No post de hoje, vamos te contar tudo sobre o Encceja, você vai saber para que serve o exame, quem pode participar, quando serão as próximas provas e o que precisa estudar. Então, venha conferir!

 

O que é o Encceja?

Encceja significa Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos e é um exame anual reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições são gratuitas e o objetivo é avaliar os conhecimentos de jovens e adultos de todo o Brasil, para assim, conceder as certificações de nível fundamental e médio.

 

Quem pode participar do Encceja?

O único requisito do Encceja é em relação a idade. Para obter o certificado de nível médio, não é exigida a conclusão do ensino fundamental, mas é preciso ter pelo menos 18 anos completados até o dia da prova. Já para aqueles que querem a certificação de nível fundamental é exigido 15 anos completos, também até o dia do exame.

 

Como funciona a prova do Encceja?

O exame é composto por quatro provas que englobam assuntos das áreas humanas, biológicas e exatas. As provas são diferentes para os dois níveis:

Provas do Ensino Fundamental Encceja

Prova I: Ciência Naturais
Prova II: Matemática
Prova III: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação
Prova IV: História e Geografia

Provas do Ensino Médio Encceja

Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Prova II: Matemática e suas Tecnologias
Prova III: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação
Provas IV: Ciências Humanas e suas Tecnologias

 

Para você ter uma ideia de como os assuntos são cobrados nas provas do Encceja, separamos abaixo algumas questões aplicadas em exames anteriores. Escolha o nível abaixo e venha testar seus conhecimentos.

 

Prova do Encceja Ensino Médio

Prova do Encceja Ensino Fundamental

 

Encceja Inscrição

Você precisa correr porque as inscrições para o Encceja só vão até dia 31 de maio. Para garantir sua participação no exame é preciso fazer o processo pelo site do INEP. Lembrando que a inscrição é gratuita e as provas estão agendadas para dia 25 de agosto nos períodos da manhã e da tarde. O exame será realizado em 611 municípios do Brasil e é a sua chance de alcançar um futuro melhor!

 

Resumo Encceja 2019
Inscrições: Até 31/05/19
Provas: 25/08/19

 

Na hora de se inscrever serão exigidas informações pessoais, como número do CPF, RG e nome dos pais. Você também precisará preencher os campos com endereço de e-mail, número de telefone e celular. Se necessita de atendimento especializado ou específico precisa indicar também no ato da inscrição. No site você escolherá para qual nível de escolaridade quer a certificação, as provas que deseja fazer e qual instituição será a certificadora. Ao final, o candidato ainda passará por um questionário socioeconômico.

 

Aprenda tudo sobre o Encceja 2019

Com o Aprova, você estuda apenas o conteúdo que realmente cai nas provas, assim não gasta mais que o tempo necessário na preparação. Nossas videoaulas duram em média 30 minutos cada e trazem explicações diretas ao ponto. No nosso preparatório você também encontra as videoaulas do zero, para aprender de uma vez por todos aqueles assuntos que pareciam complicados. Clique no botão abaixo e venha conferir nosso preparatório!

 

Curso online para o Encceja

Para mais informações ligue 0800 606 8889

 

Para você conhecer um pouco mais sobre o jeito Aprova de te ensinar, abaixo você encontra uma videoaula do zero de Física. Venha aprender com o professor Tiago Pereira!

 

 

Veja mais notícias no blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS

Curta no Facebook a página do Aprova! Siga também nosso perfil no Instagram

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *