Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Disciplinas


Enfermagem (ENADE)

  Resolva todas as 130 questões dessa disciplina


Quantidade de questões por assunto:

Tire suas dúvidas sobre o curso de Enfermagem

De acordo com o dicionário, Enfermagem é a função de quem é responsável pelo tratamento de pessoas enfermas, providenciando remédios, fazendo curativos e cuidando da higiene do paciente. Mas sabemos que vai muito além disso. Wanda Horta, enfermeira responsável por introduzir os conceitos de enfermagem atualmente aceitos nos Brasil, define de forma muito mais sensível, ao dizer que trata-se da “ciência e a arte de assistir ao ser humano, no atendimento de suas necessidades básicas...é fazer pelo ser humano tudo aquilo que ele não pode fazer por si mesmo”.

Ser enfermeira ou ser enfermeiro é mais do que simplesmente se responsabilizar pelo tratamento de enfermos. Talvez seja uma das profissões mais altruístas de que se tem conhecimento, uma vez que o pensamento de ajudar e cuidar do próximo é quase integral. É se fazer presente junto a quem precisa sem exigir que aquela pessoa dê algo em troca. O único e real interesse é vê-la bem, recuperada.

Mas por que essa introdução, você se pergunta. Porque queremos provar a você que ainda tem dúvida, que sim, vale muito a pena fazer uma graduação em Enfermagem, principalmente se você gosta de cuidar de pessoas. Pode ter certeza que você terá uma das profissões mais bonitas de que se tem conhecimento.

Bom, falamos um pouco sobre o conceito e o que faz um enfermeiro. Só que também é muito importante você saber o que estudará durante o curso, que tem duração de 4 anos. E os assuntos são os seguintes:


No que diz respeito às especialidades, elas são as mais diversas, porém as mais habituais são Enfermagem Geral, Enfermagem Pediátrica, Enfermagem do Trabalho, Enfermagem de Saúde Pública, Enfermagem Médico-Cirúrgica, Enfermagem Obstétrica, Pesquisa Clínica e Gestão de Qualidade.

Já quando se fala em funcionalismo público, cujas vagas também são muito buscadas pelos profissionais dessa área, costumamos ver ofertas de oportunidades para a função de Enfermeiro propriamente dita, mas também para Técnico de Enfermagem e Auxiliar de Enfermagem. Um bom preparatório para concurso certamente possui o necessário para que a conquista de um desses cargos aconteça, uma vez que oferecem o artifício da vídeo aula para concurso, com apresentação apenas de conteúdos que realmente são cobrados nas provas.

Só que, claro, antes de partir para a busca do seu cargo público, é necessário conquistar seu diploma, caso você ainda não o tenha em mãos. Se você está cursando a faculdade de Enfermagem, tendo recém-ingressado ou estando em vias de concluí-la, fique atento, pois poderá ser convocado a participar do Enade - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.

Trata-se de uma prova que visa avaliar o desempenho dos estudantes de determinados cursos superiores no que diz respeito a conteúdos programáticos, habilidades e competências para atuação profissional, além da compreensão sobre outras áreas de conhecimento. Seu resultado colabora com os indicadores de qualidade da educação superior.

Agora preste bastante atenção! Se o Enade Enfermagem estiver na lista dos que serão avaliados e você for chamado para fazer a prova, nem pense em recusar o “convite”. A participação é obrigatória e, sem ela, você não terá direito ao seu diploma.

Mas fique tranquilo caso isso aconteça, não se trata de nenhum bicho de sete cabeças. E para te ajudar, você ainda terá o auxílio de um edital divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, popularmente conhecido como Inep, onde ficará por dentro do cronograma, dos prazos e dos procedimentos e responsabilidades aos quais precisará se ater.

E no que diz respeito às questões Enade Enfermagem que aparecerão na avaliação, não se preocupe, trata-se de perguntas que tenham a ver diretamente com o que você já vivenciou ou está vivenciando durante sua graduação.

A prova de formação geral, contém 10 questões, sendo 8 objetivas e 2 discursivas, onde será necessário lidar com situações-problema. Há ainda a prova específica, com um total de 30 questões, das quais 27 são de múltipla escolha e 3 discursivas onde, a exemplo da anterior, será necessário resolver situações-problema, além de estudo de caso.

Agora você já sabe tudo (e mais um pouco) a respeito do curso de Enfermagem. No mais, sucesso em sua caminhada e parabéns pela escolha de tão bela profissão!

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282