A questão 14 da prova Beta do INSS tem “certo” como gabarito preliminar.

Trata-se de uma questão de coesão textual: “A expressão “essas coleções” (l.5) retoma, por coesão, o termo “Bibliotecas” (l.1).”.

Há aqui uma discordância em relação a este gabarito, haja vista a coesão textual afirmada não se apresentar em consonância com a progressão do discurso. Vejamos o texto:

Bibliotecas sempre deram o que falar. Grandes monarquias jamais deixaram de possuir as suas, e cuidavam delas estrategicamente. Afinal, dotes de princesas foram negociados tendo livros como objetos de barganha, tratados diplomáticos versaram sobre essas coleções. (…)

Analisando o texto citado, sob a ótica da progressão do discurso, observamos que os dois primeiros períodos do texto abrem-no apresentando a ideia inicial, ou seja, a premissa maior, que versa sobre como as bibliotecas eram vistas. Em seguida, temos a premissa menor, que aborda a importância que os livros assumiam na sociedade, e é no corpo desta premissa menor que encontramos a expressão “essas coleções” em relação lógica com “livros”.

Obviamente esta premissa está interligada à premissa maior semanticamente, porém antes de chegar ao termo “Bibliotecas”, no percurso discursivo, o resgate semântico feito por “essas coleções” passa por “livros”, impedindo que possamos assim afirmar com veemência tal referência direta a “Biblioteca”, como se afirma na questão em epígrafe.

Além dessas considerações de estrutura textual, há que se analisar também o sentido relacional entre tais expressões: “coleções”, neste contexto, só podem ser de livros, e não de bibliotecas – segundo Aurélio, “coleção” é conjunto ou reunião de objetos da mesma natureza ou que têm relação entre si; ao passo que “biblioteca” é coleção pública ou privada de livros e documentos congêneres, organizada para estudo, leitura e consulta(…). Assim, se não houvesse a palavra “livros”, “coleções” teria seu sentido esvaziado.

Vale destacar ainda que, se aceitarmos o ponto de vista de que “essas coleções” se refere a “Bibliotecas”, então, pelo explanado acima, teremos que aceitar também sua referência a “livros”, o que geraria ambiguidade de relações semânticas no texto.

Sendo assim tal questão tem de ter gabarito alterado para ERRADO, considerando que “essas coleções” se refere a “livros”; ou ANULADA, considerando a possibilidade de ambiguidade.

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *