Qual a diferença entre ENEM e vestibular?

Atualizado em 14/10/2022 às 10:45

Se você fica em dúvida sobre qual a diferença entre ENEM e vestibular, esse texto foi feito para você. Começando a esclarecer de uma forma resumida, entenda que ambos são processos seletivos para ingresso em cursos de graduação, mas com peculiaridades individuais. Então, vamos falar um pouco sobre cada um deles, para você fazer a melhor escolha.

 

Qual a diferença entre ENEM e vestibular?

Antes de entrar nas características de cada processo, vale lembrar que a nota do ENEM pode ser usada em diversos processos seletivos, por isso, o estudante tem mais oportunidades disponíveis. Já o vestibular, normalmente, é específico para uma única universidade, podendo ser pública ou privada.

 

Tudo o que você precisa saber sobre o ENEM

A primeira coisa que você precisa entender é que apenas fazer a prova do ENEM não garante vaga automática em nenhuma instituição de ensino. Mas, ele é usado como critério de classificação em inúmeros processos seletivos, vamos te explicar tudo certinho nos tópicos abaixo. Outra informação que vale lembrar é que o ENEM não nasceu com esse propósito. No início, ele era responsável apenas por avaliar a qualidade do ensino médio no Brasil.

 

Concorrer a uma vaga em universidade pública

O estudante que fez o ENEM recentemente e não zerou na redação, pode utilizar sua nota para concorrer a uma vaga em universidade pública. Isso acontece, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Todo o processo é feito on-line mesmo, mas só entram aqueles que tiveram as melhores notas. E a importância do ENEM é tão grande, que apenas com as provas desse processo você pode concorrer a vagas em cerca de 100 universidades pelo país. Então, fique de olho, as inscrições são abertas duas vezes ao ano, no início dos semestres letivos.

 

Concorrer a uma vaga em universidade privada

Muitas instituições particulares já adotaram a nota do ENEM como processo seletivo também. Então, você não precisa fazer uma prova em cada faculdade que tenha interesse.

 

Conquistar uma bolsa de estudos

Sejam elas integrais ou parciais, sua boa nota do ENEM também pode te levar até essa conquista. O processo seletivo que vale para selecionar esses candidatos é o Programa Universidade para Todos (ProUni). Os candidatos precisam atender também os critérios de renda familiar e ter obtido uma pontuação mínima de 450 pontos no exame, além de não ter zerado na redação. Assim como o Sisu, o ProUni também abre inscrições duas vezes ao ano.

 

Financiar seus estudos

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) do Governo Federal também utiliza sua nota no ENEM como critério. Funciona assim, o FIES paga uma porcentagem da sua mensalidade da faculdade e essa dívida só começa a ser paga por você, depois da formatura, com prazos mais longos e juros mais baixos. Para participar também é necessário ter conquistado pelo menos 450 pontos na média das provas e não ter zerado a redação, além de atender a critérios de renda familiar. E as inscrições para o FIES também ocorrem duas vezes ao ano.

 

Tudo o que você precisa saber sobre o vestibular

Diferente do ENEM, quando você faz o vestibular já sabe em qual universidade está concorrendo a uma vaga. A seleção é mais específica, já que é possível saber, além da universidade, o curso, o campus e a modalidade que irá disputar a vaga (em caso de cotas). Mas, por outro lado, será uma prova para cada tentativa.

Algumas universidades públicas, como acontece com a Universidade de São Paulo (USP), reservam apenas uma pequena parte das vagas para ingresso pelo Sisu, o restante se dá pelo vestibular da universidade.

Também não há um padrão muito definido para as provas de vestibular. Há algumas de fase única e outras divididas em duas etapas eliminatórias. Cada uma segue um número de questões, tipo de redação e tempo total de prova. Então, se você está decidido por uma ou mais universidade que tem o vestibular como processo, resolva provas anteriores para ficar bem familiarizado com o estilo de cobrança.

 

Qual a diferença entre ENEM e vestibular?

Agora que você já sabe tudo sobre os dois processos seletivos, precisa escolher qual caminho seguir. Então vamos para algumas dicas, mas na dúvida, faça os dois! Assim, você aumenta sus chances de conquistar o objetivo dos seus sonhos. Até porque, os vestibulares nunca caem na mesma data das provas do ENEM.

Prefira o ENEM se:
– Quer ter mais chances de conseguir uma vaga;
– Não está focado apenas em uma faculdade específica;
– Quer escolher entre vários cursos e poder mudar de ideia enquanto o processo ainda estiver aberto;
– Quer participar de financiamentos ou conquistar bolsas de estudo.

Prefira o vestibular se:
– Tem certeza de qual curso quer fazer;
– Já sabe em qual instituição quer estudar;
– A universidade do seu interesse não aceita a nota do ENEM.

 

Preparação para o ENEM

 

ESTUDE PARA O ENEM COM O APROVA

Para mais informações ligue 0800 606 8889

 

Se você optou pelo ENEM, precisa garantir uma preparação específica. O objetivo é que você aprenda apenas os conteúdos que realmente são cobrados nas provas e como eles aparecerão no enunciado. Assim, você não perde tempo! No Aprova no ENEM, nós oferecemos videoaulas de 30 minutos e explicações diretas ao ponto, além de uma equipe de professores que entende muito do Exame Nacional do Ensino Médio. Então, conheça nossos cursos e fique mais perto de alcançar seus objetivos!

 

 

Veja mais notícias no blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE O ENEM

Curta no Facebook a página do Aprova! Siga também nosso perfil no Instagram

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS