Quem não gostaria de saber qual é a fórmula mágica para se passar em um concurso público? O primeiro passo talvez seja se convencer de que tal fórmula simplesmente não existe.

Outro segredo, de acordo com o psicólogo Fernando Elias José, é esquecer o mito de que apenas “gênios” ou “pessoas fora do comum” conseguem passar em concursos. Segundo o psicólogo em seu livro Superando desafios. Como se preparar para provas, vestibulares e concursos, isso não passa de uma lenda. Ele cita, no livro, que os aprovados têm realmente algumas características em comum, e a principal delas é estudar com persistência e organização.

Acreditar em você e no seu potencial é fundamental

Conforme exposto no livro, ninguém tem dois cérebros para que, quando um cansar na hora da prova ou durante os estudos, o outro comece a funcionar. “Todos têm boas capacidades mediante esforço” garante Fernando. A diferença, explica o psicólogo, está na crença de incapacidade, a qual pode gerar dificuldades reais ao concursando, caso ele se considere incapaz de concorrer com outros candidatos.

O conselho do psicólogo é tirar da cabeça os pensamentos que podem atrapalhar os estudos e acreditar que, com uma preparação adequada, será capaz de alcançar seus objetivos.

Assista abaixo a um trecho da videoaula “Dicas de estudo para Concursos Públicos” com o professor Evandro Guedes.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=QZtHkE5HjP8]


Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *