Prova de Criminologia da Polícia Federal para o cargo de Delegado corrigida pelo professor Jonathan Appel.
COMENTÁRIOS AO GABARITO OFICIAL CESPE
Caro concurseiro, a divulgação pelo CESPE do gabarito official das provas realizadas no último domingo tem gerado grande repercussão, principalmente nas redes sociais.
Nesse contexto, faremos alguns comentários a respeito da possível interpretação da banca, eventualmente revendo algum posicionamento nosso, ou discordando o posicionamento adotado e ao fazê-lo, sugerimos eventuais razões de recurso.
Vamos em frente:
77 De acordo com o interacionismo simbólico, ou simplesmente interacionismo, cuja perspectiva é macrossociológica, deve-se indagar como se define o criminoso, e não quem é o criminoso.
Resposta: Correta
Gabarito Cespe: Errado
Comentário do professor sobre a divergência:
Nem há muito o que comentar. Vide teoria do etiquetamento social (labeling approach)
78 O positivismo criminológico caracteriza-se, entre outros aspectos, pela negação do livre arbítrio, pela crença no determinismo e pela adoção do método empírico-indutivo, ou indutivo-experimental, também apresentado como indutivo-quantitativo, embasado na observação dos fatos e dos dados, independentemente do conteúdo antropológico, psicológico ou sociológico, como também a neutralidade axiológica da ciência.
Correta
79 As ideias sociológicas que fundamentam as construçõesteóricas de Merton e Parsons obedecem ao modelo dadenominada sociologia do conflito.
Errada
80 A teoria funcionalista da anomia e da criminalidade, introduzida por Emile Durkheim no século XIX, contrapunha à ideia da propensão ao crime como patologia a noção da normalidade do desvio como fenômeno social, podendo ser situada no contexto da guinada sociológica da criminologia, em que se origina uma concepção alternativa às teorias de orientação biológica e caracterológica do delinquente.
Correta
81 O surgimento das teorias sociológicas em criminologia marca o fim da pesquisa etiológica, própria da escola ou do modelo positivista.
Resposta: Correta
Gabarito Cespe: Errado
Comentários do professor a respeito da divergência:
A pesquisa etiológica, também conhecida com teoria do controle, pois tem subdivisões é sim própria do modelo positivista e encontra-se ultrapassada nos estudos criminológicos. Sua superação ocorreu justamente concomitante ao surgimento das teorias sociológicas, sobretudo à da Escola de Chicago
Comente