Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Disciplinas


Agronomia (ENADE)

  Resolva todas as 136 questões dessa disciplina


Quantidade de questões por assunto:

Tudo sobre o curso de Agronomia

De acordo com o dicionário, Agronomia é a reunião dos conhecimentos, técnicas e dos procedimentos práticos que conduzem o exercício da agricultura. Portanto, quem atua nessa área, ou seja, o agrônomo, precisa ser especialista no cultivo de gêneros agrícolas, na lida com animais para extração de leite, para corte e para abate, além da expertise para conservação do solo, controle de pragas, controle de qualidade, isso para citar apenas algumas funções.

Se você chegou até aqui é porque está pensando em matricular-se em uma faculdade de Agronomia, certo? Então veio ao lugar certo, pois no decorrer do texto iremos tirar muitas dúvidas em relação a esse tão importante curso. E temos certeza que ao terminar de lê-lo, qualquer incerteza que ainda venha a ter será deixada de lado.

Grade Curricular do Curso

Antes de mais nada, é muito importante você saber o que estudará durante a faculdade que, seguindo regulamentação do Ministério da Educação, tem duração de cinco anos, correspondendo a uma carga horária mínima de 4.000 horas. Abaixo destacamos as disciplinas mais importantes (obviamente podendo variar de acordo com a instituição de ensino na qual você vir a se matricular) que serão vistas ao longo desses 10 períodos:

Mercado de Trabalho

Muito embora não seja a única área de atuação, o trabalho diretamente no campo é o que mais oferece oportunidades e também o que mais é escolhido pelos que se formam em Agronomia. Entre as atividades mais comuns podemos citar drenagem e irrigação dos solos, manejo e conservação dos solos, mecanização na agricultura, processo de cultura e uso de fertilizantes.

Bom, já que falamos que a atuação direta no campo não é a única na qual um agrônomo pode exercer a profissão, nada mais correto que elencarmos também as demais áreas. De acordo com o CREA - Conselho de Engenharia e Agronomia - que é o responsável por representar a classe, a carreira também pode ser exercida na Administração e Economia; Biotecnologia, Engenharia Genética, Melhoramento Animal e Vegetal; Ecologia e Biodiversidade; Nutrição Animal; Planejamento Rural; e Tecnologia para Fins Agropecuários.

É possível ainda atuar na carreira acadêmica, lecionando em universidades, ou ainda como pesquisador, sendo que para isso é necessário fazer especializações.

Enade - Agronomia

Se você está fazendo a faculdade de Agronomia, independente de estar no início do curso ou nos últimos semestres, há chances de ser convocado a participar do Enade - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Trata-se de uma prova que avalia o desempenho dos alunos de determinados cursos superiores no que diz respeito a conteúdos programáticos, habilidades e competências para atuação profissional, além da compreensão sobre outras áreas de conhecimento. Seu resultado colabora com os indicadores de qualidade da educação superior.

Portanto, se o Enade Agronomia estiver na lista dos que serão avaliados e você for convidado a fazer a prova, aceite. Apesar de não existir obrigatoriedade na participação, caso não participe, perde-se o direito de receber o diploma ao concluir a graduação.

As provas Enade Agronomia em geral, contém 10 questões, sendo 8 objetivas e 2 discursivas, onde será necessário lidar com situações-problema. Há ainda a prova específica, com um total de 30 questões, das quais 27 são de múltipla escolha e 3 discursivas onde, a exemplo da anterior, será necessário resolver situações-problema, além de estudo de caso. As questões Enade Agronomia que aparecerão na prova, sempre terão a ver diretamente com o que você já aprendeu ou está aprendendo em seu curso.

É possível ainda encontrar em rápidas pesquisas provas de Agronomia com gabarito. Assim, caso precise, poderá usá-las como auxílio durante a preparação.

E então, conseguimos tirar todas as suas dúvidas a respeito do curso de Agronomia? Esperamos que sim! No mais, parabéns pela escolha e sucesso em sua caminhada!

Questões de concurso

Nesse texto você vai saber tudo sobre nosso site de questões de concurso, verá também questões de concurso por assunto, questões de concurso público com gabarito e muito mais! Com toda a certeza se você utilizar uma plataforma online, como a do aprova questões para responder questões de concurso, sua preparação ficará ainda melhor.

Responder questões de concurso

Em resumo é muito importante que ao se preparar para concursos, você comece pela leitura do edital para identificar dentro da bibliografia recomendada quais são os assuntos e temas que deverá estudar para conquistar sua vaga no serviço público. Feito isto, você pode optar por estudar com um curso online, de preferência que possua videoaulas e não apostilas, que expliquem e exemplifiquem todo o conteúdo. Optando por aprender o conteúdo de maneira online e com videoaulas, você poderá se preparar em qualquer lugar, e no horário que achar melhor conforme a sua rotina de trabalho ou de atividades que precisa realizar no dia a dia.

E depois que você já tiver lido e revisado todo o conteúdo, a melhor maneira de fixar tudo, testar e saber quais pontos você precisará dar mais atenção, é responder questões de concurso. Busque por concurso, assunto ou disciplina ou até mesmo pela última prova aplicada pelo órgão que você deseja ingressar. É possível também utilizar o filtro para selecionar tudo que já foi aplicado para o cargo que você deseja conquistar, selecionando ainda pelas bancas, também chamadas de organizadoras dos concursos públicos ou ainda pelo ano de aplicação das provas.

Da mesma maneira, você pode selecionar questões por instituição ou órgão público (por exemplo: Prefeituras, Secretarias Estaduais, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Eleitoral, entre outros); ano de aplicação (desde 1996 até o ano atual); disciplina (Administração, Língua Portuguesa, Matemática, Economia, Antropologia, Artes, Direito do Trabalho, Filosofia, Biologia, e muitas outras); nível de escolaridade (fundamental, médio ou superior); modalidade (múltipla escolha, discursiva e certo/errado) e ainda área de formação (Agronomia, Engenharia Civil, Jornalismo, Ciência da Computação, Direito, Educação Física, Enfermagem, Medicina e muitas outras opções).

E ainda, se você deseja ver questões de concursos públicos com vídeo resposta fique sabendo que isso também é possível. Além de você ter acesso ao texto das questões, poderá ver uma explicação sobre o tema tratado, gravada especialmente para a nossa plataforma, por um professor especialista no assunto, tema ou disciplina descrito na pergunta que você selecionou para responder. Com certeza essa ferramenta auxiliará muito no entendimento do tema e contribuirá para você conquistar a tão sonhada vaga de servidor público em qualquer órgão, seja na esfera municipal, estadual ou até mesmo federal.

Questões de concurso por assunto

Primeiramente, é importante ressaltar que nosso banco de dados possui milhares de questões de concurso público com gabarito, perguntas dos mais diversos assuntos, a fermenta é atualizada diariamente! Isso mesmo, todos os dias nossos colaboradores inserem as questões dos últimos concursos públicos realizados. E, além das questões de concurso, você também pode visualizar as questões de todas as edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame da Ordem dos Advogados (OAB) e Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Por exemplo, se você estuda para concursos de nível fundamental poderá filtrar apenas questões de concurso por assunto que tratem sobre equações de primeiro grau, regra três, conjuntos numéricos e operações, regras de acentuação, pontuação, entre outros temas de matemática e língua portuguesa. Por outro lado, se o seu objetivo são os certames de nível médio, poderá selecionar questões sobre conhecimentos gerais, atualidades, sistemas operacionais, planilhas de cálculos, hardware e software, probabilidade, porcentagem, regência verbal, gêneros textuais, entre outros. E se o seu sonho é uma vaga de nível superior é importante treinar com questões de direito constitucional e administrativo, segurança da informação e da internet, política, economia, estatística, geometria, sintaxe, semântica e muitos outros assuntos.

Por fim, existe ainda a possibilidade de você inserir uma anotação, referente a questão de concurso público que você está respondendo. Isso facilita muito seu aprendizado, você conseguirá gravar com mais facilidade aquele assunto complicado que precisa de atenção. Essa ferramenta foi criada para que você consiga destacar e comentar tudo o que acha importante referente ao tema estudado. E não se preocupe, a anotação é pessoal e sigilosa, somente você terá acesso e poderá visualizar o que escreveu.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282