Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Disciplinas


Biomedicina (ENADE)

  Resolva todas as 134 questões dessa disciplina


Quantidade de questões por assunto:

Carreira na Biomedicina

A Biomedicina é uma carreira situada entre a Biologia e a Medicina, os profissionais não fazem cirurgias nem prescrevem medicamentos, mas realizam pesquisa sobre doenças, exames clínicos, desenvolvem tratamentos, novas formas de prevenção e aumento da qualidade de vida. Como requisito para se formar é necessário passar pelo enade biomedicina. E, a melhor maneira de se preparar é treinando com questões enade biomedicina.

No enade os formandos passarão por 10 questões de formação geral, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos. Por outro lado, serão cobradas também 30 questões de conhecimento específico, sendo três delas discursivas e 27 de múltipla escolha, envolvendo da mesma maneira situações-problema e estudos de casos.

Além do conteúdo de biomedicina, os formandos também têm os exames avaliados em aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto.Além do conteúdo de biomedicina, os formandos também têm os exames avaliados em aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto.

Quanto as opções para trabalhar, o profissional formado em biomedicina pode atuar em institutos de pesquisas, laboratórios de análises clínicas, hospitais, bancos de sangue e na indústria de medicamentos, o profissional também pode ingressar no serviço público. Mas para conquistar uma vaga é recomendado fazer um preparatório para concurso que possua video aula para concurso.

Para exercer a profissão de biomédico é exigido diploma de nível superior em curso de Biomedicina ou Ciências Biológicas – Modalidade Médica reconhecido pelo Ministério da Educação e também registro no Conselho Regional de Biomedicina (CRBM).

Quem sonha em cursar biomedicina precisa saber que este é um curso do tipo bacharelado, que tem duração de em média quatro anos. Durante este período os estudantes terão uma formação em disciplinas da área da saúde, com carga horária intensa de aulas práticas e atividades em laboratório. Para obter o diploma de bacharel, além do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é necessário cumprir também um período de estágio obrigatório supervisionado.

Atualmente existem 37 especializações reconhecidas pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) para os profissionais graduados que podem optar por seguir carreira nas áreas de pesquisa, saúde, meio ambiente, alimentos e docência, entre outras.

Dentre as principais funções de um biomédico podemos citar a realização de exames clínicos, bem como assinatura de laudos diagnósticos; observações sobre o sistema de defesa do organismo para desenvolvimento de remédios e vacinas; pesquisas na área de genética; análises físico-químicas e microbiológicas para fins de saneamento, segurança alimentar, entre outros. É possível também atuar na área acadêmica, tanto na docência como na pesquisa, coordenação, chefia, direção, perícia e auditoria seja em instituições de ensino superior ou outras empresas privadas. Falando nisso, o mercado de trabalho para quem se forma biomedicina oferece oportunidades em clínicas, hospitais, universidades, laboratórios de análises clínicas e de diagnóstico por imagem, institutos de pesquisa e ainda órgãos públicos de saúde e de vigilância sanitária.

Não há um piso salarial unificado para o profissional de biomedicina, a remuneração mínima costuma variar de um estado para o outro podendo iniciar em R$ 1,7 mil e chegar até R$ 4,1 mil.

Os biomédicos têm sua profissão regulamentada pela Lei 6.684, de 3 de setembro de 1979 e pelo Decreto n.º 88.439 de 28/6/1983. De acordo com essas regulamentações, só podem exercer a ocupação os biomédicos formados em cursos superiores de Biomedicina ou Ciências Biológicas – Modalidade Médica, reconhecidos pelo MEC e com registro regular no Conselho Regional de Biomedicina no estado onde trabalham.

Existem algumas habilitações que o profissional formado em biomedicina pode optar: acupuntura; análise ambiental; análises bromatológicas; anatomia patológica; auditoria; banco de sangue; biofísica; biologia molecular; biomedicina estética; bioquímica; citologia oncótica; embriologia; farmacologia; fisiologia; fisiologia geral; fisiologia humana; genética; hematologia; histologia humana; imagenologia; imunologia; informática de saúde; microbiologia; microbiologia de alimentos; parasitologia; patologia; patologia clínica; perfusão extracorpórea; psicobiologia; radiologia; reprodução humana; resíduos gerados pelos serviços de saúde; sanitarista; saúde pública; toxicologia; vetores e pragas urbanas e por fim virologia.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282