The Crown: história da família real britânica

A dica cultural do Aprova da semana traz The Crown, uma série que trata da política, rivalidades e relacionamentos da Rainha Elizabeth II, e os eventos que fizeram e farão a história da família real britânica. Com três temporadas disponíveis na Netflix, a trama pretende chegar até os dias atuais quando atingir sua sexta temporada.

Nas duas primeiras temporadas Claire Foy interpreta a Rainha Elizabeth II, desde o noivado com o Príncipe Philip (Matt Smith) em 1947 até o ano de 1963 quando o casamento real está em crise. O seriado recebeu 13 indicações ao Emmy 2018.

Na terceira temporada, o elenco é substituído por versões mais velhas dos personagens, com Olivia Colman no lugar de Claire Foy como Rainha Elizabeth II. A trama retrata os anos de 1964 e 1977, com destaque para o desastre de Aberfan, como ficou conhecido o deslizamento em uma mina de carvão no País de Gales em 21 de outubro de 1966, retratado com bastante fidelidade pela produção.

Por fim, a quarta temporada deve estrear no dia 15 de novembro de 2020, com a promessa de alcançar histórias e personagens populares da realeza britânica. No trailer divulgado recentemente podemos ver que Margaret Tatcher e a princesa Diana são as mais novas adições da série.

Disparidade salarial em The Crown

Os produtores da série de TV “The crown” se desculparam em março de 2018 por pagarem menos à atriz que interpretou a Rainha Elizabeth do que ao ator que viveu o Príncipe Philip. A produtora Left Bank Pictures, sediada no Reino Unido, reconheceu que Claire Foy recebeu menos do que Matt Smith pelas duas primeiras temporadas da série da Netflix sobre a família real britânica.

A história, o exemplo mais recente de disparidade salarial na indústria do entretenimento, ganhou manchetes. Uma petição foi criada para pedir que Smith doe a diferença de seu salário para o movimento Time’s Up, contra o abuso sexual e o assédio em ambientes de trabalho.

Leia mais no G1

Imagem, comportamento e moda na política

No programa Aprova Atualidades, os professores Guilherme Shibata falaram sobre uso da imagem, aparência e moda para fazer política. Um dos temas foi o vestido de noiva de Meghan Markle. Assista abaixo:

Questões de concurso: família real britânica

O tema abordado na série The Crown apareceu recentemente em dois concursos públicos, para os cargos de Guarda Municipal da Prefeitura de Andradas (MG) e Analista do Ministério Público de Alagoas (MPE AL). Confira abaixo:

Questão de Conhecimentos Gerais da banca IPEPAE (2018)

O príncipe Harry, quinto na linha sucessória do trono britânico, anunciou seu casamento com a atriz Meghan Markle, marcado para o primeiro semestre de 2018. Segundo o órgão local de promoção do turismo, o evento já está entre os principais acontecimentos do próximo ano e promete acelerar as atividades no país, de forma semelhante ao casamento de seu irmão que, em 2011, injetou mais de 3 bilhões de dólares na economia inglesa. Quem é a avó do príncipe Harry e atual Rainha da Inglaterra?

a) Rainha Sophie de Hanôver
b) Rainha Elizabeth II
c) Rainha Louise I
d) Rainha Vitória

Clique aqui para responder!

Questão de Administração Pública da banca FGV (2018)

Leia o trecho a seguir retirado do site da revista VEJA.

“A linha de sucessão é definida de acordo com a descendência da atual monarca. Portanto, após a rainha Elizabeth II, quem deve assumir o trono é seu filho primogênito, seguido pelos filhos dele. Por isso, os filhos do príncipe William vêm antes do príncipe Harry. A sucessão só vai diretamente para o irmão em caso de não existência de filhos do atual monarca.”

Tendo como referência os tipos de dominação preconizados por Weber, a família real britânica se caracteriza como um modelo de dominação

a) carismática.
b) racional-legal.
c) tradicional.
d) maquiavélica.
e) científica.

Clique aqui para responder!

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS NO BLOG

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E NOS SIGA NO INSTAGRAM

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *