúdos programáticos, habilidades e competências para atuação profissional, além da compreensão sobre outras áreas de conhecimento. Seu resultado colabora com os indicadores de qualidade da educação superior.

Portanto, se o Enade Farmácia estiver na lista dos que serão avaliados e você for convidado a participar da prova, é de extrema importância que aceite e a faça. Não que você seja obrigado, mas é bom saber que caso não compareça, não terá direito a receber o diploma ao final do curso.

A prova Enade Farmácia é bastante simples e você poderá ter conhecimento a respeito de todas as regras de maneira antecipada através de um edital divulgado pelo Inep.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282