Processo de formação de palavras: aprenda com o Aprova!

Atualizado em 27/10/2020 às 14:43

O processo de formação de palavras é um assunto muito cobrado em concursos públicos. Ele faz parte da matéria de Língua Portuguesa. Para te dar uma ajuda no aprendizado, trouxemos uma aula especial com a professora Carolina Santana. E fica de olho até o final do post, porque separamos algumas questões para você testar seus conhecimentos sobre o assunto. Está preparado para aprender sobre processo de formação de palavras?

 

Processo de formação de palavras

A professora Carolina Santana explica que há palavras que são formadas a partir de derivação e composição. E quando há uma palavra derivada, ela precisa ter partido de outra que seja primitiva. Até aí, tá tranquilo, né? Dá uma olhada nos exemplos:

Terra – Terraço, terraplanagem, aterrar

Então, as novas palavras são criadas a partir de afixos. E esses afixos podem ser prefixos, quando é colocado antes, ou prefixo, quando é adicionado depois.

Derivação prefixal (ou prefixação)

Quando é acrescentado um prefixo à palavra primitiva, provocando alteração de sentido.

Leal – Desleal
Feliz – Infeliz
Fazer – Desfazer

Derivação sufixal (ou sufixação)

A derivação sufixal acontece quando há o acréscimo de um sufixo a uma palavra primitiva.

Terra – Terraço
Pedra – Pedraria
Feliz – Felizmente

Derivação prefixal e sufixal

Ainda há palavras que podem sofrer derivação prefixal e sufixal ao mesmo tempo. É quando é acrescentado um prefixo e um sufixo ao radical de forma simultânea.

Desigualdade
Infelizmente
Desvalorização

Então, vale lembrar que nesses três exemplos dados anteriormente, temos nada menos que doze palavras. Se você não conseguiu visualizar todas elas, é só conferir na colinha abaixo:

igual, feliz, valor
desigual, infeliz, desvalor
igualdade, felizmente, valorização
desigualdade, infelizmente, desvalorização

 

PREPARE-SE PARA CONCURSOS COM O APROVA

Para mais informações sobre os cursos preparatórios, ligue: 0800 606 8889

 

Saiba mais sobre processo de formação de palavras

Mas não acabou por aqui não, você ainda vai aprender muito mais sobre o assunto. No vídeo abaixo, você vai observar, por exemplo, como substantivos podem ser criados a partir de verbos e vice-versa. Então, não espere mais nenhum minuto, comece a aprender agora mesmo!

 

Responda questões sobre o tema

Já que você aprendeu tudo sobre o processo de formação de palavras, chegou a hora de colocar em prática. Para isso, separamos quinze questões sobre o assunto, para você fixar o conhecimento. Assim, você aprende com os próprios erros e acertos, simula o grande dia e fica mais perto de alcançar a tão sonhada aprovação. Então, não esqueça de verificar o seu desempenho!

PREPARE-SE COM O APROVA

Primeiramente, ainda não possui nível superior? Aproveite e veja uma lista de cursos de graduação para ficar bem preparado e conquistar uma excelente vaga nos próximos concursos públicos! Os cursos de pedagogia e serviço social são boas opções para quem está em dúvida e deseja seguir uma carreira de sucesso.

Assim sendo, como você não tem muito tempo, precisa deixar as apostilas de lado e aprender com videoaulas. No Aprova, você tem acesso ao conteúdo que realmente será cobrado na prova dividido em videoaulas de 30 minutos.

Dessa maneira, você aprende o tema proposto pelo professor sem que o processo se torne cansativo. E ainda, pode aproveitar os intervalos do seu dia para assistir a uma videoaula e ficar ainda mais perto da aprovação.

Por fim, é importante ressaltar que cada preparatório é específico para o certame e também para o cargo do seu interesse. Confira nosso curso para concurso!

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS NO BLOG

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E NOS SIGA NO INSTAGRAM

 

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS