Certificação Scrum – Roteiro de estudos

Publicado em 25/02/2021

De acordo com os conteúdos sobre certificação scrum já desenvolvidos anteriormente aqui no blog do Aprova, você já deve saber que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente quando se diz respeito à contratação de pessoal para as áreas de Tecnologia da Informação ou Gestão de Projetos. 

Isso porque, estas áreas permitem que o profissional conquiste certificações profissionais, como a certificação para gerente de projeto ou certificação para gestores de projetos, o que comprova a eficiência e atesta que ele detém os conhecimentos necessários para exercer uma determinada função.

Nesse sentido, se você está em busca de informações sobre as certificações Scrum, veio ao lugar certo! 

No texto de hoje, abordaremos como tema o roteiro de estudos para a certificação Scrum. Aliás, para ser ainda mais específico trataremos de um roteiro de estudos para a prova de certificação PSM I da Scrum. 

Sobre a prova PSM I da Scrum.org

Uma das mais famosas certificações Scrum, a Professional Scrum Master I é o primeiro nível de certificações concedidas pela Scrum.org, a instituição apoiada pelos criadores do framework, Ken Schwaber e Jeff Sutherland.

Para realizar o exame do PSM I recomenda-se que o candidato faça a leitura do Scrum Guide, pois o conhecimento avaliado na prova é baseado neste manual. 

Segundo o site da organização, a prova busca verificar se o candidato consegue refletir e interpretar o Guia Scrum para aplicá-lo no dia a dia, bem como se ele tem as competências esperadas de um profissional Scrum.

Para obter a aprovação, é necessário acertar pelo menos 85% da prova, o que equivale a 68 questões de 80. A taxa de participação custa U$150.

Roteiro de estudos para passar na prova de certificação Scrum PSM I

Agora que você conhece um pouco sobre a prova, chegou a hora de abordarmos os conteúdos que serão cobrados nela. 

A prova PSM I é composta por cinco áreas do conhecimento, que você precisa dominar de forma completa para conquistar a aprovação. 

O foco desta prova é avaliar se você conhece tão bem o framework do Scrum, a ponto de aplicar ele no seu time, desempenhando com maestria o papel de um bom Scrum Master. 

Por isso, para te dar aquela forcinha básica, a partir de agora, nós vamos explicar quais são as áreas de conhecimento exigidas e seus assuntos mais relevantes. Preste atenção! 

5 tópicos a serem abordados na prova de certificação Scrum PSM I

  • Fundamentos e teorias do Scrum
  • Scrum Framework 
  • Definition of Done 
  • Trabalhando com pessoas e com times 
  • Scrum nas organizações 

Fundamentos e Teorias do Scrum

Dentro deste tópico, o grande objetivo é fazer com que você entenda a origem do Scrum e os motivos pelos quais métodos ágeis trazem resultados melhores do que os métodos tradicionais. 

Nesta primeira área, existe uma série de conteúdos que você precisa estudar para entender isso bem. O primeiro deles é o Manifesto Ágil. O site original do Manifesto Ágil traz como conteúdo os valores e os princípios ágeis, os quais são de extrema  importância para que você comece a trabalhar com o ágil. 

Além dele, é preciso dar uma olhadinha no artigo oficial da Scrum.org que fala sobre o empirismo. Ele é um dos grandes pilares do Scrum. O artigo, que está em inglês, explica tudo o que você precisa saber sobre a origem do Scrum e porque o empirismo é tão importante quando se trata de projetos ágeis. 

Na sequência, ainda falando sobre os fundamentos do scrum, existem dois conteúdos que valem a pena ser pesquisados: os ingredientes ágeis, que mostra o processo de escolha dos melhores ingredientes para trabalhar com o seu time; e os projetos movidos a vapor, que fala das diferenças entre os processos tradicional e ágil, explicando porque os métodos de gestão tradicionais são obsoletos. 

 Scrum Framework 

O objetivo desta seção é que você entenda exatamente o Scrum Framework, os seus papéis, os seus eventos e os seus artefatos. Então, a primeira coisa e única que você precisa ler para entender isso é o Guia do Scrum.  

O Guia do Scrum é um documento que contém apenas 19 páginas. Porém, para aqueles que não gostam de ler, ou preferem outros meios de absorver o conteúdo, bastam alguns cliques rápidos para encontrar o material disponível em versões de audiobook. 

Definition of Done (DoD)

A Definition of Done é importante para que você possa saber quais são os critérios de aceitação que o time tem quando está entregando o incremento, e quais são os critérios de qualidade dentro do time ágil. 

Outro ponto que pode ser observado aqui é como a Definition of Done guia muito do que o time Scrum está fazendo quando ele planeja e quando ele está trabalhando. 

Para saber mais sobre o assunto, existem dois artigos oficiais da Scrum.org. 

Getting started with a Definition of Done (DoD)

Walking Through a Definition of Done

Trabalhando com pessoas e com times

Agora nesta etapa você precisa entender quais são os papéis Scrum, e como estes papéis se relacionam uns com os outros. Ou seja, como o Scrum Master é um líder servidor para o dev team; como ele é um coach para o product owner e para a organização; como o product owner prioriza as coisas e trabalha com o dev team, explicando este escopo para eles; e como o dev team trabalha com o product owner e com os stakeholders para gerar conteúdo e fazer um incremento para a organização. 

Scrum nas organizações

Aqui o objetivo é simples. Trata-se de mostrar como o Scrum Master interage dentro de uma organização, seja ela já ágil ou em processo de transformação para a agilidade. 

Agora que você já está por dentro de grande parte do conteúdo. Vamos deixar uma dica final. 

Para complementar o seu aprendizado, recomendamos ainda a leitura do Glossário do Scrum, oficial da Scrum.org. Ele é um guia de termos que aparecem bastante nas provas de certificações e podem ajudar muito durante o seu período de preparação. 

Qual a melhor ordem para tirar a certificação Scrum?

Se você não sabe por onde começar, no que diz respeito às certificações Scrum, fique tranquilo! Nós vamos te ajudar! 

A partir de agora, abordaremos qual é a melhor ordem para tirar as certificações Scrum, de modo que você possa reaproveitar os conteúdos a serem estudados. Vamos lá?

Certificações – Nível Iniciante

PSM I – Professional Scrum Master I

Por cobrar a menor quantidade de conteúdos a serem estudados quando comparada a todas as outras certificações, esta deve ser a sua certificação nº 1. Ela é focada no Guia do Scrum e sua teoria, sendo assim, cobra estes conceitos. 

PSPO I – Professional Scrum Product Owner I 

Esta é a certificação de nível iniciante da família de Product Owners da Scrum.org. Justamente por ser de nível iniciante, assim como a PSM I, ela figura entre as primeiras certificações a serem buscadas. 

A PSPO I cobra conteúdos adicionais a da PSM I, muito focadas para gestão do produto e para o papel do Product Owner. Aproximadamente 60% dos conteúdos a serem avaliados são similares ao da PSM I. Isto significa que você só terá que estudar 40% a mais após obter a PSM I. 

PSD I – Professional Scrum Developer I 

Esta certificação é a única da família técnica da Scrum.org. É voltada para quem trabalha com desenvolvimento. Então, se você for programador ou um especialista em testes, esta certificação é para você. Por ser de nível inicial, também compartilha os conteúdos cobrados na PSM I. É ideal para os profissionais de tecnologia, pois vai te ajudar a entender as práticas ágeis que são utilizadas por times de desenvolvimento. 

Outro ponto importante que vale ressaltar aqui é que esta é a última das certificações iniciantes da Scrum.org.

Certificações – Nível Intermediário

SPS – Scaled Professional Scrum

A primeira certificação de nível intermediário é a SPS. Ela é muito importante para quando se tem múltiplos times trabalhando em um mesmo produto, e não é voltada somente para Scrum Masters. Muito pelo contrário, é destinada a todos os membros de times de desenvolvimento que estão trabalhando em projetos escalados. 

Ela se baseia no Guia Nexus Framework, que tem papéis adicionais, eventos adicionais para complementar o Scrum. Dentre estes papéis existem atribuições novas tanto para o Dev Team quanto para o Product Owner e para o Scrum Master. 

Os conteúdos a serem cobrados nela têm como base as mesmas provas do PSM I e PSPO I, cerca de 40% do conteúdo, acrescidos de conhecimento sobre o Scrum em escala e coordenação de múltiplos times.  

Por estar no nível intermediário, apresenta uma prova um pouco mais complexa, com enunciados maiores. 

PSM II – Professional Scrum Master II 

Esta é uma certificação intermediária para Scrum Masters. Ela vem depois da SPS porque também cobra conhecimento do Guia Nexus. Como a ideia é facilitar a sua rotina de estudos, com certeza, esta é a ordem ideal em que devem ser obtidas. 

Ela cobra muitos conceitos de gestão de produtos e teoria do Scrum. A prova também traz enunciados grandes, com estudos de casos. 

PSK I – Professional Scrum with Kanban 

Esta certificação é baseada no guia do Kanban para times Scrum. Ela é voltada para Scrum Masters que querem utilizar o Kanban com o objetivo de complementar o Scrum. 

Tem como característica uma prova mais complicada com enunciados grandes. Acaba aproveitando não só o conteúdo das certificações iniciais como também da PSM II. 

PAL I – Professional Agile Leadership I 

É uma certificação voltada para executivos, que trabalham como times ágeis, e querem aprender técnicas novas de trabalho. 

Geralmente é obtida por Scrum Masters experientes que têm um novo olhar para programas ou portfólio de produtos, ou então, por executivos que trabalham bem próximos dos Scrum Masters ou times ágeis. 

Reaproveita muitos conteúdos da PSM II e também da PSK I. É a única certificação voltada para executivos da Scrum.org. 

PSPO II – Professional Scrum Product Owner II

Mesmo sendo bastante complexa, esta certificação ocupa uma posição intermediária. Cobra conhecimentos bem avançados em relação ao Scrum e trabalho com times ágeis. 

Em comparação com as outras, ela tem uma quantidade de conteúdo novo bastante elevada, ou seja, traz o maior volume de conteúdo isolado.  

Certificações – Nível Avançado

PSPO III – Professional Scrum Product Owner III

Ocupando o ranking de 2ª certificação mais difícil da Scrum.org, a prova da PSPO III é considerada assim por trazer questões dissertativas. 

Comparando seus conteúdos com a PSPO II, para que você possa ter uma base, aqui seria necessário estudar cerca de 40% de conteúdo novo.  

PSM III – Professional Scrum Master III 

Por ser a certificação mais difícil da Scrum.org, ela ocupa a última posição no nosso ranking. É a prova mais longa, com um grande número de questões dissertativas. 

Ela cobra muito conhecimento prático e teórico sobre Scrum, teoria do ágil e gestão de produto. 

Preparação para as provas de certificação Scrum

Assim como para qualquer outro tipo de prova, para obter um bom desempenho e, consequentemente, a aprovação, é necessário muito estudo e dedicação. 

Se você está interessado em conquistar uma certificação Scrum, além de estudar bem o Scrum Guide e entender bem todos os seus conceitos e responsabilidades, seria importante ainda avaliar a aquisição de um curso para certificação Scrum.

Isso porque, ao contar com um preparatório para certificação Scrum você poderá contar com o auxílio profissional de professores especialistas em aprovação, além de receber os conteúdos específicos e focados de acordo com a certificação pretendida. 

Desta forma, se você se matricular em um curso para certificação scrum master ou preparatório para certificação scrum master, receberá os conteúdos relativos a esta prova. 

Questões sobre certificação Scrum

Para te ajudar ainda mais, além das dicas de como estudar para as certificações Scrum, separamos questões sobre elas. Assim sendo, não deixe de aproveitar essa oportunidade única e especial de testar seus conhecimentos.

É importante que você simule o dia da sua prova, pois somente dessa forma você vai conseguir deixar um pouco de nervosismo de lado, e ficará cada vez mais perto de conquistar a certificação pretendida.

CLIQUE AQUI E RESPONDA QUESTÕES SOBRE A CERTIFICAÇÃO SCRUM

 

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS NO BLOG

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E NOS SIGA NO INSTAGRAM

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS