Qual o curso para trabalhar em banco?

Atualizado em 15/03/2022 às 13:49

Você sonha em se tornar um bancário e não sabe por começar sua carreira? Veio ao lugar certo! Hoje vamos te contar qual curso para trabalhar em banco, tudo sobre as certificações exigidas, como por exemplo a cpa10, certificação cpa10, certificação para correspondente bancário, cpa20, certificação cpa20, certificação aneps e certificação abecip e ainda indicar um curso para bancario!

opcoes diferentes

Saiba qual é o melhor curso para ingressar na carreira bancária!

Qual curso para trabalhar em banco

Inegavelmente, trabalhar em um banco é o sonho de muitas pessoas, a carreira traz inúmeras vantagens como por exemplo: ótimos salários e benefícios que vão desde uma carga horária reduzida, previdência, plano de saúde, vale refeição, vale alimentação, auxílio-creche, participação nos lucros, ajuda de custo para academia, e muitos outros dependendo da instituição bancária que você ingressar.

Portanto, para você ter uma carreira de sucesso, o primeiro passo é saber qual curso para trabalhar em banco você precisa ter. Se ainda não possui nível superior, é por aí que deverá começar!

homem com duvida

Não fique com dúvida, saiba como escolher o melhor curso!

A fim de te ajudar a escolha do curso superior para ingressar na bancária, preparamos uma lista com diversas opções. Mas é importante ressaltar que, independentemente de qual for o curso escolhido, você deverá se matricular em uma universidade de qualidade que seja reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Confira a nossa lista a seguir:

Administração

Em primeiro lugar, no curso de Administração você estudará todos os aspectos que englobam  a gestão de um negócio, portanto, poderá ocupar uma infinidade de cargos em diferentes departamentos de um banco. Após formado, você poderá assumir até mesmo um cargo estratégico da organização.

estudando adm

O curso de Administração oferece diferentes possibilidades!

Ciências Contábeis

Semelhantemente, no curso de Ciências Contábeis os profissionais formados nesta graduação são sempre muito disputados no mercado de trabalho. Ao obter um diploma nesta área você será capaz de registrar todas as movimentações financeiras do banco, controlar receitas e despesas, verificar impostos a serem pagos, elaborar relatórios e ainda fazer o balanço patrimonial.

estudando contabilidade

Os profissionais de contabilidade possuem ótimas vagas disponíveis no mercado.

Gestão Financeira

Ao mesmo tempo, o curso superior de tecnologia em Gestão Financeira, tem como objetivo formar profissionais para o planejamento e captação de investimentos de recursos, realização de análise de demonstrativos financeiros, acompanhamento de faturamento e fluxo de caixa, entre outras atribuições bancárias.

pessoas estudando gestao financeira

O curso de tecnologia em gestão financeira é interessante para seguir carreira em bancos.

Ciência da Computação e Gestão da Tecnologia da Informação

Assim sendo, quem se forma na área de Tecnologia da Informação (TI) seja em Ciência da Computação ou em Gestão da Tecnologia da Informação será muito requisitado para exercer funções em um banco ou até mesmo em outras instituições financeiras. Existe a possibilidade de trabalhar com a administração do fluxo de informações que circulam na rede da empresa ou na criação de programas de armazenamento e recuperação de dados, mantendo as informações seguras e ao mesmo tempo com fácil acesso para os colaboradores autorizados.

ciencia da computacao e gestao de TI

A Tecnologia da Informação oferece excelentes oportunidades em bancos.

Matemática e Estatística

Ao passo que é lógico que quem tem facilidade com números já possui meio caminho andado para conquistar uma boa vaga em um banco. Estes dois cursos, Matemática e Estatística, possibilitam ao diplomado trabalhar com levantamento, processamento e análise de dados, tanto para explicar certos fenômenos como para realizar previsões financeiras. Você será capaz de realizar diagnósticos precisos sobre o mercado financeiro, podendo até mesmo atuar em um núcleo especial dentro de um banco.

matematica estatistica numeros graficos

Os cursos de matemática e estatística podem trabalhar em um núcleo especial do banco.

Gestão de Recursos Humanos

Antes de mais nada, se você gosta de trabalhar com pessoas o curso de Gestão de Recursos Humanos é uma excelente opção de curso superior para ingressar na carreira bancária. Um gestor de recursos humanos, ou também chamado de gestor de RH na forma abreviada, cuida do gerenciamento dos colaboradores que integram o quadro de funcionários da organização. Este profissional realiza a seleção de pessoas, avalia o desempenho e ainda desenvolve programas de capacitação e também atividades integradoras para melhora do clima organizacional.

gestao de rh

O setor de recursos humanos é muito importante dentro de um banco.

Marketing

Com toda a certeza, atualmente muitos bancos estão investindo pesado na comunicação e para isso precisam contratar bons profissionais formados na área de Marketing. Além dos comerciais na televisão, o profissional de marketing trabalha na elaboração de estratégias de comunicação para fortalecimento da marca, como inserção em diferentes redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube, Twitter, TikTok, etc.) e também com patrocínios em eventos culturais e esportivos.

marketing e comunicacao

O marketing é o responsável por cuidar da imagem de marca do banco.

Logística

Desse modo, quem se forma na área Logística será responsável pelo bom funcionamento da empresa e também pela constante busca por melhoria nos processos da organização. Você saberá atuar tanto no setor de compras, produção, armazenamento como também distribuição. Em um banco, este profissional pode assumir até mesmo a função estratégica que objetiva melhorar e otimizar o atendimento aos clientes.

logistica

A logística tem função estratégica no atendimento aos clientes de um banco.

Certificações necessárias na carreira bancária

CPA10

A CPA10 ou Certificação Profissional ANBIMA Série 10 é uma certificação profissional oferecida pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). Essa instituição é a principal certificadora de profissionais do mercado financeiro brasileiro no setor de distribuição de produtos de investimento.

cpa10

Certificação CPA-10

Esta certificação serve para regularizar os profissionais que desempenham atividades de comercialização e distribuição de produtos de investimento diretamente junto ao público investidor em agências bancárias, bem como de atendimento ao público investidor em centrais de atendimento tenham conhecimento do mercado.

Portanto, para ser considerado aprovado e obter a CPA10, o profissional deve realizar um exame de certificação e apresentar um índice de acerto igual ou superior a 70% da prova. A certificação é um diferencial levado muito em conta pelas instituições financeiras no momento da contratação. E isto deve-se tanto à obrigatoriedade da certificação para comercialização de produtos de investimento quanto à credibilidade que a CPA-10 demonstra ao atestar que os profissionais certificados possuem os conhecimentos necessários para atuar no mercado financeiro

CPA20

Por outro lado, a CPA20 (também chamada de Certificação Profissional ANBIMA – Série 20) destina-se a certificar profissionais que desempenham atividades de comercialização e distribuição de produtos de investimento diretamente junto aos investidores qualificados, bem como aos gerentes de agências que atendam aos segmentos private, corporate, investidores institucionais, e a profissionais que atendam aos mesmos segmentos em centrais de atendimento.

cpa20

Certificação CPA-20

E ainda, caso a instituição tenha aderido ao Código de Regulação Práticas e Melhores Práticas para Fundos de Investimentos, os profissionais que atuem em centrais de atendimento devem possuir, obrigatoriamente, a certificação CPA 20.

ANEPS

Primeiramente é importante saber o que significa a sigla ANEPS, que é Associação Nacional dos Profissionais e Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes no País. Ela é uma entidade representativa que possui como objetivo congregar e defender os interesses das Promotoras de Crédito e Correspondentes no Brasil.

Associação Nacional dos Profissionais e Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes no País

Associação Nacional dos Profissionais e Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes no País

Para obter a certificação ANEPS é necessário realizar uma prova que é realizada em conjunto com o Instituto Totum. A avaliação é obrigatória e está prevista no artigo 12 da resolução 3954/2011 do Banco Central. Todos os profissionais contratados para atender e ofertar operações de crédito e arrendamento mercantil, podem exercer esta profissão, caso sejam considerados aptos neste exame.

Dessa maneira, a instituição possui várias provas, e para você realizar qualquer uma delas é necessário possuir alguns requisitos mínimos, tais como ter formação no mínimo de 5.º ano do ensino básico; idade mínima de 18 anos; aceitar as regras da certificação ANEPS e por fim possuir computador ou smartphone atualizado para a realização do exame que é inteiramente online.

ABECIP

Em primeiro lugar, a sigla ABECIP significa Associação Brasileira das Entidades e Crédito Imobiliário e Poupança. O programa de certificação profissional da ABECIP  visa promover o aperfeiçoamento dos profissionais das instituições financeiras que atuam no crédito imobiliário e na estruturação de operações financeiras com lastro em imóveis, dos correspondentes no país, voltados para a comercialização de produtos de crédito imobiliário e todos os profissionais que buscam a melhor qualificação neste segmento.

Acertificação da ABECIP, além de promover a melhoria da qualidade das informações repassadas ao consumidor e demais públicos, pretende reconhecer a capacidade técnica e experiência do profissional de crédito imobiliário, incentivando sua atualização, dando maior credibilidade para os associados e não associados, elevando os padrões de conduta ética e fortalecendo o mercado de crédito imobiliário.

Certificação para correspondente bancário

bancario

Saiba como se tornar um corresponde bancário.

Em resumo, para poder operar como o correspondente bancário é necessário possuir uma autorização do Bacen, conforme previsto na Resolução 3.954/2011, que define a política de contratação. Em outras palavras, isso significa que qualquer instituição autorizada pode atuar como correspondente bancário, sendo vinculada ou não ao Sistema Financeiro Nacional.

Dessa maneira, a certificação profissional do correspondente bancário é um exame que os agentes de correspondentes, que atuam no mercado de produtos financeiros, precisam realizar para atestar seu adequado nível de especialização no desempenho de suas atividades, atendendo à Resolução 3.954/11 do Banco Central do Brasil.

Por fim, a certificação para correspondente bancário tem validade de 3 (três) a 5 (cinco) anos, dependendo da certificadora. Para saber mais sugerimos que acesse o site da FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos no endereço www.certificacaofebraban.com.br.

Saiba mais sobre a carreira bancária

O seu sonho é ingressar na carreira bancária? Em nosso blog temos diversos textos sobre os diferentes aspectos da carreira em bancos. Você vai saber o que é preciso para ser um bancário; qual é o salário de um bancario; como ingressar na carreira bancária; qual é a função de um correspondente bancário; o que precisa para ser correspondente bancário; o que é a certificação cpa10; o que é a certificação cpa20; qual a diferença entre as certificações cpa10 e cpa20; quais são as certificações da carreira bancária; enfim todos os requisitos para seguir na carreira bancária!

Ficou interessado? Clique aqui e saiba tudo sobre a carreira bancária e a certificação para correspondente bancário, curso para bancario, certificação aneps, certificação abecip e muito mais!

RESPONDA QUESTÕES DE PROVAS ANTERIORES

Com o intuito de ajudar na sua preparação, é muito importante testar seus conhecimentos com as questões que separamos no link abaixo. Treinando com a resolução de questões, com toda a certeza você terá mais facilidade para poder resolver a sua prova de certificação.

Assim sendo, para deixar o sua preparação ainda mais direcionada, veja questões de provas anteriores da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, também chamada de Anbima.

Aproveite essa oportunidade para simular o dia da sua prova, assim, você vai deixar um pouco do nervosismo de lado e ficar cada vez mais perto de conquistar sua certificação!

Clique aqui e teste seus conhecimentos com questões da ANBIMA

Veja a seguir dois exemplos de questões aplicadas em provas anteriores para obter a certificação CPA 10 da ANBIMA:

QUESTÃO 1

A separação da área que cuida da gestão de recursos próprios e da área que cuida da gestão de recursos de terceiros (fundos). Conhecida como Chinese Wall, é uma definição do Banco Central feita com o objetivo de:

a) Separar a venda de CDB da venda de Fundos de Investimento.
b) Evitar que o Banco ofereça somente CDB ou Fundo de Investimento.
c) Evitar conflito de interesses.
d) Evitar que o funcionário ofereça Fundos de Investimento para um cliente que investe em CDB.

Clique aqui para responder!

QUESTÃO 2

Se seu Fundo de Investimento é composto por títulos de renda fixa de uma instituição A e ações da empresa B, em quais papéis, em caso de falta de pagamento, o risco de crédito pode ser ocasionado?

a) Por A e B.
b) Apenas por A.
c) Apenas por B.
d) Não há risco de crédito.

Clique aqui para responder!

PREPARE-SE COM O APROVA

Primeiramente, você ainda não possui nível superior? Aproveite, e escolha seu curso superior ead para ficar bem preparado e conquistar uma excelente vaga nos próximos concursos públicos na área de bancos! Como já mencionamos anteriormente, os cursos de ciências contábeis e administração são boas opções para quem está em dúvida e deseja seguir ingressar na carreira bancária.

Assim sendo, como você não tem muito tempo, precisa deixar as centenas de páginas de apostilas de lado e aprender com videoaulas. No Aprova, você tem acesso ao conteúdo que realmente será cobrado na prova dividido em videoaulas de apenas 30 minutos.

Dessa maneira, você aprende o tema proposto pelo professor sem que o processo se torne muito cansativo. E ainda, pode aproveitar os intervalos do seu dia a dia para assistir a uma videoaula e ficar cada vez mais perto da aprovação.

Por fim, é importante ressaltar que cada preparatório é específico para o certame e também para o cargo do seu interesse. Confira em nosso site um curso para concurso que será o fator decisivo para sua aprovação!

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS NO BLOG

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E NOS SIGA NO INSTAGRAM

 

 

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS