Questões do ENEM: prepare-se para o próximo exame

Atualizado em 14/10/2022 às 10:44

O Exame Nacional do Ensino Médio é porta de entrada para diversas faculdades e programas do governo. Por isso, trouxemos dicas de como se preparar respondendo questões do ENEM. Afinal, essa é a melhor forma de conhecer o estilo de cobrança do exame, testar seus conhecimentos e diminuir o nervosismo para o dia da prova. Então, confira o post até o final e conheça mais sobre o Aprova Questões e todos os recursos que você tem á disposição na nossa plataforma.

 

ASSINE O APROVA QUESTÕES

30 DIAS GRATUITOS, APÓS ESSE PERÍODO SÓ R$ 10,00* POR MÊS

 

*O preço e as condições comerciais podem ser alteradas sem prévio aviso, consulte o preço da assinatura pelo site no momento da compra.

 

 

Como estudar com questões do ENEM

No Aprova Questões você tem acesso a 5926 questões do ENEM. Essas perguntas foram aplicadas em edições desde 1998 até a versão mais recente de 2021. Por isso, você deve acrescentar a prática de responder perguntas na sua rotina de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio. É importante lembrar que na nossa plataforma só ficam as questões com conteúdo atual. Então, aquelas perguntas com assuntos obsoletos ou que foram anuladas ficam de fora da plataforma. Assim, você pode estudar sem preocupação, sabendo que só tem acesso ao conteúdo atualizado.

Então, na hora de testar seus conhecimentos. A nossa dica é que você esteja focado somente nas perguntas. Sendo assim, se você estiver acessando a plataforma pelo navegador do computador é importante fechar as demais abas. Agora, se você optar por estudar pelo celular, é interessante desativar momentaneamente as notificações dos aplicativos, principalmente das redes sociais. Assim, você tem um tempo focado de prática e fica mais perto do seu objetivo.

Outra dica importante é sempre conferir como está o seu desempenho. Afinal, com base nos seus erros e acertos, você pode verificar quais temas já foram aprendidos e quais precisam ser revisados. Então, confira sempre a sessão de desempenho no Aprova Questões. Por lá, você também pode observar o ranking e comparar os seus resultados com os de outros assinantes. Mas, lembre-se, você é o seu maior concorrente e é também a única pessoa que precisa superar a cada dia.

Dicas de resolução das questões do ENEM

Na hora de responder cada questão é importante que você tire um tempo para conferir todas as alternativas e não escolha uma opção por impulso. Assim, você evita de errar a pergunta por falta de atenção e também pode aprender um pouco mais. Então, tente fazer um exercício, explique para você mesmo os motivos das demais alternativas estarem erradas. Para algumas pessoas também funciona explicar o conteúdo para alguém que seja leigo.

E há um recurso do Aprova Questões que pode te ajudar nessa caminhada. Ao lado de cada opção de resposta, você encontra um X em cinza, quando você clica nele, a alternativa fica com o conteúdo “riscado” e o X fica vermelho. Você pode usar essa recurso para ir desconsiderando as opções que têm certeza que estão erradas. Assim, é possível desenvolver o raciocínio com mais clareza e chegar a opção correta. Confira a imagem abaixo, para compreender melhor o recurso:

questão do ENEM

A questão acima foi aplicada na última edição do ENEM, na disciplina de matemática. E você sabe qual é a resposta certa? Clique aqui para responder e conferir se você acertou. E caso não consiga encontrar a resposta certa é só assistir a videoula de resolução e conferir a explicação do professor.

Por falar nisso, a videoaulas são pequenas aulas em que o professor vai muito além de apenas dizer qual é a alternativa certa. A ideia é resolver junto com o aluno, lendo as demais alternativas e ensinando a criar o raciocínio de resolução. Ou seja, o aprendizado adquirido em uma videoaula de resolução pode ser utilizado em outras perguntas, melhorando o tempo de resposta do estudante.

Resolva provas completas do ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio é famoso por contar com provas extensas. Afinal, a maioria das perguntas é acompanhada de textos de referência. Sendo assim, elas exigem atenção total do estudante. Por isso, é interessante você ter uma prévia de como será o grande dia e o que você pode esperar das provas. Então, a nossa dica é que você resolva provas completas do ENEM para praticar.

Para isso, basta escolher uma das provas, de preferência uma das mais recentes, e resolver todas as questões do ENEM. O ideal é realizar essa prática em um local silencioso da sua casa, longe de qualquer dispositivo que possa te distrair como TV, computador e celular. Lembre-se de fazer poucas pausas e deixar ao seu alcance apenas canetas, garrafa de água e um chocolate, assim como será no grande dia.

A nossa dica é que você anote a hora que começou a resolver e o horário em que terminou. Assim, você pode conferir o seu tempo de resolução. Depois de finalizar é só conferir as suas respostas com o gabarito oficial do exame. É importante anotar quantas questões você errou e acertou por área. Pois assim, quando você for repetir a prática com uma nova prova, pode comparar o desempenho nos dois testes e conferir o seu progresso.

Para te ajudar com essa preparação, separamos as últimas provas do ENEM, confira no próximo tópico. Então, escolha uma delas e comece a sua preparação.

Provas do ENEM

Prova do ENEM 2021 – primeiro e segundo dia – versão impressa

Prova do ENEM 2021 – primeiro e segundo dia – versão digital

Prova do ENEM 2021 – primeiro e segundo dia – versão PPL

 

Simulado de questões do ENEM

Outra prática bem interessante é responder simulados. Afinal, além de testar seus conhecimentos e saber como os assuntos são cobrados, você também pode conferir o seu tempo de resolução do teste. Assim, você vai se acostumando com a ideia de ser testado, se sente mais confiante e menos nervoso sobre o dia da prova.

No Aprova Questões, você encontra simulados prontos para o ENEM 2021. Eles estão separados por disciplina, para facilitar os seus estudos. E depois de responder, você pode conferir como foi o seu desempenho, quantas questões acertou e errou. Além disso, você também pode montar os seus próprios simulados de acordo com os seus objetivos de estudo. Há a opção também de adicionar um cronometro para testar o seu tempo de resolução.

Assine o Aprova Questões

Agora que você já sabe da importância de se preparar respondendo questões do ENEM e já conheceu mais sobre a nossa plataforma, só falta colocar nossas dicas em prática. A boa notícia é que no Aprova Questões, os 30 primeiros dias são gratuitos. Então, você tem um mês de acesso sem restrições para conferir as questões e provas. E depois desse período, você paga apenas R$ 10,00* por mês.

 

questões do ENEM

 

A nossa plataforma é atualizada todos os dias para que só fiquem as questões válidas. Além disso, você tem uma sessão completa para conferir o seu desempenho de resolução e comparar os seus resultados com os de outros assinantes. Assim, você se motiva a chegar mais longe.

 

LEIA MAIS NOTÍCIAS

INSCREVA-SE NO YOUTUBE

CURTA NO FACEBOOK

SIGA NO INSTAGRAM

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS