Você já deve ter ouvido falar que ser funcionário público tem muitas vantagens. E isso é verdade! Podemos atestar com base na grande procura por concursos abertos. Mas antes de se inscrever para qualquer certame, vamos te ensinar a como escolher um concurso público.

qual concurso escolher

Descubra qual concurso escolher

É preciso pensar que, em grande parte, por causa da estabilidade, você irá ficar nesse cargo até a aposentadoria. Portanto, é preciso escolher certo. Mas fique tranquilo! Nesse post você vai encontrar um passo a passo que vai te levar ao concurso certo e a aprovação ao cargo escolhido.

Por que prestar um concurso público?

Como já falamos no início, ser servidor público tem diversas vantagens.

O funcionário desse setor conta com salários atrativos, benefícios extras atraentes e tão conhecida e falada estabilidade. Ela é um dos fatores que atrai tantos candidatos a uma vaga.

Vantagens de ser funcionário publico

Conheça as vantagens em ser servidor público

Já imaginou nunca mais ficar desempregado ou precisar correr atrás de uma nova oportunidade no mercado? Incrível, não é mesmo?

Mas não é só isso! Servidores também têm planos de aposentadoria diferente dos trabalhadores do setor público. E mesmo com as novas regras, ainda é mais vantajoso. Se você quer saber mais sobre esse assunto, é só clicar aqui.

Qual concurso escolher?

Sabendo das vantagens em ser funcionário público, vamos falar sobre como escolher um concurso público. Nessa etapa você vai reunir as informações que são importantes para escolha do cargo.

Então, comece selecionando os concursos que exigem a sua formação. Os editais publicados anunciam quais as vagas e qual a formação necessária para o candidato aprovado assumir o cargo.

como escolher um concurso

Pesquise bem antes de se candidatar

Além disso, certifique-se de que possui habilidades ou o conhecimento necessário para o desempenho das funções, alguns concursos, inclusive, fazem prova de Conhecimentos específicos. Mas, calma! Vamos chegar nesse assunto.

Porém, se você não sabe por onde começar, nós temos a solução. Aqui no Blog do Aprova você encontra todos os concursos que estão com inscrições abertas ou com editais publicados. Essa postagem é atualizada diariamente. Para acessar é só clicar aqui!

A quantidade de vagas disponível é expressiva e para todos os níveis de escolaridade. Então, com certeza uma delas vai a ideal para você.

Edital

Conforme já mencionamos acima, o edital é o documento que apresenta todas as informações sobre o concurso. Essa é a primeira etapa para a conquista da vaga. Os órgãos e bancas organizadoras só divulgam esse documento após a aprovação do concurso, da quantidade de vagas, regras, entre outros detalhes que envolvem a organização e contratação de novos servidores.

Nele constam todas as disciplinas que vão cair na prova, todos os cargos, salários, datas, detalhamento das funções a ser exercidas, onde os aprovados serão alocados, enfim, tudo que é necessário saber sobre esse concurso.

Portanto, ler todo edital é de extrema importância para o candidato. Apenas após a leitura de todo documento é indicado partir para a inscrição.

Edital de concurso

Ler todo o edital é muito importante

Porém, existem muitos concursos que ainda não tiveram edital publicado. Posso começar a estudar para eles?

Pode e deve! Grandes concursos como o do INSS, Banco do Brasil, Receita Federal, entre outros, são extremamente concorridos. Por isso, quanto antes você começar, melhor! Para isso, busque pelos editais dos concursos passados e os use de base para começar a preparação. Mais uma vez queremos te tranquilizar, vamos falar sobre os conteúdos mais recorrentes daqui a pouco.

Como se inscrever em um concurso

Após a publicação do edital, as inscrições são abertas. Geralmente elas são feitas através do site da banca organizadora. Já nas primeiras páginas dos editais você vai encontrar o caminho para acessar a página.

Além disso, fique atento aos prazos e as taxas de inscrição cobradas para cada nível de escolaridade.

Novamente, você pode ficar tranquilo, temos uma postagem que vai te ajudar a entender e te dar um passo a passo de todo o processo de inscrição em concurso público. Clique aqui e confira.

Como se preparar para concurso

Chegamos à etapa mais importante antes da sua aprovação: a preparação.

