ATENÇÃO: houve alteração no gabarito abaixo,
já que a correção não correspondia a ordem das questões. Confira!
Confira o gabarito extraoficial da prova de Língua Portuguesa corrigida pela professora Daniela Tatarin, do concurso do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizada neste domingo (08/09/2013).
Texto para os itens de 1 a 13
Embora as conquistas obtidas a partir da Revolução
Francesa tenham possibilitado a consolidação da concepção de
cidadania, elas não foram suficientes para que essa condição se
verificasse na prática. A mera declaração formal das liberdades
nos documentos e nas legislações esboroava diante da
inexorável exclusão econômica da maioria da população. Em
vista disso, já no século XIX, buscaram-se os direitos sociais,
com ações estatais que compensassem tais desigualdades,
municiando os desvalidos com direitos implantados e
construídos de forma coletiva em prol da saúde, da educação,
da moradia, do trabalho, do lazer e da cultura para todos.
No entanto, foi somente depois da Segunda Guerra
Mundial que a afirmação da cidadania se completou, haja vista
que só então se percebeu a necessidade de se valorizar a
vontade da maioria, respeitando-se, sobretudo, as minorias, em
suas necessidades e peculiaridades. Em outras palavras,
verificou-se claramente que a maioria pode ser opressiva, a
ponto de conduzir legitimamente ao poder o nazismo ou o
facismo. Para que fatos como esse não se repetissem, fez-se
premente a criação de salvaguardas em prol de todas as
minorias, uma vez que a soma destas empresa legitimidade e
autenticidade à vontade da maioria.
Eis aí o fundamento primeiro das políticas em favor de
quaisquer minorias. No que toca às pessoas com deficiência, é
possível afirmar que o viés assistencialista e caridosamente
excludente que orientava as ações governamentais tem sido
substituído por programas de efetiva inclusão, que visam
formar cidadãos sujeitos do próprio destino, e não mais meros
beneficiários de políticas de assistência social. O direito de ir
e vir, de trabalhar e de estudar é a mola mestra da inclusão de
qualquer cidadão e, para que se concretize em face das pessoas
com deficiência, há que se exigir do Estado a construção de
uma sociedade livre, justa e solidária (como prevê o artigo 3º
da Constituição Federal), por meio da implementação de
políticas públicas compensatórias e eficazes.
A obrigação, porém, não se esgota nas ações estatais.
Todos nós somos igualmente responsáveis pela efetiva
Compensação de que se cuida. As empresas, por sua vez,
Devem primar pelo respeito ao princípio constitucional do
Valos social do trabalho e da livre iniciativa, para que se
implementem a cidadania plena e a dignidade do trabalhador
Com ou sem deficiência (previstas nos artigos 1º e 170 da
Constituição Federal). Nesse diapasão, a contratação de
pessoas com deficiência deve ser vista como qualquer outra.
Desses trabalhadores, espera-se profissionalismo, dedicação,
Assiduidade, enfim, atributos ínsitos a qualquer empregado.
Não se quer assistencialismo, e sim oportunidades.
Julgue os itens seguintes, relativos às ideias apresentadas no texto.
1 De acordo com o texto, ações governamentais de assistencialismo às pessoas com deficiência constituem salvaguarda eficaz no processo de inclusão desses indivíduos.
Resposta: Errada
2 Segundo o autor do texto, a construção de uma sociedade livre, justa e solidária só é possível mediante a inclusão, na sociedade, das pessoas com deficiência.
Resposta: Errada
3 Infere-se da leitura do texto que a contratação de pessoas com deficiência por empresas privadas vai de encontro ao princípio constitucional do valor social do trabalho e da livre iniciativa.
Resposta: Certa
4 Da leitura dos dois primeiros parágrafos conclui-se que as conquistas sociais verificadas após a Segunda Guerra Mundial foram mais efetivas que as percebidas após a Revolução Francesa.
Resposta: Certa
5 Depreende-se do texto que a necessidade de busca de direitos sociais que compensassem as desigualdades econômicas foi a razão maior da Segunda Guerra Mundial.
Resposta: Errada
Com base na estrutura linguística do texto, julgue os itens que se seguem.
6 A inserção de vírgulas imediatamente antes e depois da oração “que orientava as ações governamentais” (l.26) manteria a correção gramatical, mas alteraria o sentido do período.
Resposta: Certa
7 Dada a relação de concessão estabelecida entre as duas primeiras orações do texto, a palavra “Embora” (l.1) poderia, sem prejuízo do sentido ou da correção gramatical do texto, ser substituída por Conquanto.
Resposta: Certa
8 A expressão “tais desigualdades” (l.8), empregada, no período em que ocorre, sem um referente explícito, está associada à “inexorável exclusão econômica da maioria da população” (l.6).
Resposta: Certa
9 No trecho “o nazismo ou o facismo” (l.19-19), a conjunção “ou” evidencia a relação de sinonímia existente entre os nomes “nazismo” e “facismo”.
Resposta: Certa
Cada um dos itens abaixo apresenta uma proposta de reescrita de trecho do texto – indicado entre aspas –, que deve ser julgada certa se estiver gramaticalmente correta e mantiver o sentido original do texto, ou errada, em caso contrário.
10 “No entanto (…) completou” (l.12-13): Mas, apenas depois da Segunda Guerra Mundial é que a cidadania solidificou-se.
Resposta: Errada
11 “O direito (…) cidadão” (l45-46): O direito de ir e vir, o de trabalhar e o de estudar são a mola mestra da inclusão de qualquer cidadão.
Resposta: Certa
12 “Desses (…) empregado” (l45-46): Esperam-se desses trabalhadores profissionalismo, dedicação, assiduidade, enfim, atributos imanentes a qualquer empregado.
Resposta: Errada
13 “A mera (…) população” (l.4-6): A simples declaração formal das liberdades nos documentos e nas legislações ruíam frente à fatal exclusão econômica da maior parte da população.
Resposta: Errada
Texto para os itens de 14 a 20
Existe no mercado uma tendência de crescimento da
taxa de atividade feminina e de melhoria para as mulheres na
disputa por postos de trabalho. De fato, desde meados dos anos
oitenta do século XX, a taxa anual de emprego das mulheres
mostra-se mais elevada que a masculina, o que representa um
forte aumento de pessoas do sexo feminino entre a população
ocupada.
Muitas razões podem explicar esse comportamento
mais favorável às mulheres do que aos homens, no que se
refere à expansão do nível de ocupação. Uma delas decorre da
amplitude do processo de reestruturação produtiva iniciada na
década de noventa do século passado, que afeta principalmente
o emprego industrial, cuja redação massiva tem rebatimentos
negativos e incide mais sobre os homens do que sobre as
mulheres, pouco representadas no setor.
Outro fator que estimula a inserção produtiva das
mulheres diz respeito à expansão da economia de serviços.
Entretanto, há de se considerar que esse fenômeno pouco tem
alterado a predominância de um ou outro sexo em
determinados setores, dado o perfil da segregação ocupacional
de gênero: as mulheres permanecem majoritárias –
representam mais de 70% do total – nas atividades de saúde
e de ensino, na administração pública e nos serviços pessoais.
O terceiro fator que favorece o aumento do emprego
feminino nos anos recentes é a maior flexibilização do mercado
de trabalho, juntamente com a “precarização” das relações de
trabalho, dada a falta de regulamentação de certas garantias de
trabalho e de seguridade social, as formas de contrato sem
carteira assinada, a diminuição dos níveis salariais, o aumento
das formas de trabalho em domicílio e por conta da própria e o
aumento da informalidade, de forma geral.
Esse enfoque explica o aumento maior de
oportunidades de emprego para as mulheres, em razão,
sobretudo, das características da atual divisão do trabalho por
sexo: o emprego em atividades de tempo parcial atrairia
prioritariamente as mulheres, pois permitiria compatibilizar
trabalho doméstico e trabalho remunerado; como mão de obra
secundária, as mulheres aceitariam salários inferiores, o que
atenderia mais imediatamente à demanda dos setores público
e privado, até porque, em face do aumento do desemprego,
seriam provavelmente as primeiras a serem dispensadas.
Em outras palavras, existe uma oposição entre
elevação da taxa de emprego feminina – ou “feminização” do
emprego – e a “precarização” das relações de trabalho, e isso
explica vantagens comparativas da mão de obra feminina sobre
a masculina.
Julgue os itens a seguir com base nas ideias do texto.
14 Conclui-se da leitura do texto que, comparado ao número de homens contratados para trabalhar no setor industrial, o número de mulheres que trabalham nesse setor é pequeno.
Resposta: Certa
15 Depreende-se da leitura do texto que o aumento do número de mulheres no mercado de trabalho deve-se, em parte, ao fato de as mulheres serem menos ambiciosas do que os homens e, por essa razão, aceitarem salários mais baixos e condições menos satisfatórias de emprego.
Resposta: Errada
16 De acordo com o texto, o setor de serviços tem-se expandido, no Brasil, desde a década de noventa do século passado, assim como a presença feminina nesse setor.
Resposta: Errada
17 De acordo com as informações apresentadas no texto, a reestruturação produtiva iniciada na década de noventa do século XX, a expansão da economia de serviços e a maior flexibilização do mercado de trabalho, somada à precarização das relações de trabalho, são fatores que explicam o aumento do contingente feminino no mercado de trabalho.
Resposta: Certa
Com base na estrutura linguística do texto, julgue os itens que se seguem.
18 As formas verbais “tem”(l.13) e “incide” (l.14) estão flexionadas no singular porque concordam com o termo “redução massiva” (l.13).
Resposta: Certa
19 A substituição do trecho “o que atenderia” (l.38-39) por que atendem manteria a correção gramatical e a coerência do texto.
Resposta: Errada
20 Não haveria prejuízo para a correção gramatical ou para o sentido original do texto caso o primeiro período fosse assim reescrito: Muitos são os motivos que podem explicar esse comportamento mais favorável a mulher do que os homens, quanto à explicação do nível de ocupação.
Resposta: Errada
Confira também as respostas do gabarito pelo professor Odilei França:
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Questão 1 -ERRADA
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Questão 2 – ERRADA
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Questão 3 – ERRADA – POIS VAI AO ENCONTRO DE
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Questão 4 – CERTA
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Questão 5 – ERRADA
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Questão 6 – CORRETA -POIS A ORAÇÃO DEIXARIA DE SER RESTRITIVA E PASSARIA A EXPLICATIVA.
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Questão 7 – CORRETA
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Questão 8 – CERTA
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Questão 9 – CERTA
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Questão 10 – ERRADA – POIS O TERMO CIRCUNSTANCIAL “apenas depois da Segunda Guerra Mundial” DEVERIA FICAR ENTRE VÍRGULAS.
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Questão 11 – ERRADA – POIS O NÚCLEO DO SUJEITO É O SUBSTANTIVO “DIREITO” O QUE EXIGE VERBO NO SINGULAR.
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Questão 12 – CORRETA – POIS SUJEITO É profissionalismo, dedicação, assiduidade, SUJEITO COMPOSTO POSPOSTO AO VERBO. O VERBO FICA NO PLURAL OU CONCORDA COM O NÚCLEO MAIS PRÓXIMO.
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Questão 13 – ERRADA – POIS O NÚCLEO DO SUJEITO É O SUBSTANTIVO “DECLARAÇÃO” O QUE REQUER VERBO NO SINGULAR.
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Questão 14 – ERRADA
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Questão 15 – ERRADA
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Questão 16 – CERTA
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Questão 17 – CERTA
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