Qual a função da Polícia Civil do Paraná?

Atualizado em 17/06/2020 às 13:22

Como já sabemos, um novo concurso para a Polícia Civil do Paraná deve ser anunciado em breve. Ele já está aprovado pelo Governo do Estado.

A previsão é que sejam abertos 400 novos postos de trabalho na instituição.

Se você quer garantir uma das vagas e receber o salário que pode chegar a R$13.000,00 que é oferecido, fique atendo e fique por dentro de tudo o que a polícia civil faz.

PREPARE-SE PARA O CONCURSO DA PC PR COM O APROVA

Para mais informações sobre os cursos, ligue: 0800 606 8889

O que faz a Polícia Civil do Paraná?

A Polícia Civil é o órgão responsável pela segurança pública do estado. A principal função dessa instituição é de prevenir, repreender e investigar crimes. Também é responsabilidade da Polícia Civil cumprir os mandados de prisão expedidos contra os condenados judicialmente por crimes.

Para ingressar na Polícia Civil do Paraná, obrigatoriamente o candidato precisa ser aprovado em Concurso Público e ter o ensino superior completo, além disso, alguns outros requisitos são cobrados em edital.

Quais cargos disponíveis na PC PR?

Dentro da instituição, os cargos têm funções definidas e os interessados podem escolher entre: Delegado, Escrivão, Investigador e Perito Criminal.

Confira abaixo as principais atribuições para cada um desses cargos:

  • Delegado – Esse profissional planeja e coordena as operações e investigações policiais. Ele chefia os inquéritos, toma depoimentos, investiga a autoria de crimes, elabora relatórios, entre outros. Além disso, ele também exerce algumas funções administrativas, como a fiscalização da emissão de documentos.
  • Escrivão – Ele é o responsável por cuidar de todo o trabalho burocrático da delegacia. Na hierarquia da Polícia Civil, vem logo abaixo do delegado. Além disso, ele acompanha todo o inquérito policial, desde coletar os primeiros relatos até o encerramento do caso. É o escrivão quem faz as anotações em livros oficiais, analisa os inquéritos, faz os indiciamentos, prisões em flagrante e recolhe fianças.
  • Investigador – Ele realiza inspeções e operações policiais. Semelhantemente, a ele é atribuído a responsabilidade de investigar a autoria dos crimes e infrações administrativas. É também sua função levantar informações sobre as vítimas, encontrar testemunhas, investigar indícios e provas até que seja determinado o culpado. Da mesma forma, é ele quem dá cumprimento a mandados de prisão e de busca e apreensão. Para conhecer mais desse cargo, clique aqui e saiba tudo sobre a carreira.
  • Perito Criminal – Para finalizar esse é o profissional que analisa o local onde o crime foi cometido para produzir provas técnicas, bem como coletar evidências, realizar exames laboratoriais, analisar as armas que foram usadas, fazer a identificação e elaborar os laudos das perícias. O objetivo dessa função é entender como o crime aconteceu e produzir provas para serem usadas no inquérito policial.

Como se tornar Policial Civil do Paraná?

Como dito anteriormente, para trabalhar na Polícia Civil é necessário, primeiramente, ser aprovado no Concurso Público.

Embora o edital ainda não tenha sido publicado, existe a expectativa de que elas sejam distribuídas da seguinte forma:

  • 300 vagas para o cargo de Investigador
    • 50 vagas para o cargo de Papiloscopista
    • 50 vagas para a carreira de Delegado.

E para ser aprovado, você precisa começar a se preparar o quanto antes, visto que o certame será bastante concorrido.

Para te ajudar, preparamos essa postagem sobre como estudar e garantir a aprovação no Concurso da Polícia Civil do Paraná.

 

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA CONCURSOS E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS