Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Disciplinas


Educação Física (ENADE)

  Resolva todas as 186 questões dessa disciplina


Quantidade de questões por assunto:

Tire suas dúvidas sobre o curso de Educação Física

Praticar exercícios é algo extremamente importante para nosso desenvolvimento, e desde muito cedo já contamos com a ajuda de um profissional fundamental para nos ensinar e incentivar a essa prática: o educador físico. A ligação com essa área com certeza está enraizada em nossas memórias, afinal de contas, são raras as pessoas que não tinham a Educação Física como uma das matérias preferidas nos tempos de escola.

Porém, a função dele vai muito além de entregar a bola de futebol ou basquete para os alunos jogarem, apesar de muitos recordarem apenas dessa forma. Mas tente puxar pela memória quantas vezes ele incentivou a participar das atividades, corrigiu sua postura em determinado momento da aula, te fez querer continuar praticando o esporte mesmo fora da escola...

Pois é! O profissional de Educação Física tem como principal função promover a saúde e a qualidade de vida. E não limita-se apenas às crianças. Pessoas de todas as idades podem ser cuidadas por ele, afinal de contas, a prática de exercícios é muito democrática. Não importa sua idade, situação financeira ou qualquer outra coisa, todos podem se exercitar, basta um pequeno espaço, e claro, vontade.

Mas por que essa introdução, você se pergunta. Porque queremos provar a você que ainda tem dúvida, que sim, vale muito a pena fazer uma graduação em Educação Física.

Bom, falamos um pouco sobre o conceito e o que faz um profissional de Educação Física. Só que também é muito importante você saber o que estudará durante a faculdade, cuja duração é de 4 anos. Vamos destacar as disciplinas mais importantes:

No que diz respeito às especialidades, elas são as mais diversas, mas vão depender da sua formação. No caso de Licenciatura, serão possível apenas atuar na função mais conhecida, ou seja, como Professor de Educação Física para crianças e adolescentes. Já no caso do Bacharelado, é possível atuar como personal trainer em academias ou particular, na reabilitação de pacientes em hospitais e clínicas, em clubes esportivos como preparador físico, na parte de lazer e recreação de hotéis, resorts, spas... Isso para citar apenas algumas opções.

Já quando se fala em funcionalismo público, cujas vagas também são muito buscadas pelos profissionais dessa área, costumamos ver sim uma boa quantidade de oportunidades. Um bom cursinho para concurso certamente possui o necessário para auxiliá-lo na preparação, uma vez que oferecem vídeo aula para concurso, com apresentação apenas de conteúdos que realmente são cobrados nas provas.

Mas claro, antes de partir para a busca do seu cargo público, é necessário conquistar seu diploma, caso você ainda não o tenha em mãos. Se você está cursando a faculdade de Educação Física, tendo recém-ingressado ou estando em vias de concluí-la, fique atento, pois poderá ser convocado a participar do Enade - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.

Trata-se de uma prova que visa avaliar o desempenho dos estudantes de determinados cursos superiores no que diz respeito a conteúdos programáticos, habilidades e competências para atuação profissional, além da compreensão sobre outras áreas de conhecimento. Seu resultado colabora com os indicadores de qualidade da educação superior.

Agora preste bastante atenção! Se o Enade Educação Física estiver na lista dos que serão avaliados e você for chamado para fazer a prova, deve dizer “sim” ao convite. Não que você seja obrigado a fazer a prova, porém, caso não a faça, não terá direito ao seu diploma.

Mas fique tranquilo se isso acontecer, trata-se de uma avaliação muito tranquila. E todas as regras referentes a ela podem ser conhecidas antecipadamente, através de um edital divulgado pelo Inep.

E no que diz respeito às questões Enade Educação Física que aparecerão na prova, trata-se de perguntas que tenham a ver diretamente com o que você já aprendeu ou está aprendendo em seu curso.

A prova de formação geral, contém 10 questões, sendo 8 objetivas e 2 discursivas, onde será necessário lidar com situações-problema. Há ainda a prova específica, com um total de 30 questões, das quais 27 são de múltipla escolha e 3 discursivas onde, a exemplo da anterior, será necessário resolver situações-problema, além de estudo de caso.

No mais, só temos a parabenizá-lo pela escolha de tornar-se um educador físico e querer fazer a diferença na vida de muitas pessoas.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282