Preparação para concurso

Se preparar é a etapa mais importante

Continue acompanhando, pois aqui você vai conferir tudo o que precisa saber para passar em um concurso público. Preparamos dicas de conteúdos que mais caem, melhor forma de estudar, como exercitar o que aprendeu, o que cai para cada nível de escolaridade, o que estudar para a prova discursiva, enfim, tudo o que precisa saber de fato.

O que estudar para concurso público?

Cada concurso tem seus próprios conteúdos, mas você pode começar a se preparar com base nas disciplinas que mais frequentemente são cobradas.

Por isso vamos apresentar essas, as mais frequentes. Então, fique atento e comece a se preparar para o próximo concurso.

O que estudar para concurso

Língua Portuguesa

Compreensão e interpretação de textos; Tipos e gêneros textuais; Coerência e coesão textual; Formação e significação de palavras; Sinônimos e antônimos; Ortografia; Acentuação; Tipos de frases; Pontuação; Morfologia; Concordância verbal e nominal; Regência verbal; Sintaxe.

Conteúdos semelhantes aos de nível médio, certo? Certo! Mas, com grau de dificuldade muito mais elevado. Isso sem contar a grande probabilidade de ser necessário também fazer uma Redação.

Raciocínio Lógico

Estruturas lógicas; Lógica de argumentação; Lógica sentencial; Proposições simples e compostas; Tabelas; Equivalências; Leis de De Morgan; Operações com conjuntos; além de assuntos ligados a Noções de Matemática Finita, Estatística, Proporcionalidade e Funções;

Informática

Sistemas operacionais; Editores de textos; Planilhas eletrônicas; Softwares de apresentação; Segurança; Conhecimentos de internet;

Bom, não é mais necessário dizer que, apesar da igualdade do que é cobrado nos outros níveis de escolaridade, aqui a dificuldade será muito maior, certo?

Conhecimentos Específicos

Essa prova vai variar muito de acordo com o cargo escolhido. Por isso, ler o edital antes de começar a se preparar é tão importante. Mas, além de assuntos relacionados a função, também podem costumam ser cobrados outros como Noções de Direito, Noções de Administração, Matemática Financeira, Contabilidade e Gestão Pública.

Contudo, cada nível de escolaridade tem dificuldade e quantidades de questões diferentes. Os conteúdos citados acima são os mais frequentes em concursos de nível fundamental, médio e superior.

Porém, além das questões das disciplinas citadas acima, alguns certames, são compostos por questões dissertativas, onde o candidato precisa escrever a resposta.

Então, trouxemos algumas dicas que vão te ajudar a passar por essa etapa também. Confira:

O que cai na Prova discursiva?

Essa pode ser a área que mais aterroriza os concurseiros. Por isso, preparamos um conteúdo especial para te apresentar algumas dicas de como realizar a prova discursiva. São sugestões sobre estrutura, temas e cuidados importantes.

O que estudar para a prova discursiva

Se prepare para a prova discursiva

Como o próprio nome já diz, essa prova não é de marcar X, como as outras questões. Portanto, aqui, o candidato irá precisar elaborar um texto, ou uma resposta dissertativa. Para isso, é preciso estar bem informado sobre as notícias da atualidade, assuntos referentes ao cargo e conhecimentos gerais. Mas, mais do que isso, é necessário que o candidato saiba como criar a estrutura certa para a resposta.

Para saber mais sobre como fazer uma prova discursiva que garanta uma boa pontuação, é só clicar aqui.

Como é a pontuação?

Cada edital prevê o peso que cada disciplina e questão vai ter no concurso, bem como, qual a nota mínima que o candidato precisa atingir para ser aprovado. Portanto, ressaltamos, mais uma vez, a importância da leitura de todo edital.

Confira abaixo alguns exemplos de pontuação dada nos concursos:

Concurso Prefeitura de Timóteo

Banca: Fundação CEFETMINAS

pontuação de concurso

pontuação de concurso 2

pontuação de concurso 3

 

Além das notas obtidas nas provas, os candidatos ainda podem apresentar a documentação necessária para a Prova de Títulos, que em geral, tem caráter classificatório.

Mas se você não sabe o que, de fato, é a prova de títulos, fique atento ao tópico abaixo:

O que é a prova de títulos?

A Prova de Títulos pode ser uma das etapas de avaliação de concursos com vagas para Nível Superior. Ela leva em consideração a formação educacional e conta pontos para cada curso finalizado pelo candidato, como pós-graduação, mestrado, doutorado e MBA. Não existe uma tabela unificada da quantidade de pontos para cada curso, mas cada órgão deixa essa pontuação clara no edital. E, apesar de levar o nome de Prova, essa etapa não consiste em realizar um teste, ela é apenas uma apresentação de comprovantes de títulos.

Você pode saber mais sobre a Prova de títulos clicando aqui!

Como estudar para passar em um concurso

Por fim, vamos falar da principal etapa: a preparação.

Agora que você já sabe quais os conteúdos que mais têm chances de cair em concurso público, como são as provas, as vantagens em ser um servidor público, é hora de pensar em como se preparar para a prova.

Então, o primeiro passo é descobrir a melhor maneira de estudar, e para isso você pode contar com um preparatório para concurso.

Preparatório para concurso

Estude com videoaulas

No Aprova você encontra os melhores cursos preparatórios, com videoaulas que te ensinam o que realmente vai cair na prova, pois elas são elaboradas e gravadas de acordo com o edital do certame.

Para te mostrar como as videoaulas podem ser o método mais eficaz de estudar, separamos algumas com os conteúdos citados acima, que podem cair em provas de concurso público:

– Língua Portuguesa:

A Prof.ª Carolina Santana dá dicas de língua portuguesa para concursos públicos:

– Matemática:

Nesse vídeo, o Prof. Braian Azael dá dicas de Matemática para concursos públicos:

-Raciocínio Lógico:

O Prof. Braian Azael dá dicas de Raciocínio Lógico para concursos públicos:

– Informática:

O Prof. Marcio Hollweg dá dicas de Informática para concursos públicos:

– Prova Discursiva:

Toda sexta-feira a professora Daniela Tatarin traz dicas para ajudar na sua preparação para provas discursivas, assista:

Esse é um programa que o Aprova oferece gratuitamente para melhorar a sua preparação. Semanalmente ele é atualizado. Então, você pode se inscrever em nosso canal no Youtube e receber uma notificação sempre que um novo vídeo for ao ar.

Estude com Questões de provas anteriores

Não existe melhor forma de estar completamente preparado para o concurso que resolvendo questões de concurso que já aconteceram.

Esse exercício é muito eficaz e vai melhorar muito sua preparação. Com ele, seu aprendizado é fixado da melhor maneira e isso facilitará no entendimento da lógica da prova e na gestão do tempo de resolução.

Questões para concurso

Por fim, estude com questões

Além disso, essa é a maneira mais eficiente para testar quais conteúdos precisam de mais revisão e quais já estão bem fixados.

Com o Aprova Questões você pode criar cadernos de provas e treinar como se fosse o dia oficial. Então, vai conseguir estipular qual o tempo necessário para cada questão e, de fato, estará mais seguro no dia do certame.

É importante lembrar que cada banca organizadora tem um tipo de prova diferente. Então, descubra qual a banca e procure outras provas já realizadas por ela, para ter familiaridade com o estilo. Mas não se preocupe! Nós te ajudamos a entender cada uma! Clique aqui e conheça o estilo das principais bancas de concurso de público.

Encontre um concurso e comece a se preparar

Agora que você já sabe tudo o que cai em concurso público e como estudar para ele, já pode encontrar um edital aberto para se inscrever.

Como já mencionamos no começo desse texto, aqui mesmo no blog do Aprova você encontra uma lista completa com os concursos que estão com inscrições abertas ou que vão iniciar em breve. Esse post é atualizado diariamente, para que, de fato, você encontre o concurso que sempre procurou.

Para ter acesso a essa listagem, basta clicar aqui!

Qual concurso escolher

Descubra qual concurso escolher

Porém, se você busca por um concurso que ainda não foi aberto, ou pode ser divulgado em breve, como INSS, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Receita Federal, entre tantos outros certames de grandes instituições, pode começar a se preparar da mesma forma. Inclusive, quanto antes melhor!

Esses concursos são muito concorridos, então quanto mais preparado, mais chances de conquistar uma das vagas.

Da mesma maneira, temos uma lista com esses certames que você pode acompanhar diariamente. Então, é só clicar aqui e conferir.

Por fim, não se esqueça que a aprovação é uma união da sua preparação, com a determinação e disciplina. Portanto, com esses três fatores, sua vaga está muito mais perto do que você imagina!

 

Publicado em 17/03/2020 | Atualizado em 17/03/2020 às 11:26

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *