Atividades de aplicação – Orçamento Público
(ESAF) São consideradas etapas da execução orçamentária e financeira os ingressos de recursos na conta única do Tesouro e as descentralizações de créditos e recursos entre as unidades integrantes do Siafi.
No que diz respeito ao assunto, julgue os itens a seguir e marque com V os verdadeiros e F os falsos, a opção que corresponde à sequência correta.
I. A unidade gestora que recebe créditos orçamentários por descentralização, sob a forma de destaque, receberá os recursos financeiros sob a forma de repasse.
II. A unidade gestora que descentralizou créditos orçamentários por meio de provisão receberá os recursos financeiros sob a forma de sub-repasse.
III. A descentralização de recursos é realizada no Siafi por meio da Nota de Programação Financeira, que é o documento utilizado para registrar e contabilizar as etapas da programação financeira.
IV. A Guia de Recolhimento da União (GRU) é documento utilizado para efetuar todo e qualquer depósito na conta única do Tesouro, excetuadas as receitas recolhidas mediante a Guia de Previdência Social (GPS) e por meio do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF).
V. A Secretaria do Tesouro Nacional permite que autarquias, fundos e fundações públicas que contarem com autorização legislativa específica efetuem aplicações financeiras diárias na conta única.
a) F, V, F, F, V
b) V, V, V, V, V
c) F, F, F, F, F
d) V, V, V, V, F
e) V, F, V, V, V
Resposta correta: “e”
Apostila referente à aula Ciclo Orçamentário, professor Fernando Lima Gama Jr. – Aprova Concursos
Comente