Saiba como se dar bem na Redação Oficial

Atualizado em 19/08/2020 às 10:37

Se você é concurseiro de carteirinha, com certeza já se deparou com provas que exigiam o conhecimento em Redação Oficial.

Mas, se você ainda está iniciando no mundo dos concursos públicos e gostaria de entender este conceito, é só ficar ligado nas informações abaixo.

PREPARE-SE PARA CONCURSOS COM O APROVA

Para mais informações sobre os cursos preparatórios, ligue: 0800 606 8889

 

O que é Redação Oficial?

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, a redação oficial é a maneira de redigir própria da Administração Pública. Sua finalidade básica é possibilitar a elaboração de comunicações e normativos oficiais claros e impessoais, pois o objetivo é transmitir a mensagem com eficácia, permitindo o entendimento imediato.

A eficácia da comunicação oficial depende basicamente de uso de linguagem simples e direta, chegando ao assunto que se deseja expor.

 

Qualidades da Redação Oficial

Clareza – O texto deve ser inteligível, facilmente compreensível; Ideias ordenadas, pontuação correta e palavras bem dispostas nas frases.

Coesão – O texto coeso é aquele em que as palavras, as orações, os períodos e os parágrafos estão interligados e correntemente dispostos.

Concisão – Consiste em expressar com um mínimo de palavras um máximo de informações, desde que não se abuse da síntese a tal ponto que a ideia se torne incompreensível.

Correção Gramatical – É a utilização do padrão culto de linguagem, ou seja, é escrever sem desrespeitar os fatos particulares da língua e as regras apropriadas para o seu perfeito uso.

Formalidade – Consiste na observância das normas de tratamento usuais na correspondência oficial. A formalidade diz respeito à polidez, à civilidade no tratamento do assunto.

Impessoalidade – O tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos constantes das comunicações decorre da ausência de impressões individuais da pessoa que comunica.

 

Manual de Redação da Presidência da República

O Manual de Redação da Presidência da República é uma diretriz, de cunho oficial, que norteia as regras e técnicas da língua portuguesa utilizada na construção da literatura redacional dos atos oficiais e do processo legislativo da Presidência da República Federativa do Brasil.

 

Por dentro do assunto

Para complementar seus conhecimentos, não deixe de conferir a videoaula abaixo com a professora Noely Landarin.

Por meio dela você vai reforçar os conteúdos de características da redação oficial, concordância e uso dos pronomes de tratamento.

 

Veja mais notícias no blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE NOVIDADES SOBRE CONCURSOS

Curta no Facebook a página do Aprova! Siga também nosso perfil no Instagram

 

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS