Vagas para quem tem certificação CEA: como é o mercado?

Atualizado em 15/03/2022 às 14:00

Primeiramente, este post é especial para você que possui o certificado CEA e deseja seguir carreira na área financeira, mas não sabe onde encontrar boas oportunidades! Você veio ao lugar certo, pois em resumo, hoje vamos te contar sobre vagas para quem tem certificação CEA, certificação cea, certificação na área financeira, certificação para bancários, curso para bancários, especialista em investimento, e muito mais!

Conheça as certificações da carreira bancária

Em primeiro lugar, existem diversos tipos de certificação na área financeira, mas podemos citar como as principais certificações da carreira bancária as opções descritas na imagem a seguir:

certificações da carreira bancária

Saiba quais são as certificações da carreira bancária!

Certificação CEA

certificado cea

Saiba tudo sobre o certificado CEA

O Certificado de Especialista em Investimentos (CEA) também é feito pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, que também é conhecida como ANBIMA. O CEA pode ser considerado como o próximo passo depois de obter o CPA (que trataremos a seguir), sendo requisitado para os profissionais bancários que querem atuar como assessores de gerentes de contas de investidores.

Acima de tudo, é importante destacar que com a certificação CEA é possível supervisionar aqueles que prospectam o cliente, os que vendem os produtos e também serve para indicar produtos financeiros.  Da mesma forma, é preciso destacar que para conseguir o certificado CEA, é necessário realizar uma prova da Anbima com 70 questões. O exame deve ser respondido em um período de 3h30 (três horas e trinta minutos), e obter no mínimo 70% de acerto nas respostas. O CEA é de suma importância para os profissionais da área comercial para manter um padrão de qualidade na venda de fundos.

Certificações CPA10 e CPA20

cpa 10

Certificação CPA10

Assim sendo, outra certificação para bancários é a CPA10 ou Certificação Profissional ANBIMA Série 10. Esta é uma certificação profissional realizada também pela ANBIMA. Essa instituição é a principal certificadora de profissionais do mercado financeiro no Brasil, no setor de distribuição de produtos de investimento.

Dessa maneira, a CPA 10 serve para regularizar os profissionais que desempenham atividades de comercialização e distribuição de produtos de investimento, diretamente junto ao público investidor em agências bancárias, bem como também atendimento ao público investidor em centrais de atendimento e que tenham conhecimento do mercado.

Portanto, para ser considerado aprovado e obter a certificação CPA10, o profissional deve realizar um exame de certificação e apresentar um índice de acerto igual ou superior a 70% do total da prova. A certificação é um diferencial levado muito em conta pelas instituições financeiras no momento da contratação de novos profissionais. E isto deve-se ao fato tanto da obrigatoriedade da certificação para comercialização de produtos de investimento, como à credibilidade que a CPA-10 demonstra ao atestar que os profissionais certificados possuem todos os conhecimentos necessários para atuaçao no mercado financeiro.

cpa20

Certificação CPA20

Em segundo lugar, a CPA20 (também chamada de Certificação Profissional ANBIMA – Série 20) destina-se a certificar profissionais que desempenham atividades de comercialização e distribuição de produtos de investimento, diretamente junto aos investidores qualificados, bem como aos gerentes de agências que atendam aos segmentos private, corporate, investidores institucionais, e a profissionais que atendam aos mesmos segmentos em centrais de atendimento.

Assim sendo, caso a instituição tenha aderido ao Código de Regulação Práticas e Melhores Práticas para Fundos de Investimentos, os profissionais que atuem em centrais de atendimento devem possuir, obrigatoriamente, a certificação CPA 20.

Por fim, é importante lembrar que existem algumas diferenças entre as certificações CPA10 e CPA 20. Preparamos inclusive um post especial sobre as duas certificações, e você pode acessar o conteúdo completo no link acima.

Vagas para quem tem certificação CEA

Em resumo, existem duas opções de vagas para os especialistas em investimentos da ANBIMA que possuem a certificação CEA: é possível atuar como Planejador Financeiro Autônomo ou Consultor de Investimentos.

Dessa maneira começamos pela primeira opção de vaga, que é ser Planejador Financeiro Autônomo. Este é um mercado que ainda não é regulamentado no Brasil, o que infelizmente significa que qualquer pessoa pode falar que é um planejador financeiro, mesmo sem possuir as certificações necessárias.

Porém, é muito importante atuar já com a certificação CEA, pois é ela que valida seu conhecimento e te colocará em contato com os melhores clientes. A certificação é o diferencial no momento de escolha de um planejador financeiro, pois é ela que passará confiança aos clientes.

Por outro lado, a segunda opção de profissão para quem possuir a certificação CEA é atuar como um Consultor de Investimentos. Este profissional é responsável pelos produtos sofisticados e personalizados, por isso, precisa ter conhecimentos específicos. Ele realiza atendimento de um grupo de agências e, consequentemente, dos clientes delas.

Por exemplo, se um cliente chega na agência e fala para o gerente do banco que pretende investir a quantia de R$ 300.000 (trezentos mil reais), neste momento, o gerente encaminhará o cliente para a consultoria especializada com o profissional CEA, que é o mais preparado para a situação. A consultoria pode ser presencial ou até mesmo realizada por  meio de videoconferência.

Mas, é importante apontar que o consultor não precisa realizar a venda de produtos. Ele apenas possui uma meta pra captação de ativos, por isso é importante essa parceria com gerentes das contas de diferentes agências bancárias.

Curso para bancários

estudando online

Saiba como se preparar com cursos EAD

Com toda a certeza, trabalhar em um banco é o sonho de muitas pessoas, essa é uma carreira que traz inúmeras vantagens como por exemplo: ótimos salários e benefícios (que vão desde uma carga horária reduzida, acesso a previdência diferenciada, plano de saúde, vale refeição, vale alimentação, auxílio-creche, participação nos lucros e resultados, ajuda de custo para academia, e muitos outros dependendo da instituição bancária que você ingressar).

Portanto, para você ter uma carreira de sucesso, o primeiro passo é saber qual curso para trabalhar em banco você precisa ter. Se ainda não possui nível superior, antes de tirar sua certificação cea, é por aí que você deverá começar!

Dessa maneira, a fim de te ajudar na escolha de um curso superior para ingressar na bancária, preparamos uma lista com diversas opções de graduações e cursos de tecnologia. Mas é importante ressaltar que, independentemente de qual for o curso escolhido, você deverá se matricular em uma universidade de qualidade, que possua reconhecimento junto ao Ministério da Educação (MEC). Confira a nossa lista a seguir:

1. Administração de Empresas

O primeiro curso que sugerimos para quem está indeciso é o de Administração, pois nele você estudará todos os aspectos que englobam  a gestão de um negócio. Portanto, você poderá ocupar uma infinidade de cargos em diferentes departamentos dentro de um banco. E ainda, depois de formado, você poderá assumir até mesmo um cargo de nível estratégico da organização financeira.

2. Ciências Contábeis

Semelhantemente ao curso de Administração, no curso de Ciências Contábeis os profissionais formados nesta graduação sempre são muito disputados no mercado de trabalho financeiro. Ao obter um diploma de contador ou contadora, você será capaz de registrar todas as movimentações financeiras de um banco, bem como controlar receitas e despesas, e ainda verificar impostos a serem pagos, assim como também elaborar relatórios e por fim fazer o balanço patrimonial.

3. Logística

Desse modo, o terceiro curso que sugerimos é o de Logística. Em resumo, quem se forma na área Logística será responsável pelo bom funcionamento de uma empresa e também pela constante busca por melhoria em todo os processos da organização. Com diploma de logística você saberá atuar tanto no setor de compras, produção, armazenamento como também no departamento de distribuição. Em um banco, este profissional poderá assumir até mesmo a função estratégica, com o objetivo de melhorar e otimizar o atendimento aos clientes.

4. Gestão Financeira

Ao mesmo tempo, o quarto curso superior que indicamos é o de tecnologia em Gestão Financeira. Este curso superior tem como objetivo formar profissionais para o planejamento e captação de investimentos de recursos, bem como realização de análise de demonstrativos financeiros, e também acompanhamento de faturamento e fluxo de caixa, entre outras atribuições dentro da carreira bancária.

5. Marketing

O quinto curso indicado é mais voltado para a área de comunicação, mas também é uma boa opção para quem deseja atuar em uma instituição financeira. Pois, com toda a certeza, atualmente muitos bancos estão investindo bastante em sua comunicação e para isso precisam contratar bons profissionais que possuam diploma de Marketing. Fique sabendo, que além dos comerciais na televisão ou no rádio, o profissional de marketing trabalha também na elaboração de estratégias de comunicação para fortalecimento da marca, como inserção da mesma em diferentes redes sociais (TikTok, Linkedin, Facebook, Instagram, YouTube, Twitter, entre outras.) e também com patrocínios para eventos culturais e esportivos.

6. Ciência da Computação e Gestão da Tecnologia da Informação

Assim sendo, a sexta sugestão da nossa lista são dois cursos da área de Tecnologia da Informação (TI): Ciência da Computação e Gestão da Tecnologia da Informação. O profissional que obtém o diploma de qualquer um destes dois cursos será muito requisitado para exercer funções em um banco ou até mesmo em outras tipos de instituições financeiras. Com essas formações existe a possibilidade de trabalhar com na administração do fluxo de informações que circulam na rede do banco ou ainda na criação de programas de armazenamento e recuperação de dados – mantendo as informações seguras e ao mesmo tempo possibilitando o fácil acesso para todos os colaboradores autorizados.

7. Matemática e Estatística

Dessa maneira, a sétima sugestão também traz dois cursos: Matemática e Estatística. Sabemos que é lógico que quem tem facilidade com números já possui meio caminho andado para conquistar uma boa vaga em um banco, portanto estes dois cursos, possibilitam ao diplomado trabalhar tanto com levantamento, processamento e análise de dados, tanto com o objetivo de explicar certos fenômenos realizando até mesmo previsões financeiras. Com diplomas em qualquer um destes dois cursos, você será capaz de realizar diagnósticos precisos sobre o mercado financeiro, podendo até mesmo atuar em um núcleo especial dentro de uma instituição financeira.

8. Gestão de Recursos Humanos

Antes de mais nada, a última sugestão da lista é para você que gosta de trabalhar com pessoas. Assim sendo, o curso de Gestão de Recursos Humanos é uma excelente opção de curso superior para ingressar em uma carreira bancária. Um gestor de recursos humanos, ou também chamado de gestor de RH na forma abreviada, é o responsável pelo gerenciamento dos colaboradores que integram o quadro de funcionários da organização. Este profissional além de realizar a seleção de pessoas, também avalia o desempenho e ainda desenvolve programas de capacitação e atividades integradoras para melhorar o clima organizacional.

Saiba mais sobre a carreira bancária

O seu sonho é ingressar na carreira bancária? Em nosso blog temos diversos textos sobre os diferentes aspectos da carreira em bancos. Você vai saber qual o curso para trabalhar em banco; qual é o salário de um bancario; como ingressar na carreira bancária; qual é a função de um correspondente bancário; o que precisa para ser correspondente bancário; o que é a certificação cpa10; o que é a certificação cpa20; qual a diferença entre as certificações cpa10 e cpa20; quais são as certificações da carreira bancária; Certificado CEA: quanto ganha um profissional nesta área?; Certificação CEA: o que um profissional faz nessa área?; Onde trabalhar com certificação CEA?; Como tirar o Certificado CEA?; enfim todos os requisitos para seguir na carreira bancária!

Ficou interessado? Clique aqui e saiba tudo sobre a carreira bancária e a certificação para correspondente bancário, curso para bancario, certificação aneps, certificação abecip e muito mais!

Prepare-se com o Aprova Concursos

Como já mencionamos anteriormente, se você ainda não possui nível superior, aproveite para escolher seu curso superior ead e ficar bem preparado para conquistar uma excelente vaga nos próximos concursos públicos na área de bancos!

Assim sendo, depois de obter o diploma de nível superior, você precisa de um bom curso preparatório para concurso. E como você não tem muito tempo, precisa deixar as centenas de páginas de apostilas de lado e aprender com videoaulas.

No Aprova, você tem acesso ao conteúdo que realmente será cobrado na prova dividido em videoaulas que duram em média apenas 30 minutos. Dessa maneira, você aprende o assunto proposto pelo professor sem que o processo se torne muito cansativo.

Por fim, é importante ressaltar que cada preparatório é específico para o certame e também para o cargo do seu interesse. Confira em nosso site um curso para concurso que será o fator decisivo para sua aprovação!

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS NO BLOG

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E NOS SIGA NO INSTAGRAM

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS