Não importa se você está estudando para um certame mais simples ou com um grau de dificuldade maior, se matemática estiver no conteúdo programático, muito provavelmente, cairá porcentagem para concurso. Falando nisso, venha conferir como estudar matemática para concurso público.

 

porcentagem para concurso

Saiba tudo sobre porcentagem para concurso

 

Mesmo que o assunto seja denominado como matemática básica, o professor Braian Azael defende que precisamos tratar esse básico com mais “carinho” e rever seus conceitos. Dessa forma, você não errará a base de problemas mais complicados. E uma ótima forma para testar seus conhecimentos é resolver exercícios de porcentagem para concurso.

Para entrar melhor no assunto de porcentagem para concurso, precisamos explicar o que é porcentagem. Podemos definir como uma razão cujo denominador é 100, sendo o seu símbolo é %. Ou seja:

x% = x/100

Guarde essa fórmula porque ela é a base de tudo, você precisa entender esse conceito para passar mais para frente no conhecimento.

Como aprender matemática para concurso?

Matemática é motivo de ódio ou amor entre os estudantes, mesmo assim, essa matéria assusta muitos concurseiros. Por isso, nesse tópico não vamos falar especificamente de porcentagem para concurso, mas de como estudar matemática para concurso público. Separamos quatro dicas que serão essenciais no seu dia a dia de aprendizado. Confira abaixo!

 

como aprender matemática para concurso

Descubra como aprender matemática para concurso

 

1. Comece pelo básico

– Como já falamos anteriormente, você precisa de uma boa base para seguir adiante. Então, não tenho receio ou vergonha de revisar as operações mais básicas, por exemplo. Aliás, para te ajudar nessa parte, separamos abaixo um vídeo do professor Braian, dá o play e venha relembrar as operações.

2. Deixe a calculadora de lado

– Coloque a sua mente para funcionar, não utilize calculadoras enquanto está treinando em casa. Até porque, salvo raras exceções, no dia da prova, você não terá essa ferramenta em mãos.

3. Responda muitas questões

– Sabe a história de que a prática leva a perfeição? É exatamente isso, então responda muuuuitas questões todos os dias em que puder. É importante acompanhar o seu desempenho semanal também. E se bater um desanimo quando surgir uma pergunta mais difícil, venha conferir como se manter motivado no estudo da matemática.

4. Deixe as distrações de lado

– Nessa hora, o celular, o computador e a TV não são seus aliados. Então, fique off no momento dos seus estudos, principalmente nos de matemática. É que essa disciplina exige uma concentração total, afinal, um pequeno erro pode mudar completamente o resultado da questão e te levar a marcar uma alternativa errada. Então, concentre-se ao máximo! Mas, para algumas pessoas a música pode auxiliar, então, confira as nossas Playlists para inspirar os seus estudos e aproveite para nos seguir no Spotify.

Como são as questões de porcentagem para concurso?

Vamos dar algumas dicas práticas de como poderão ser cobrados os exercícios de porcentagem para concurso e como você deve resolvê-los. Você tem até quatro formas de resolução para escolher, então, teste cada uma delas e opte por aquela que é mais fácil para você. Afinal, somos diferentes e o que é mais fácil para um, não necessariamente, é para outro. Preste muita atenção e anote as nossas dicas para não esquecer mais.

 

como são as questões de porcentagem para concurso

Descubra como são as questões de porcentagem para concurso

 

1. Decimal e porcentagem têm tudo a ver

Então, se aparecer no enunciado das questões de porcentagem para concurso, por exemplo, 0,27, não se desespere, afinal:

0,27 = 27/100 = 27%

ou

1,45 = 145/100 = 145%

É só olhar o decimal com cara de porcentagem e vice-versa. Combinado?

 

2. Modos de calcular porcentagem

Forma 1

  • Calcule 25% de 12

Esse “de” do enunciado vai significar uma multiplicação.

25 x 12/100 = 300/100 = 3

 

Forma 2

  • Calcule 12% de 50

50 é o valor de referência, significa o 100%.

50 _________ 100%

x __________ 12%

100x = 50 x 12
100x = 600
x = 600/100
x = 6

 

Forma 3

  • Calcule 80% de 500

Na terceira forma é preciso pensar no 1%, lembrando que nesse exercício 500 significa 100%.

500/100 = 5 (representa 1%)

80 x 5 = 400

 

Forma 4 (porcentagem da porcentagem)

  • Calcule 40% de 80%

É dessa forma que algumas questões são cobradas nos concursos. E o seu calculo deve seguir a seguinte lógica:

40/100 x 80/100
320/1000 = 32%

ou

0,40 x 0,80 = 0,32 = 32%

 

Saiba mais sobre porcentagem para concurso

Mas, não é só isso, ainda tem muito mais que você precisa saber sobre o assunto. Por isso, trouxemos uma aula de porcentagem para concurso com o professor Braian Azael. Assim, você pode aprender, por exemplo, como calcular o aumento percentual, assim como a queda e o desconto, mesmo sem ter o valor de referência.

Está pronto para aprender? Então, dá o play no vídeo abaixo e fique ainda mais perto da aprovação.

 

Exercícios de porcentagem para concursos

Agora que você já domina a teoria, chegou a hora de colocar o conhecimento em prática com exercícios de porcentagem para concursos. Por isso, separamos quase 400 questões de porcentagem para concurso. Essas perguntas já foram cobradas em concursos anteriores de diversos órgãos. Então, vá resolvendo todas elas aos poucos e acompanhe o seu desempenho semana a semana, assim, você estará mais perto de conquistar a aprovação dos seus sonhos.

 

porcentagem para concurso

Exercícios de porcentagem para concurso

 

Responder exercícios de porcentagem para concurso é bem importante, principalmente, quando você filtra pela banca que será a responsável pelo concurso do seu interesse. Pois, dessa forma, você conhece qual é o estilo de cobrança da organizadora, como o enunciado é cobrado, quantas são as alternativas de resposta e o nível de dificuldade da prova. Conhecendo mais sobre a banca, você pode descobrir qual é a média de tempo que leva para resolver cada pergunta e ficar mais tranquilo para quando for valendo a sua aprovação.

Por falar em tempo, outra dica é imprimir a última prova do concurso do seu interesse. Assim, você pode escolher um canto silencioso da casa e responder todas as questões. Mas não esqueça de cronometrar o tempo para descobrir quantas horas você leva para responder todas as questões.

Sabendo dessa importância, no Aprova Concursos comprando qualquer preparatório você ganha acesso a nossa plataforma de questões. Por lá, você pode filtrar as questões de porcentagem para concurso por banca, ano, cargo, órgão, nível de escolaridade e muito mais. Assim, a sua preparação fica mais direcionada e os seus resultados ficam ainda melhores.

 

Exercícios de porcentagem para concurso

E como gostamos de otimizar seu tempo, já separamos três exercícios de porcentagem para concurso para você começar seus estudos agora. As questões de porcentagem para concurso estão na sequência e para responder cada uma delas é só clicar no link, que está localizado no fim de cada uma delas. Depois comente nesse post contando como foi o seu desempenho!

 

Concurso: DETRAN SP
Ano: 2019
Cargo: Agente Estadual de Trânsito
Banca: FCC
Disciplina: Matemática

Uma pesquisa sobre meio de transporte utilizado pelos funcionários de uma empresa para ir ao trabalho apresentou os seguintes resultados: 50% do total de funcionários utilizam trem ou ônibus ou ambos, e, desses, 50% utilizam trem, e 60%, ônibus; 25% do total de funcionários utilizam apenas seu próprio automóvel; 15% do total de funcionários vão ao trabalho, exclusivamente, a pé; os demais funcionários, em um total de 18, utilizam outro meio de transporte para ir ao trabalho. O número de funcionários que utilizam tanto trem quanto ônibus para ir ao trabalho é igual a

a) 12.
b) 9.
c) 6.
d) 3.
e) 15.

Já sabe a resposta? Então, clique aqui para ver se acertou.

 

Concurso: IBGE
Ano: 2019
Cargo: Recenseador
Banca: IBADE
Disciplina: Matemática

A empresa responsável pela produção dos aparelhos eletrônicos utilizados nos censos realizados pelo IBGE forneceu estas máquinas na promoção, há 5 anos, com 20% de desconto. Hoje, com os reajustes necessários, ela cancelou a promoção e as máquinas deverão voltar ao seu valor original, antes do desconto de 20%, e para tal deverá sofrer um aumento de:

a) 20,0%.
b) 22,5%.
c) 25,0%.
d) 27,5%.
e) 30,0%.

Clique aqui para responder.

 

Mais questões de porcentagem para concurso

Concurso: UFSC
Ano: 2019
Cargo: Assistente em Administração
Banca: UFSC
Disciplina: Matemática

 

Uma editora possui duas revistas especializadas: uma em tecnologia ( T ) e uma em educação ( E ). Essa editora tem 500 assinantes. Destes, 50 não assinam nenhuma das duas revistas. Dos demais, sabemos as seguintes informações:

• 2⁄5 dos assinantes de T assinam também E;

• 2⁄3 dos assinantes de E não assinam T.

Um dos assinantes da editora foi escolhido ao acaso para receber um presente de final de ano. Com base nos dados acima, a probabilidade de essa pessoa escolhida assinar as duas revistas, T e E, é de:

a) 20%.
b) 30%.
c) 40%.
d) 50%.
e) 60%.

Para responder essa questão é só clicar aqui!

 

Questão de porcentagem da VUNESP

Concurso: Câmara Municipal de Serrana (SP)
Ano: 2019
Cargo: Técnico Legislativo
Banca: VUNESP
Disciplina: Matemática

O gráfico apresenta informações sobre a distribuição do número de servidores de duas secretarias municipais, entre as variáveis ensino superior completo e ensino superior incompleto.

questão de porcentagem para concurso

Gráfico de questão de matemática

 

Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa que contém uma informação necessariamente verdadeira, sobre essas secretarias.

a) Em ambas as secretarias, o número de servidores com ensino superior incompleto é menor que o número de servidores com o ensino superior completo.
b) O número de servidores com o ensino superior incompleto na secretaria A é metade do número de servidores com o ensino superior completo na secretaria B.
c) Em ambas as secretarias há o mesmo número de servidores.
d) O número de servidores com o ensino superior completo na secretaria A é maior que o número de servidores com o ensino superior completo na secretaria B.
e) O número de servidores com o ensino superior incompleto na secretaria A é diferente do número de servidores com o ensino superior incompleto na secretaria B.

Venha responder a questão, clique aqui.

 

Resolução de questões de porcentagem para concurso

Se você precisa de uma ajuda para entender o raciocínio de resolução das questões de porcentagem para concurso é só dar uma olhada no vídeo abaixo. O professor Braian Azael vai deixar tudo mais claro para você.

 

Curso para concurso público

Mas, nem só de porcentagem para concurso vivem os certames, os editais trazem uma extensa lista de conteúdos que podem aparecer na sua prova. Isso é normal, mas você não pode se desesperar. Por esse motivo, é tão importante contar com um curso para concurso. Um bom preparatório conseguirá encurtar o seu caminho até a aprovação. Ou seja, priorizando quais são os conteúdos mais importantes, aqueles com maior chance de aparecerem na sua prova.

No Aprova, você estuda com videoaulas com 30 minutos de duração. Esse é o tempo ideal para aprender o conteúdo proposto pelo professor sem que o estudo se torne cansativo ou monótono. Nossos professores estudam os editais e provas anteriores para trazer apenas os assuntos que realmente serão cobrados. Além disso, em cada curso para concurso, as videoaulas são disponibilizadas em ordem de plano de estudos. Por isso, você não precisa elencar qual assunto estudar primeiro, é só seguir a nossa ordem, porque ela está relacionada a importância daquele conteúdo.

Acesse o nosso site e escolha um curso para concurso que vai te levar até o seu objetivo. Nossos preparatórios são específicos para cada certame e cargo. Assim, você não perde tempo estudando o que não será cobrado. Então, largue as apostilas, o Aprova tem o segredo para você ser aprovado em qualquer concurso público do Brasil.

Para você conhecer nossa didática, trouxemos uma videoaula gratuita sobre Regra de Três Simples e Composta com o professor Braian Azael, esse conhecimento é essencial na hora de resolver exercícios de porcentagem para concurso.

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *