11 requisitos para ser Oficial da PM MG

Atualizado em 19/04/2022 às 16:15
oficiais da pm mg perfilados

É preciso cumprir 11 requisitos para ser Oficial da PM MG

Muitas pessoas não sabem, mas para ocupar cargo público em instituições militares, como a Polícia Militar, é preciso cumprir com alguns requisitos. No caso do concurso da PM MG, são 11 requisitos obrigatórios e eliminatórios:

  1. Ser brasileiro(a) nato;
  2. Possuir título de bacharel em Direito, obtido em estabelecimento reconhecido pelo sistema de ensino federal, estadual ou do Distrito Federal;
  3. Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares;
  4. Ter entre 18 (dezoito) e 30 (trinta) anos;
  5. Possuir idoneidade moral;
  6. Ter altura mínima de 1,60m (um metro e sessenta centímetros);
  7. Ter sanidade física e mental;
  8. Ter aptidão física;
  9. Ser aprovado em avaliação psicológica;
  10. Não apresentar, quando em uso dos diversos uniformes, tatuagem visível que seja, por seu significado, incompatível com o exercício das atividades de policial militar;
  11. Não ter sido exonerado ou demitido da PM MG, de outra instituição militar estadual (IME) ou das Forças Armadas; não ter dado baixa no conceito “C” nos termos do Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado de Minas Gerais.

Ao cumprir com todos esses requisitos e ser aprovado em todas as etapas do concurso, o candidato poderá ser incorporado para iniciar as suas atividades como Cadete (discente do Curso de Formação de Oficiais). A remuneração inicial é de R$ 6.519,44.

Se você cumpre com todos os requisitos e se interessa pela carreira militar, o Aprova tem um curso para concurso de oficial da PM MG com o que é essencial você estudar para ser aprovado. 

Nossos cursos são no formato de videoaula que foram criadas tendo como base os editais e provas anteriores, para que você estude somente o que tem mais chance de cair na prova – e ainda por ordem de importância.

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS