Tipos de certificação PMI

Atualizado em 19/02/2021 às 14:26

No texto de hoje você vai saber tudo sobre certificação pmi, quais são os tipos de certificações pmi, a melhor opção de certificação profissional, tanto certificação para gerente de projetos, quanto certificação para gestores de projetos e ainda curso para certificação pmp, curso para certificação pmbok, preparatório para certificação pmp, preparatório para certificação pmbok e muito mais!

Antes de falarmos sobre a certificação PMI é importante você saber o que é o gerenciamento de projetos. Essa é uma técnica de gestão corporativa que tem o objetivo de melhorar a performance das organizações ao desempenhar as suas atividades, independentemente do setor no qual ela está inclusa (por exemplo: indústria, comércio, meios acadêmicos, entre outros).

O gerenciamento de projetos é realizado por meio da execução de uma estratégia especialmente desenvolvida para a realidade daquela empresa, com definição de padrões institucionalizados e confiáveis. Além disso, outro objetivo é a integração de atividades e a transversalidade da comunicação e da colaboração entre todos os setores.

Assim sendo, o gerenciamento de projetos propicia um aprendizado organizacional na exploração de novos produtos, processos e mercados. Agora vamos as certificações PMI, você poderá conferir todos os detalhes sobre os tipos de certificação PMI no texto a seguir.

Certificação PMI

A certificação PMI é um conjunto de certificados organizados pela empresa Project Management Institute (PMI), que nada mais é  do que uma associação líder mundial para todos aqueles que consideram a gestão de projetos, programas e portfólios como essenciais para exercer a sua profissão em qualquer área.

Através de global advocacy, collaboração, educação e pesquisa, o Project Management Institute trabalha para preparar mais de 3.000.000 (três milhões) de profissionais ao redor do mundo todo para a Economia de Projetos, que é uma tendência crescente na economia, onde o trabalho, e os indivíduos, são organizados em torno dos projetos.

Em 2019 o Project Management Institute celebrou seu 50º aniversário e atualmente trabalha em quase todos os países do mundo para alavancar carreiras. Eles prezam também pela otimização do sucesso organizacional e amadurecimento cada vez maior da profissão de gestão de projetos por meio de processos reconhecidos mundialmente, certificações, comunidades, recursos, ferramentas, pesquisas acadêmicas, publicações, cursos de desenvolvimento profissional e ainda oportunidades de networking.

O ProjectManagement.com é parte da família PMI, e cria uma comunidade global online que oferece mais recursos, melhores ferramentas, redes maiores e perspectivas mais amplas.

Tipos de certificações PMI

Vamos te ajudar a encontrar a certificação profissional que mais se adequa à você. Veja a seguir as descrições e decida qual certificação é a mais indicada de acordo com sua experiência profissional e suas necessidades. E fique sabendo que nenhuma certificação é pré requisito para outra!

Profissional de Gestão de Projetos (PMP)®

Em primeiro lugar temos o PMP que é o padrão-ouro da certificação em gestão de projetos. Ele é reconhecido e exigido por organizações em todo o mundo. O certificado PMP valida a sua competência para desempenhar o papel de gestor de projeto, liderando e dirigindo projetos e equipes.

Para iniciar seu processo é necessário atender aos seguintes pré-requisitos:

  • Ensino médio completo (possuir diploma de nível médio, grau de associado ou o equivalente global);
  • 7.500 horas de liderança e gestão de projetos
  • 35 horas de treinamento em gestão de projetos OU certificação CAPM

 

OU

  • Diploma de graduação de quatro anos;
  • 4.500 horas de liderança e gestão de projetos;
  • 35 horas de treinamento em gestão de projetos OU certificação CAPM

 

Técnico Certificado em Gestão de Projetos (CAPM)®

Em segundo lugar temos a certificação CAPM, que serve para você demonstrar o seu entendimento sobre conhecimentos básicos, terminologia e processos de uma gestão eficaz de projetos. Neste caso, os pré-requisitos são:

  • Ensino médio completo (ter diploma de nível médio, grau de associado ou o equivalente global);
  • 23 horas completes de treinamento em gestão de projetos no momento em que fizer o exame.

 

Profissional de Gestão de Programas (PgMP)®

Em terceiro lugar temos a certificação que foi desenvolvida para aqueles que gerenciam múltiplos e complexos projetos para alcançar os resultados estratégicos e organizacionais. Neste caso os pré-requisitos são:

  • Ensino médio completo (possuir diploma de nível médio, grau de associado ou o equivalente global);
  • 6.000 horas de experiência em gestão de projetos;
  • 10.500 horas de experiência em gestão de programas;

 

OU

  • Diploma de graduação de quatro anos;
  • 6.000 horas de experiência em gestão de projetos;
  • 6.000 horas de experiência em gestão de programas.

 

Profissional de Gestão de Portfólio (PfMP)®

Em quarto lugar está a certificação de gestão de portfólio que reconhece experiências e habilidades avançadas de gestores de portfólios. A certificação PfMP serve para você demonstrar a sua capacidade comprovada em gestão coordenada de um ou mais portfólios para atingir os objetivos organizacionais. Neste caso é necessário atender aos seguintes pré-requisitos antes de iniciar:

  • Todos os requerentes devem ter completado no mínimo oito anos de experiência profissional em negócios;
  • Ensino médio completo (possuir diploma de nível médio, grau de associado ou o equivalente global);
  • 10.500 horas de experiência em gestão de portfólio

 

OU

  • Graduação de quatro anos (diploma de curso superior em nível de graduação ou o equivalente global);
  • 6.000 horas de experiência em gestão de portfólio.

 

Profissional em Análise de Negócios do PMI (PMI-PBA)®

Em quinto lugar temos a certificação PMI-PBA que serve para você destacar a sua expertise em análise de negócios. Ela oferece a oportunidade de focar na sua capacidade de trabalhar efetivamente com stakeholders na definição dos requisitos do negócio, moldar os output dos projetos e gerar resultados comerciais bem-sucedidos. Neste caso é necessário atender aos seguintes pré-requisitos antes de iniciar a certificação:

  • Ensino médio completo (diploma de nível médio, grau de associado ou o equivalente global);
  • 7.500 horas de experiência em análise de negócios;
  • 35 horas de ensino em análise de negócios.

 

OU

  • Graduação (diploma de curso superior em nível de graduação ou o equivalente global);
  • 4.500 horas de experiência em análise de negócios;
  • 35 horas de ensino em análise de negócios.

 

Profissional Ágil Certificado do PMI (PMI-ACP)®

Em sexto lugar temos o certificado criado para aqueles que acreditam e aplicam os princípios ágeis e práticos em projetos. Neste caso é necessária uma combinação de treinamento, experiência e avaliação. E ainda, este certificado também faz referência à abordagens ágeis como SCRUM, XP, LEAN e Kanban. Para obtê-lo é necessário atender aos seguintes pré-requisitos:

  • 2.000 horas de experiências gerais em projetos trabalhando em equipes. Uma certificação PMP® ou PgMP® seria o suficiente para atender a este requisito, mas não é necessário para se aplicar à certificação PMI-ACP.
  • 1.500 horas de trabalho em equipes de projetos ágeis ou com metodologia ágil. Este requisite é adicional às 2.000 horas de experiência gerais em projetos.
  • 21 horas de contato em treinamentos de práticas ágeis.

 

PMI-RMP®

Em sétimo lugar temos a certificação PMI-RMP que serve para reconhecer o seu conhecimento demonstrado e também a sua expertise em áreas especializadas para avaliar e identificar riscos de projeto, juntamente com planos para mitigar ameaças e capitalizar oportunidades. Para obter este certificado é necessário possuir os seguintes pré-requisitos:

  • Ensino médio completo (diploma de nível médio, grau de associado ou o equivalente global);
  • 4.500 horas de experiência em gestão de riscos em projetos;
  • 40 horas de Ensino em gestão de riscos de projetos.

 

OU

  • Graduação de quatro anos (diploma de graduação ou o equivalente global);
  • 3.000 horas de experiência em gestão de riscos em projetos;
  • 30 horas de Ensino em gestão de riscos de projetos.

 

Profissional de Gestão de Cronograma PMI (PMI-SP)®

Por fim, o oitavo tipo de certificado é a Certificação PMI-SP que serve para reconhecer o conhecimento demonstrado e a experiência avançada na área especializada de desenvolvimento e manutenção de cronogramas de projetos. Neste caso, para poder obter essa certificação, antes é necessário possuir os seguintes pré-requisitos:

  • Ensino médio completo;
  • 5.000 horas de experiência em gestão de cronograma de projetos;
  • 40 horas de educação em gestão de cronograma de projetos

 

OU

  • Graduação de quatro anos;
  • 3.500 horas de experiência em gestão de cronograma de projetos;
  • 30 horas de educação em gestão de cronograma de projetos.

 

Saiba mais sobre certificação profissional

Além das dicas como estudar  para a certificação PMI aqui  você também encontra mais conteúdo sobre as certificações Scrum, ITIL, PMP, PMBOK, muito mais! No blog temos ainda diversos textos sobre os diferentes tipos de certificação tanto da carreira na área de tecnologia da informação (TI) como na carreira bancária, este conteúdo vai interessar para gerentes de projetos e também para outras diversas áreas do mercado de trabalho!

Dessa maneira, sugerimos que você acesse os links que apresentamos a seguir para saber o que é ITIL? Onde fazer a prova da certificação itil? Quais empresas usam ITIL? Qual é o salário de quem tem certificado itil? Qual é o papel do ITIL dentro da TI? Para que serve a certificação Scrum? Qual é o melhor certificado Scrum? Diferenças entre as certificadoras Scrum; Como estudar para a certificação Scrum? Quanto custa uma certificação Scrum? Qual é o papel do ITIL dentro da TI? Comparativo entre as certificações Scrum. Qual é o curso para trabalhar em banco; qual é o salário de um bancario; como ingressar na carreira bancária; qual é a função de um correspondente bancário; o que precisa para ser correspondente bancário; o que é a certificação cpa10; o que é a certificação cpa20; qual a diferença entre as certificações cpa10 e cpa20; quais são as certificações da carreira bancária; certificado CEA: quanto ganha um profissional nesta área; certificação CEA: o que um profissional da área; onde trabalhar com certificação CEA; como tirar o Certificado CEA e muito mais!

Ficou interessado? Clique aqui e veja uma lista completa com todas as informações sobre outros tipos de certificados!

Estude com o Aprova Concursos

Você ainda não possui uma formação de nível superior? Então, antes de fazer seu certificado PMI, aproveite e inicie hoje mesmo um curso superior ead para conquistar uma excelente vaga no mercado de Tecnologia da Informação! Neste caso, sugerimos os cursos de Ciência da Computação, Gestão da Tecnologia da Informação, Ciências Contábeis e Administração para quem está em dúvida e não sabe qual curso escolher.

Como você não tem muito tempo, com toda a certeza o melhor método para estudar é o que utiliza videoaulas, pois elas trazem o conteúdo que realmente interessa em apenas 30 minutos de duração. Dessa maneira, é muito importante ressaltar também que se futuramente você deseja prestar concurso público na área de TI, oferecemos preparatórios específicos para cada concurso público e também para o cargo do seu interesse. Confira em nosso site um curso para concurso que com certeza será o fator diferencial na sua aprovação!

Questões sobre certificação PMI

Conforme mencionais anteriormente, se o seu sonho é ingressar em um cargo público na área de Tecnologia da Informação, é muito importante que depois de obter a certificação PMI, você procure por uma preparação para concursos públicos com questões específicas e provas realizadas em certames anteriores na área.

Dessa maneira, para te ajudar ainda mais, além das dicas de como estudar para a certificação PMI, separamos questões sobre certificado PMI. Assim sendo, não deixe de aproveitar essa oportunidade única e especial de testar seus conhecimentos sobre a certificação PMI.

É importante que você simule o dia da sua prova de concurso público, pois somente dessa forma você vai conseguir deixar um pouco do nervosismo de lado, e ficará cada vez mais perto de conquistar aquela vaga dos seus sonhos na área de Tecnologia da Informação!

Clique aqui e teste seus conhecimentos sobre certificação PMI

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS NO BLOG

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E NOS SIGA NO INSTAGRAM

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS